Teatro grego: origem, características e autores

teatro grego na grécia antiga
O “local onde se vê” (theatron), onde nasceu o teatro e os seus dois primeiros gêneros, a tragédia e a comédia. Créditos: autoria desconhecida / Fotomontagem: Eudes Bezerra.

Não há como pensar na Grécia e não se lembrar de sua cultura e arte, sendo importantíssimo conhecer um pouco para entender o universo da Grécia Antiga. Nisso, o teatro grego teve um papel de destaque.

Do grego, teatro significa theatron, cujo significado é: “local onde se vê”.

O Teatro grego teve um papel bem relevante no desenvolvimento da cultura da Grécia, influenciando muitas outras sociedades históricas, como, por exemplo, a sociedade romana.

O início do teatro se deu em Atenas, aproximadamente em 550 a.C., tendo primeiramente surgido durante as celebrações aos deuses gregos.

camisetas com estampas históricas
www.vestindohistoria.com.br

ÍNDICE

1 Evolução das festas gregas para o teatro grego
2 Elementos que compõem o teatro grego
⠀⠀2.1 Máscaras
⠀⠀2.2 Arquitetura teatral
3 Gêneros teatrais da Grécia Antiga
⠀⠀3.1 Tragédia
⠀⠀3.2 Comédia
4 Peças gregas famosas
5 Autores mais importantes do teatro grego
⠀⠀5.1 Ésquilo
⠀⠀5.2 Sófocles
⠀⠀5.3 Eurípides
⠀⠀5.4 Aristófanes
Referências


1 EVOLUÇÃO DAS FESTAS GREGAS PARA O TEATRO GREGO

Antigamente eram festas em comemoração aos deuses e já se caracterizavam por sua longa duração, muitas das vezes durando até semanas.

Com o passar do tempo, elas foram se aprimorando cada vez mais e passaram a um nível de organização tal que contava com público espectador, atores encenadores, enredos, enfim, havia se tornado um verdadeiro teatro grego.


2 ELEMENTOS QUE COMPÕE O TEATRO GREGO

2.1 Máscaras

Acessório fundamental do figurino dos atores, valendo salientar que não existiam atrizes, visto que as mulheres não participavam destas encenações por não serem consideradas cidadãs, logo as máscaras estavam direcionadas para ambos os sexos.

2.2 Arquitetura teatral

Os teatros gregos eram abertos ao ar livre, o que na época era denominado de arena, teatro de arena, com grande espaço para que uma plateia numerosa pudesse ser acomodada neste local.

Os destaques da época e muito importantes eram o Teatro de Delfos e o Teatro de Dionísio.

O teatro vinha a representar, dentro da sociedade grega, um meio cultural de participação na vida social dos cidadãos gregos.

teatro da grécia antiga
O teatro grego já era um verdadeiro espetáculo, tendo diversas funções e muito roteiro a ser seguido. Créditos: autoria desconhecida.

3 GÊNEROS TEATRAIS DA GRÉCIA ANTIGA

Os gêneros do teatro grego da época se dividiam em:

3.1 Tragédia

Esmiuçando a denominação grega, tragédia decorre de tragoedia: tragos (bode) + oidé (canção), significando literalmente “canção do bode”. Esse nome peculiar vem das celebrações gregas de Cato ao Bode, no qual um bode era sacrificado como oferenda aos deuses.

A tragédia é um gênero bem arcaico e antigo, o qual tem como base as histórias trágicas, com cunho que faz o público transitar entre a piedade e o terror, com um final dito trágico, não bem-sucedido.

As tragédias são geralmente desenroladas em cinco atos com as personagens sendo em sua maioria deuses, reis e heróis.

Os júris encenados nas tragédias eram formados por cinco pessoas da aristocracia.

3.2 Comédia

A palavra comédia vem do grego komoidia, que quer dizer espetáculo engraçado, baseado em sátiras, ironias, comicidade.

O júri neste caso da comédia não é da aristocracia. No caso, são selecionadas três pessoas da plateia.

A comédia pode ser vista como um gênero teatral de representação dos fatos cotidianos, representado por cidadãos menores em relação aos da tragédia, considerados superiores.

4 PEÇAS GREGAS FAMOSAS

Influenciadoras de peças encenadas até hoje no mundo contemporâneo:

  • “Édipo Rei”, de Sófocles;
  • “Prometeu Acorrentado”, de Ésquilo;
  • “As Troianas”, de Eurípides; e
  • “As Vespas”, de Aristófanes.

5 AUTORES MAIS IMPORTANTES DO TEATRO GREGO

5.1 Ésquilo

Aumentou o número de personagens usados nas peças para permitir conflitos entre eles. Das setenta e nove peças desenvolvidas por ele, apenas sete fazem parte do mundo contemporâneo a exemplo: Prometeu Acorrentado.

5.2 Sófocles

Possui peças que retratam personagens da nobreza e da realeza. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica.

Estima-se que ele escreveu 123 peças durante sua vida, mas apenas sete sobreviveram de forma completa.

Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental (destino).

5.3 Eurípides

Foi um poeta trágico grego, do século V a.C., que ressaltou em suas obras as agitações da alma humana e em especial a feminina.

Tratou dos problemas triviais da sociedade ateniense de seu tempo, com o intuito de moderar o homem em suas ações, que se encontravam descontroladas.

5.4 Aristófanes

Considerado o maior representante da Comédia Antiga.

À sua volta, à volta da acrópole de Atenas, florescia a sofística arte da persuasão, que subvertia os conceitos religiosos, políticos, sociais e culturais da civilização grega.

teatro grego em ruínas
Ruínas do teatro grego. Créditos: autoria desconhecida.

E aí se identifica mais com a tragédia ou a comédia? Boa leitura e até breve!


REFERÊNCIA(S):

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2007.
GIORDANI, Mário Curtis. História da Grécia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1972.
VINCENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]
Autor: Eudes Bezerra

31 anos, pernambucano arretado e graduado em Direito. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário (além de tudo que consta no site). Gosta de ler, escrever e planejar. Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top