Pular para o conteúdo
Artes

Beijo da Vida, a história por trás da foto

Você conhece a história real por trás da foto “O Beijo da Vida”? A foto foi batida em 1967, por mero acaso, mas eternizada e vencedora do prêmio Pulitzer!


beijo da vida rocco morabito
avatar
Escrito por Eudes Bezerra
Leitura: 6 minutos

beijo da vida rocco morabito
A fotografia O Beijo da Vida, de Rocco Morabito, venceu o prêmio Pulitz de 1968 e hoje, mais de meio século depois, ainda emociona multidões por sua história incrível! Créditos: [1] autoria desconhecida / [2] Rocco Morabito / Fotomontagem: Eudes Bezerra.
Você conhece a história real por trás da foto “O Beijo da Vida”? A foto foi batida em 1967, por mero acaso. Porém, está eternizada até hoje. O fotógrafo, inclusive, ganhou um prêmio por causa dessa foto que entrou para a história.

Abaixo você vai conhecer a história que fez essa foto ser batida. Boa leitura!
camisa o beijo da vida

SUMÁRIO

1 O Beijo da Vida – a foto que ganhou o Pulitzer em 1968
2 O que aconteceu?
3 O que aconteceu com os dois eletricistas?
4 Saiba mais sobre Rocco Morabito, o fotógrafo que fez a foto
5 O que é o Prêmio Pulitzer?
6 Algumas categorias do Prêmio Pulitzer
7 Como surgiu o Prêmio Pulitzer?
Referências

1 O BEIJO DA VIDA – A FOTO QUE GANHOU O PULITZER EM 1968

O trabalho dos eletricistas, apesar de não ser valorizado como deveria, é para poucas pessoas. Esse é um dos trabalhos mais perigosos que existem, uma vez que os profissionais lidam com equipamentos de alta tensão. Além disso, ainda é necessário ter um conhecimento profundo sobre eletricidade.

Muitas vezes, o eletricista trabalha sozinho com até 7200V. E isso tudo enquanto balançam em um andaime, a diversos metros de altura. Um simples erro cometido pode acabar sendo fatal, mesmo que o profissional esteja com todos os equipamentos de segurança.

E em 1967, o fotógrafo e jornalista Rocco Morabito testemunhou de perto os perigos dessa profissão. O momento que foi registrado por ele entrou para sempre na história depois de vencer o Prêmio Pulitzer com o título de “O Beijo da Vida”.

Life of Kiss (“Beijo da Vida”), de Rocco Morabito.
Life of Kiss (“Beijo da Vida”), de Rocco Morabito.

2 O QUE ACONTECEU?

Em julho de 1967, na Flórida, um fotógrafo e jornalista do Jornal Jacksonville, de nome Rocco Morabito estava indo a um evento. No caminho, o fotógrafo parou para acompanhar o trabalho de dois eletricistas que estavam em cima de um poste ali perto.

Rocco contou que, ao passar pelos homens, escutou gritos. Quando olhou para cima, o fotógrafo viu um dos eletricistas, Randall G. Champion, com o corpo inconsciente e preso somente pelo cinto de segurança. Acontece que Randell, acidentalmente, cortou um dos cabos de alta tensão do topo do poste.

Acompanhando o serviço, havia um aprendiz chamado Thompson que agiu rapidamente, correndo até o poste e subindo até Randall. A posição do corpo de Randall estava impossibilitando a administração da massa cardíaca.

Por conta disso, Thompson apoiou a cabeça do colega no braço e passou a fazer uma ressuscitação boca a boca. Seu intuito era salvar a vida do colega. O fotógrafo, Rocco, que observa a cena, rapidamente tirou uma foto e correu para o seu carro na intenção de chamar ajuda pelo rádio.

Impossibilitado de fazer mais alguma ação para ajudar, Rocco recuou e fez outra foto. A foto vencedora do Prêmio Pulitzer. Depois de realizar o clique, o fotógrafo voltou para o carro e passou outra mensagem para o rádio.

Dessa vez, era uma mensagem para o jornal dizendo “Talvez vocês queiram ver isso. Eu acho que tenho uma foto muito boa”. E realmente ele tinha. O fotógrafo venceu o Prêmio Pulitzer de 1968.

Rocco Morabito JD Thompson e Randall Champion
Rocco Morabito (à direita) e JD Thompson em uma visita a Randall Champion no hospital em 1988. Champion havia sofrido um ataque cardíaco. Créditos: autoria desconhecida.

3 O QUE ACONTECEU COM OS DOIS ELETRICISTAS?

Randall, felizmente sobreviveu ao acidente de trabalho. Os dois colegas continuaram trabalhando juntos por muitos anos depois. Randall se aposentou em 1991 e faleceu em 2002. Ele tinha 64 anos de idade. Sua morte foi ocasionada por uma parada cardíaca.

