Descobrimento do Brasil por Pedro Alvares Cabral
A frente de 13 navios com 1400 homens, Pedro Alvares Cabral realizou um grande (e suspeito) feito no dia 22 de abril de 1500: o Descobrimento do Brasil


Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, comandando uma frota de 13 navios somando um total de 1400 homens.
Sabe-se por relatos dos historiadores que Pedro pensava ter chegado a um monte e denominou-o Monte Pascoal. O objetivo de Pedro e sua comitiva era chegar nas Índias, então assim a comitiva deixou as terras brasileiras batizando-as de Ilha de Vera Cruz.
Na verdade, tempos depois, expedições que aqui chegaram concluíram que nem se tratava de um monte e nem de uma ilha, mas sim de um continente. Passou a ser chamado então de Terra de Vera Cruz.
ÍNDICE
1 Contexto histórico do Descobrimento do Brasil
2 Mas por que Brasil?
3 Chegaram ao Brasil ou Descobriram o Brasil?
4 Grandes navegações
Referências
1 CONTEXTO HISTÓRICO DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Período conhecido como Grandes Navegações, entre os séculos XV e XVI, os estudos náuticos eram realizados por astrólogos, geógrafos, dentre outros, sendo voltados para desbravamento do mar e descobrimentos marítimos.
É importante ressaltar que para os padrões da época, o mar era tido como algo temido e obscuro, acreditando-se que haviam criaturas estranhas e um abismo no qual as embarcações eram lançadas.
Na ânsia de novas terras a serem exploradas, e detendo um capital financeiro significativo, Portugal e Espanha, sendo as nações mais poderosas da época, entraram nessa jornada integrado também ao objetivo de chegar as Índias, centro comercial de alta lucratividade com os produtos de especiaria, contornando o Mar Mediterrâneo.

2 MAS POR QUE BRASIL?
Depois de renomeado tantas vezes, em 1511, o nome Brasil realmente foi fixado até hoje.
O nome se deve devido à presença abundante de pau-brasil no nosso território, produto este bastante explorado, por ser considerado um produto rico, trazendo muita lucratividade nesse mecanismo explorativo.
3 CHEGARAM AO BRASIL OU DESCOBRIRAM O BRASIL?
Há uma questão muito enfatizada que abre uma discussão quanto a chegar e descobrir, uma vez que se Pedro Cabral descobriu, dá-se um entender que ninguém antes dele teria feito a descoberta.
Dessa forma, por um olhar histórico, é como se fosse ignorada a presença do povo indígena aqui no Brasil. E, de fato, não existiam 2 ou 3 índios aqui, mas sim, nada mais, nada menos, do que 5 milhões de indígenas.
Logo, muitos estudiosos falam que Pedro Cabral e sua comitiva chegaram aqui, para assim, primar e considerar a presença indígena aqui.
Segundo relatos da “Carta de Pero Vaz Caminha” a D. Manuel, na época rei de Portugal, houve um choque cultural enorme no encontro de indígenas e portugueses devido a tamanhas diferenças em tudo desde as vestimentas, cultura e comportamentos.
Além disso, navegadores espanhóis também chegaram antes, mas não podiam reclamar para Espanha por causa do Tratado de Tordesilhas.

4 GRANDES NAVEGAÇÕES
Foi exatamente na época das grandes navegações, cujo objetivo de algumas nações era chegar às índias Orientais devido ao comércio de especiarias, que houve a descoberta do Brasil.
Período este, em que Cristóvão Colombo chegou a América e também época em que foi assinado o Tratado de Tordesilhas, já em 1494.
Este tratado foi determinante para dar início a pré-colonização brasileira visto que Portugal ficou com as terras a leste. Com um pé aqui e outro na Índia, o comércio de pau-brasil começou a ser efetivado e vendido na Europa.
De fato, a colonização ocorreu no momento que Portugal temendo a invasão de outros povos aqui em busca de extração de pau-brasil, organizou expedições para habitar o local.
Como se tratava de grandes faixas de terras foi necessário a divisão territorial por parte de Portugal em treze capitanias hereditárias. Cada capitania tinha um donatário, cujas funções eram administrativas, colonizadoras e protetivas.
• Capitania do Maranhão
• Capitania do Ceará
• Capitania do Rio Grande
• Capitania de Itamaracá
• Capitania de Pernambuco
• Capitania da Baía de Todos os Santos
• Capitania de Ilhéus
• Capitania de Porto Seguro
• Capitania do Espírito Santo
• Capitania de São Tomé
• Capitania de São Vicente
• Capitania de Santo Amaro
• Capitania de Santana
Gostou de voltar ao passado histórico conosco? Deixe sua opinião. Até breve!
⠀
eu gostei muinto desse conteudo obrigado microsofd