
Créditos: “Rumo ao Vale da Morte”, de Richard Caton Woodville.
A pintura em tela, conhecida como a “Carga da Brigada Ligeira” ou “Rumo ao Vale da Morte”, de Richard Caton Woodville, buscou retratar um dos maiores fiascos da história militar, quando erroneamente a carga de cavalaria leve britânica investiu contra o principal exército russo na Batalha de Balaclava, durante a Guerra da Crimeia (1853-1856). O erro fora algo tão grosseiro que os russos acreditaram que os britânicos estivessem bêbados ou loucos.
No lugar de contra-atacar um pequeno contingente russo que debandava, a brigada de cavalaria britânica liderada pelo lorde Cardigan voou contra a principal linha de artilharia do império russo, para logo em seguida retroceder pelo mesmo vale e sob os mesmos disparos de canhões.
Dos 673 cavaleiros que iniciaram a contraofensiva, estima-se que cerca de 350 não retornaram, ao passo que muitos outros morreram em decorrência dos ferimentos. O número de cavalos mortos ultrapassou quinhentos.
O ataque realizado em 25 de outubro de 1854, embora até visto como heroico, revelou-se um completo desastre e ainda hoje não se definiu que erro grosseiro determinou a investida — cogitam-se os mais diversos, como a ordem mal transmitida ou interpretada, a arrogância do oficialato ou mesmo a burrice do comandante.
O malsucedido ataque custou a vida de um dos melhores destacamentos de cavalaria da Europa.