Já Thompson aposentou-se em 1995, após receber diversos prêmios e homenagens por causa do seu heroísmo.

4 SAIBA MAIS SOBRE ROCCO MORABITO, O FOTÓGRAFO QUE FEZ A FOTO

Rocco Morabito ganhou o Prêmio Pulitzer de 1968 por conta da foto intitulada “O Beijo da Vida”. A fotografia foi publicada em jornais do mundo inteiro.

Rocco nasceu em Nova York, Estados Unidos, em Port Chester. Aos cinco anos de idade, o fotógrafo se mudou para a Flórida. Aos dez anos ele já trabalhava como jornaleiro, vendendo jornais pelo Jacksonville Journal.

Rocco também lutou na Segunda Guerra Mundial pelas Forças Aéreas. Após a guerra acabar, Rocco voltou para o Jacksonville Journal, onde iniciou sua carreira fotográfica. No começo, o fotógrafo fazia fotos de eventos esportivos para o jornal.

Após a história da fotografia vencedora do Prêmio Pulitzer, Rocco Morabito continuou trabalhando no jornal durante 42 anos. 33 desses anos, ele trabalhou como fotógrafo. Em 1982, Rocco se aposentou e faleceu no dia 5 de abril de 2009, aos 88 anos de idade. Porém, sua obra continua eternizada.

5 O QUE É O PRÊMIO PULITZER?

O Prêmio Pulitzer é um prêmio norte-americano, concedido a pessoas que realizam excelentes trabalhos na área de jornalismo, composição musical e literatura. O prêmio é administrado em Nova York, pela Universidade de Colúmbia.

O primeiro Prêmio Pulitzer foi concedido em 4 de junho de 1917. A premiação ocorre sempre no mês de abril. Os indicados são escolhidos por meio de uma banca independente.

Os prêmios ocorrem anualmente e são divididos em 21 categorias. Vinte dessas categorias oferta um prêmio de 10 mil dólares em dinheiro mais um certificado. Uma medalha de ouro é dada ao vencedor da categoria Serviço Público de Jornalismo, que é sempre oferecido a um jornal, não a uma pessoa.

Rocco Morabito e a foto O Beijo da Vida
O fotógrafo Rocco Morabito e o seu click vencedor do prêmio Pulitz de 1968 em uma moldura. Créditos: Rocco Morabito.

6 ALGUMAS CATEGORIAS DO PRÊMIO PULITZER

  • Serviço Público
  • Furo de reportagem
  • Reportagem Investigativa
  • Reportagem explicativa
  • Reportagem local
  • Reportagem nacional
  • Reportagem internacional
  • Escrita especial
  • Comentário
  • Crítica

7 COMO SURGIU O PRÊMIO PULITZER?

O Prêmio foi criado em 1917 por causa de um desejo de Joseph Pulitzer (daí o nome do prêmio). Joseph teve uma brilhante carreira de jornalismo, nos Estados Unidos.

Aos 64 anos, em outubro de 1911, Joseph estava praticamente cego e com graves problemas de saúde. Foi nessa data que ele faleceu. Porém, ele não deixou somente o exemplo de caráter e de grande profissional que ele era.

O famoso Prêmio Pulitzer foi criado com o intuito de preservar o espírito de Joseph e elevar a profissão do brilhante jornalista. Com o tempo, outras categorias foram criadas, como dito anteriormente, e a Literatura ganhou prêmios para a Ficção e Poesia.

Viu só o quanto de informações está por trás de uma história incrível? Você imaginava que a história da foto tinha acontecido assim ou ainda não sabia dos de todos os detalhes?


Agora você sabe como a história da foto “O Beijo da Vida” aconteceu de verdade. Se você gostou da história, provavelmente também vai adorar a nossa camiseta com a foto. Não deixe de passar no nosso site e conferir as novidades.

camisetas de história


REFERÊNCIA(S):

Rare Historical Photos. The Kiss of Life – A utility worker giving mouth-to-mouth to co-worker after he contacted a low voltage wire, 1967. Acesso em: 22 fev. 2019.
SOERGEL, Matt. 50 years later, ‘Kiss of Life’ photo still stops people in their tracks. Acesso em: 21 fev. 2019.
The Pulitzer Prizes. Home – The Pulitzer Prizes. Acesso em: 22 fev. 2019.
VALIN, Jeff. ‘Kiss of Life’ hero reflects 50 years after iconic moment. Acesso em: 21 fev. 2019.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br
avatar
Eudes Bezerra

35 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

1 response to “Beijo da Vida, a história por trás da foto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top