Curiosidades sobre os Vikings

vários guerreiros vikings
Curiosidades sobre os vikings? Esse artigo é o local certo para saciar sua curiosidade acerca dos bravos navegadores da Idade Média!

Você tem curiosidades sobre os vikings? Esse povo antigo é remetido a batalhas e pilhagens, mas são muito mais que isso.

Muitas pessoas têm um pensamento simplista acerca dos vikings, pensamentos de que os nórdicos eram apenas pessoas violentas e sanguinárias, mas isso somente porque são costumeiramente retratadas dessa forma (muito por causa do lucro que oferecem).

Acima de tudo, os vikings eram comerciantes, fazendeiros, pescadores, pacíficos que dependiam do clima e da natureza para sobreviver.

Fortes e determinados, deixaram suas terras em busca de encontrar o que já não tinha mais.

Nesse texto, você vai saber mais sobre essa cultura e ficar por dentro de tudo sobre os vikings. Acompanhe!

camisetas de história da Vestindo História
GARANTA SEU KIT AGORA!

SUMÁRIO

As principais curiosidades sobre os vikings
1# Curiosidades sobre os Vikings: A etimologia da palavra viking
2# Curiosidades sobre os Vikings: Mestres da navegação
3# Curiosidades sobre os Vikings: Acreditavam em seres mitológicos
4# Curiosidades sobre os Vikings: A mulher era igualmente importante
5# Curiosidades sobre os Vikings: Sua língua e como se comunicavam
6# Curiosidades sobre os Vikings: O estilo de batalha
7# Curiosidades sobre os Vikings: A Thing ou Althingi
8#Curiosidades sobre os Vikings: Sobre a estrutura familiar
9# Curiosidades sobre os Vikings: Aldeias vikings
10# Curiosidades sobre os Vikings: Consulta aos anciãos
11# Curiosidades sobre os Vikings: Vikings e o artesanato
12# Curiosidades sobre os Vikings: Seus valores e ideais
13# Curiosidades sobre os Vikings: Política dos Vikings
Bônus de curiosidades sobre os vikings
Referências

As principais curiosidades sobre os vikings

Elmos com chifres? Grandes armaduras? Aventureiros sem razão? Esqueça essas definições sobre os vikings.

Por certo que eles tinham suas particularidades, mas, os vikings eram pessoas que batalhavam pelo que acreditavam ser o certo, assim como para remanescer no mundo.

Nesse contexto, há uma série de coisas que talvez você ainda não saiba sobre essa população antiga e extinta, mas, que ainda vive na memória e nos costumes das novas civilizações. Veja:

1# – Curiosidade sobre os Vikings: A etimologia da palavra viking

A origem da palavra Viking é incerta, e possui diversos significados. Na antiga Escandinávia, viking estava relacionada à viken, região costeira na Noruega. Ou seja, viking era quem vivia pela enseada.

A palavra também era atribuída ao significado de esconder, evitar, e mercador. Sempre no sentido de justificar o estilo de vida do povoado.

2# – Curiosidade sobre os Vikings: Mestres da navegação

Os vikings eram especialistas em expedições marítimas, assim como batalhas em alto mar ou águas rasas. Isso porque, seus barcos eram construídos já pensando nessas estratégias.

Longos e abertos, as embarcações eram movidas a remos e velas. Da proa a popa, a figura de um dragão, por isso, os barcos eram chamados de Dracar,

3# – Curiosidade sobre os Vikings: Acreditavam em seres mitológicos

O povoado da antiga Escandinávia acreditava em vários deuses, Odin era o deus dos deuses, ele e seus irmãos que criaram a terra, segundo os nórdicos.

Para os vikings, não existia o bem ou o mal, e até os deuses poderiam ser caluniadores e perversos. As suas vidas eram cercadas de lendas e misticismos.

4# – Curiosidade sobre os Vikings: A mulher era igualmente importante

As mulheres vikings eram consideradas livres, se comparado a de outras civilizações da época. Elas cuidavam da família enquanto o homem partia em incursões. Pescavam, plantavam e cultivavam, mas também lutavam.

As mulheres participavam das batalhas, assim como atuavam como chefes de família, caso não houvesse mais nenhum homem na casa.

5# – Curiosidade sobre os Vikings: Sua língua e como se comunicavam

Durante a era viking, a linguagem pela qual os povos daquela região se comunicavam era a germânica setentrional. E a escrita fazia parte do alfabeto rúnico.

Composto por 16 caracteres, as letras do alfabeto escandinavo eram expressas em pedras, paredes, objetos.

6# – Curiosidade sobre os Vikings: O estilo de batalha

Esse povo recebia treinamento e iniciação nas batalhas logo cedo, visando a proteção e ataque em guerras por territórios. Gostavam de lutar, às vezes sem muita proteção.

Entre o armamento, usavam machados, espadas, escudos, lanças e, posteriormente foram aderindo aos elmos (sem chifres) e os arcos e flechas.

7# – Curiosidade sobre os Vikings: Thing ou Althingi

O que hoje conhecemos como parlamento, thing para os vikings, era o momento em que os homens importantes do vilarejo se reuniam para discutir normas e sentenças.

Participavam apenas os donos de grandes propriedades e riquezas, assim como comerciantes, e aqueles que eram livres, porém, sem muitas riquezas.

8# – Curiosidade sobre os Vikings: Sobre a estrutura familiar

A família era constituída pelo marido e a mulher, bem como seus filhos. As mulheres podiam pedir pela separação, caso houvesse motivos. e, os homens podiam se relacionar com outras mulheres.

9# – Curiosidade sobre os Vikings: Aldeias vikings

A comunidade viking habitava próximo a costa dos mares Báltico e do Norte, favorecendo para a atividade pesqueira. Também eram agricultores, cultivavam alimentos em suas terras, bem como criavam animais.

10# – Curiosidade sobre os Vikings: Consulta aos anciãos

Os anciãos eram figuras de prestígio para os vikings, o povo recorria a eles para saber sobre tomadas de decisões, e também sobre seus futuros.

Eles atuavam como intermediários dos deuses, o oráculo era a ponte de comunicação entre os mundos, dos quais acreditavam existir.

Próxima atualização: dia 2 de novembro/ 2019.

Autor: Eudes Bezerra

31 anos, pernambucano arretado e graduado em Direito. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário (além de tudo que consta no site). Gosta de ler, escrever e planejar. Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top