Pular para o conteúdo
Arqueologia

Caçadores e coletores no período Paleolítico

Caçadores e coletores no Paleolítico representaram a única forma de sobrevivência dos seres humanos durante milhões de anos.


retratação de seres humanos pintando as pinturas rupestres
avatar
Escrito por Eudes Bezerra
Leitura: 6 minutos
retratação de seres humanos pintando as pinturas rupestres
Caçadores e coletores no Paleolítico representaram a única forma de sobrevivência dos seres humanos durante milhões de anos. Créditos: Charles R. Knight / Montagem: Eudes Bezerra.

No período Paleolítico, caçadores e coletores representaram a única forma de sobrevivência dos seres humanos, sendo um período marcado por inúmeras dificuldades e aprendizados.

Boa leitura!

TÓPICOS SOBRE CAÇADORES E COLETORES

Introdução sobre os caçadores e coletores
1. A caça e os caçadores
2. A coleta e as coletoras
3. Instrumentos dos caçadores e coletores
4. Organização social dos caçadores e coletores
5. A religião e a arte dos caçadores e coletores
Referências

INTRODUÇÃO SOBRE OS CAÇADORES E COLETORES

Durante o período Paleolítico, o período mais longo da Pré-História, os seres humanos eram predominantemente caçadores e coletores como forma de subsistir, o que só mudaria radicalmente a partir da Revolução Agrícola que impulsionou a humanidade para o período Neolítico.

Esse período também é conhecido como Idade da Pedra Lascada, visto que, de forma geral, as ferramentas e os utensílios eram criados a partir de diversos elementos, mas principalmente de pedras lascadas, por isso, o termo Idade da Pedra Lascada.

Os caçadores e coletores paleolíticos eram nômades, o que significa que não possuíam moradia fixa e se deslocavam constantemente de um lugar para outro em busca de novos recursos.

Era habitual que os bandos de caçadores e coletores perseguissem manadas de animais ao mesmo passo em que coletavam plantas comestíveis, frutas, nozes, raízes, larvas etc. para a sua sobrevivência.

caçadores e coletores no século xxi
Ainda hoje em dia existem povos caçadores e coletores, como no Ártico, que, devido ao ambiente no qual se encontram (geralmente regiões inóspitas para o cultivo e a pecuária), a caça e a coleta continuam a predominar. Créditos: autoria desconhecida.

1. A CAÇA E OS CAÇADORES

A caça era uma atividade fundamental para os caçadores e coletores paleolíticos e era exercida essencialmente pelos homens.

Os grupos de caçadores caçavam animais selvagens para obter diversas possibilidades, como a carne, gordura, a pele, os ossos, presas, tendões e uma infinidade possibilidades.

Os principais objetivos da caça eram a obtenção de carne (alimento), pele (para se proteger do frio) e ossos e presas (para ferramentas e armas).

As principais presas dos caçadores incluíam bisões, cervos, renas, cavalos selvagens e os gigantescos mamutes, mas animais menores, como coelhos e roedores, também faziam parte da caçada.

Também caçavam animais mais ferozes, mas evitavam alguns tipos, como os hábeis e rápidos felinos, devido ao evidente risco de morte de membros do bando.

Ainda, a caça era realizada por meio de estratégias rudimentares na qual a observação, a perseguição e a preparação para abater o animal era um processo no qual os membros do grupo agiam juntos para cercar e abater os alvos.

mamutes como fonte de alimento para caçadores e coletores do paleolítico
Os grandes mamutes representavam uma das fontes mais desejáveis dos caçadores do Paleolítico. No entanto, acabaram extintos com as drásticas mudanças climáticas que ocorreram no planeta há cerca de 10 mil anos. Créditos: Mauricio Antón / Wikimedia Creative Commons.

2. A COLETA E AS COLETORAS

Além da caça, a coleta de alimentos da flora também desempenhava um papel importante na subsistência dos bandos paleolíticos.

Na verdade, a coleta representava algo muito maior que a caça e eram predominantemente desempenhadas pelas mulheres e membros de menor idade do bando.

Coletavam frutas silvestres, frutas, sementes, raízes e tubérculos (caules subterrâneos), aproveitando todo e qualquer recurso disponível de acordo com a estação do ano.

Também coletavam mel e se aproveitavam da grande diversidade em rios e lagos.

as mulheres teriam sido as responsáveis pela revolução neolítica – revolução da agricultura.
A partir da coleta e da observação, acredita-se que as mulheres tenham sido as responsáveis pela chamada Revolução Agrícola, um marco entre o período Paleolítico e o Neolítico que acabou por sedentarizar as populações nômades, possibilitando populações inúmeras vezes maiores. Créditos: autoria desconhecida.

