
Fotografia icônica de cabeças de membros do bando de Lampião, assim como a do próprio e a de Maria Bonita. A cabeça de Lampião é a que se encontra isolada na posição inferior, sendo a imediatamente acima a de Maria Bonita.
No canto superior da foto, do lado esquerdo, encontram-se os nomes dos cangaceiros mortos e a fatídica data de morte do bando: 28 de julho de 1938.
A foto e os seus significados
Há uma infinidade de símbolos no registro, que objetivou mostrar o poder do governo de Getúlio Vargas: além da decapitação em si, que indica vitória total sobre um inimigo, a própria posição da cabeça, na parte mais baixa da foto, indicaria que Lampião em nada mais mandava.
As tantas armas, munições, adornos, broches, moedas e máquinas de costura revelam coisas do dia a dia do cangaço. Tudo que, naquele momento, já seria considerado passado.
Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião
Nascido como Virgulino Ferreira da Silva, tornou-se Lampião, o rei do Cangaço. O cangaceiro nasceu na cidade de Serra Talhada, no serão pernambucano, e a simples menção do seu nome costuma acarretar discussões acaloradíssimas, sendo ora digno de mérito (por não ter se sujeitado a um governo sujo e corrupto) ora de profundo repúdio (por uma grande quantidade de ações desmedidas perpetradas por seu bando).


