A imigração japonesa no Brasil, 1908

navio kasato maru ancorado
O Kasato Maru atracado no porto de Santos, 1908. Créditos: autoria desconhecida.

Após a Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), um acordo de imigração já ratificado entre o Japão Imperial e o Brasil teve seus efeitos cumpridos. Com isso, grandes levas de imigrantes japoneses passariam a desembarcar no Brasil, transformando-o na maior colônia de japoneses do mundo.

Na imagem, supostamente está escrito: “Agora vamos, levando a família, para a América do Sul”. O cartaz, de 1925, pertence a uma companhia de imigração nipônica e atraiu elevado número de interessados.

No Brasil, embora já existissem imigrantes do Extremo-Oriente, oficialmente, o dia 18 de junho de 1908 é considerado o grande marco — Dia da Imigração Japonesa. Data oficial que remonta a chegada do navio Kasato Maru, às 9h30, ao porto de Santos/SP, depois de uma longa viagem de aproximadamente 52 dias. Com o aporte, desembarcaram 781 imigrantes japoneses.

seis pessoas em escadaria
Ryu Mizuno (centro), o organizado da expedição feita pelo Kasato Maru.
Créditos: autoria desconhecida.

Inicialmente, a estadia dos japoneses seria temporária, mas, ao se apegar à terra nova (e passar bastante dificuldade), vínculos foram criados e colônias estabelecidas.

Na época, o Grande Império Japonês (1868-1947) passava por dificuldades devido à superpopulação, poucas terras cultiváveis, processo de industrialização, etc.. O Brasil, por sua vez, carecia de mão de obra qualificada para as lavouras, coisa que os recém-chegados cumpriram bem.

pintura de imigração apontando para o brasil
“Agora vamos, levando a família, para a América do Sul”, de 1925. Cartaz de empresa de imigração japonesa. Museu Histórico de Imigração Japonesa.

Atualmente, existem cerca de 1,5 milhão de nikkeis (descendentes de japoneses) no Brasil, ficando demograficamente atrás apenas do próprio Japão.

No site Imigração Japonesa é possível encontrar detalhes sobre a chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil: Imigração Japonesa – museus, história e depoimentos.

REFERÊNCIAS:
Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. História da Imigração. Acesso em: 5 jun. 2013.
Governo de São Paulo. A Linha do Tempo da Imigração Japonesa. Acesso em: 5 jun. 2013.
Imigração Japonesa Org.. História da imigração – parte 1. Acesso em: 8 ago. 2013.
Nikkey Web. Breve História. Acesso em: 5 jun. 2013.
VINCENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br
Autor: Eudes Bezerra

30 anos, pernambucano arretado e graduado em Direito. Diligencia pesquisas sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever e, às vezes, arrisca-se – tragicamente – nos desenhos. Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top