3. INSTRUMENTOS DOS CAÇADORES E COLETORES

A tecnologia de caçadores e coletores paleolíticos era baseada principalmente em pedra lascada.

Eram produzidas ferramentas cortantes, como facas e pontas para lanças e arcos, por meio do método de lascamento, facilitando tanto a caça quanto a coleta.

Essas ferramentas eram igualmente importantes para outras atividades, como o processamento de alimentos, a fabricação de outros utensílios e a própria defesa do bando diante de ameaças de outros seres humanos ou de animais ferozes.

o arco e a flecha foram inventados no período paleolítico
A invenção do arco e flecha é uma criação do período dos caçadores e coletores (Paleolítico), que perdura até os dias atuais, como na própria caça e no esporte (como nos Jogos Olímpicos). Créditos: autoria desconhecida.

4. ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS CAÇADORES E COLETORES

A organização social de caçadores e coletores paleolíticos era extremamente simples, não hierarquizada e geralmente baseada em grupos pequenos, conhecidos como bandos (20-30 indivíduos).

Esses grupos eram compostos por famílias pequenas e geralmente não constituíam mais que algumas dezenas de indivíduos por conta da dificuldade de se alimentar grupos maiores, já que estavam em deslocamento constante.

A divisão de trabalho comum era entre homens, mulheres e de acordo com a idade, sendo os homens mais responsáveis ​​pela caça e as mulheres mais pela coleta de alimentos e o cuidado das crianças (era comum a amamentação por três ou quatro anos).

Importante ressaltar o papel feminino nos bandos de caçadores e coletores, visto que possuíam prestígio e poder político, sendo uma organização matriarcal — algo que só começaria a mudar drasticamente a partir do período Neolítico com o crescimento populacional, a ampla divisão do trabalho e a hierarquia.

Ainda, durante o período Paleolítico, pela dificuldade de se manter ainda que pequenos grupos, não havia a possibilidade de manter pessoas que não contribuíssem, sendo todos os membros do bando essenciais de alguma forma.

a fertilidade e a coleta de frutas silvestres e afins representava a maior fonte de alimento durante o período paleolítico e por isso a figura da mulher era tão importante nos bandos do paleolítico
Além de uma questão religiosa (pela fertilidade), as mulheres também se destacavam em virtude da coleta que representava a maior parte da alimentação dos bandos nômades de caçadores e coletores. Créditos: Georgi Nemtzov / Vênus de Willendorf, Museu de História Natural, Viena, Áustria.

5. A RELIGIÃO E A ARTE DOS CAÇADORES E COLETORES

A religião e a arte também desempenhavam um papel importante na vida dos caçadores e coletores nômades do paleolíticos.

Os bandos criaram, por todo o planeta, pinturas rupestres em cavernas, rochedos, esculturas em ossos e estatuetas rudimentares em pedra lascada, representando animais, cenas de caça e figuras humanas.

Essas expressões artísticas podem ter significados simbólicos, rituais ou mesmo educacionais.

No entanto, ainda pouco se sabe, com precisão, a finalidade das pinturas rupestres, sendo um terreno ainda aberto a muitas interpretações.

retratação de seres humanos pintando as pinturas rupestres
Retratação de seres humanos durante o Paleolítico criando as pinturas rupestres. Créditos: Charles R. Knight / Wikimedia Creative Commons.

PODE USAR TRECHOS DA MATÉRIA. FIQUE À VONTADE!

Só pedimos que cite (referencie) o site, bastando fazer do seu jeito ou como no exemplo:

Fonte: Incrível História: https://incrivelhistoria.com.br/

Obrigado!


REFERÊNCIAS PRINCIPAIS:

BEZERRA, Eudes. Periodização da História sob o modelo europeu. Acesso em: 31 maio, 2023.

BEZERRA, Eudes. Revolução Neolítica, a Revolução da Agricultura. Acesso em: 31 maio, 2023.

BEZERRA, Eudes. Paleolítico, a Idade da Pedra Lascada (Resumo). Acesso em: 31 maio, 2023.

BEZERRA, Eudes. Neolítico, a idade da pedra polida (resumo). Acesso em: 31 maio, 2023.

GIORDANI, Mário Curtis. História da Antiguidade Oriental. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1969.

WOOLF, Alex. Uma nova história do mundo. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2014.

IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br

PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: período paleolítico, idade da pedra lascada, caçadores, coletores, caça, coleta, pré-história.

avatar
Eudes Bezerra

35 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Tags usadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top