Uma das tantas charges soviéticas ironizando as ações de Hitler: o Führer enviando seus soldados à morte certa na vastidão da União Soviética. Ironicamente, essa caricatura se manifestaria correta no início de 1943, quando finalmente encerrada a Batalha de Stalingrado, onde aproximadamente dois milhões de “alemães” e “russos” pereceram (cerca de 750 mil baixas para o lado alemão e uma assustadora soma de 1,2 milhão do soviético). Créditos: autoria desconhecida.
Diz-se amplamente que na guerra vale tudo. Há quem discorde de determinadas condutas, principalmente quando despidas de honra. A propaganda de guerra da Segunda Guerra Mundial (1939–1945) parece ter seguido o mesmo caminho ao focar objetivamente na capacidade de compreensão do povo, valendo-se de interessantes charges.
Motivos para exaltar a própria nação ou demonizar a adversária durante qualquer guerra não faltam. Contudo, na Segunda Guerra Mundial havia grande enfoque em questões imediatas que tentavam mostrar qual caminho cidadãos e patriotas deveriam seguir.
As temáticas eram variadas e se modificavam rapidamente de acordo com o momento vivenciado.
Algumas charges exigem algum conhecimento prévio do leitor e, visando atendê-lo, há links para outras matérias do site que explicarão o assunto abordado.
Observação: aqui é válido pedir desculpas pela qualidade de algumas imagens. Durante a confecção do presente artigo se mostrou custoso encontrar registros em bom tamanho ou com boa qualidade. Por isso, antecipadamente pedimos desculpas, já avisando que, quando possível, as imagens serão trocadas por outras melhores, se encontradas, claro.
Charge criticando aposição apaziguadora do Primeiro-Ministro britânico, Neville Chamberlain, diante de Adolf Hitler. Era necessário um homem de ferro para combater a Alemanha Nazista. Imagem: Belmonte. Charges.“Todos com você, Winston”, de David Low, publicada em 14 de maio de 1940. O pôster nacionalista procurou mostrar a determinação e a capacidade de liderança do novo Primeiro-Ministro. Entusiasmado, David Low buscou demostrar a determinação e o otimismo do recém-formado governo de coalizão criando uma série de charges.
Churchill, da Inglaterra, mesmo após diversos revezes, advertindo Hitler de que o jogo iria continuar, ao passo que Hiroito, do Japão, assistia o desenrolar do conflito na Europa de perto, ao passo que Roosevelt, dos EUA, mostrava-se aparentemente indiferente, mas financiando a Inglaterra. Créditos: Belmonte.Charge Dois Bons Camaradas: O casamento entre Hitler e Stalin e a ironia acerca do Pacto Molotov-Ribbentrop. Créditos: Belmonte / Charge publicada originalmente em 16 de setembro de 1939. Disponível em: BELMONTE. Caricatura dos Tempos. São Paulo: Melhoramentos, p. 34,1982.
Incentivo à produção de armas para que os soldados britânicos pudessem enfrentar a máquina de guerra nazista (um “monstro mecanizado”, no caso). Créditos: autoria desconhecida.Charge ironizando a neutralidade de algumas nações diante dos avanços da Alemanha Nazista e União Soviética. Créditos: autoria desconhecida.A indiferença do presidente estadunidense Roosevelt enquanto a Grã-Bretanha enfrenta sozinha a Alemanha Nazista e a Itália. A França, já derrotada, encontra-se caída no chão. Créditos: autoria desconhecida.“Você é o próximo!” diz Hitler à Churchill, o Primeiro-Ministro da Inglaterra. Pendurados acima da Inglaterra, encontram-se chapéus e cartolas de países já vencidos pela Alemanha nazista. Créditos: autoria desconhecida.Em 1941 a Alemanha atacou a Rússia destruindo os termos de não agressão do Pacto Molotov-Ribbentrop. Imagem: autoria desconhecida.Até em meados de 1942 a Alemanha Nazista e o Grande Império do Japão eram implacáveis. Contudo, más notícias aguardavam as potências do Eixo em breve. Créditos: autoria desconhecida.Quando a Alemanha Nazista teve sua primeira derrota na guerra, Stalingrado. Créditos: David Low.Hitler, Himmler e Goebbels assustados com a Conferência de Yalta que decidiria o futuro do mundo após o término da Segunda Guerra Mundial. Créditos: autoria desconhecida.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]