Primos quase idênticos: o czar Nicolau II e o rei Jorge V

primos nicolau II sentado e jorge v em pé
O czar Nicolau II, da Rússia, e o rei Jorge V, da Inglaterra, primos quase idênticos, julho de 1893. Créditos: autoria desconhecida.

Filhos de poderosos monarcas, os primos Nicolau (sentado) e Jorge (em pé) eram constantemente confundidos pela grande semelhança que compartilhavam. Neste registro fotográfico realizado na capital inglesa em julho de 1893, que o czar Nicolau e o rei Jorge posam para álbum de família, fica evidente tal semelhança.

Ambos os monarcas viveram nos séculos XIX e XX e, assim como outro ilustre primo, Guilherme II (imperador da Alemanha), testemunharam – e fomentaram – disputas nacionalistas que fariam o Velho Continente (Europa) descer à barbárie generalizada com a deflagração da Primeira Guerra Mundial em 1914.

Nicolau II foi o último czar da Rússia e morreu fuzilado em 1917, quando os bolcheviques liderados por Vladimir Lenin triunfaram na chamada Revolução Russa. Jorge V morreu no início de 1936 em decorrência de problemas pulmonares e uma queda de cavalo em 1915.

Nicolau II e Jorge V
Nicolau II e Jorge V em 1913 posando para o casamento de Vitória, filha de outro ilustre, poderoso e perigoso primo: Guilherme II, o Kaiser da Alemanha. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIAS:
CARTER, Miranda. Três imperadores: três primos, três impérios e o caminho para a Primeira Guerra Mundial. trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
GUTERMAN, Marcos. Retrato de uma saga familiar infeliz. Acesso em: 18 maio 2014.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br