Pular para o conteúdo
Curiosidades e Listas

Soldado com proteção soviética SN-42

Soldado com proteção soviética SN-42, uma “armadura” rudimentar de aço durante a Segunda Guerra Mundial.


soldados em stalingrado usando a proteção corporal sn-42 soviética
avatar
Escrito por Eudes Bezerra
Leitura: 3 minutos
soldados em stalingrado usando a proteção corporal sn-42 soviética
Soldado com proteção soviética SN-42, uma “armadura” rudimentar de aço durante a Segunda Guerra Mundial. Créditos: Esko Töyri / SA-Kuva / Montagem: Eudes Bezerra.

O SN-42 — Stalnoi Nagrudnik (“Peitoral de Aço”) — representa um dos tipos de proteção corporal desenvolvido pelo Exército Vermelho na tentativa de reduzir baixas e melhorar as condições dos combatentes em suas ações.

A proteção corporal, de forma simples como por padrão soviético, consistia na sobreposição de placas para proteger as áreas desejadas, sendo neste caso o tronco frontal e a virilha.

A proteção se assemelha bastante às dos stormtroopers da Alemanha na Primeira Guerra Mundial, assim como outras variações do século XIX, como as usadas por algumas tropas de Napoleão Bonaparte.

O SN-42 foi projetado para proteger contra armas leves, como baionetas, pequenos estilhaços e cartuchos com pontas chumbo, visando o avanço das tropas com mais segurança.

jovem soldado soviético captura com proteção sn-42
Registro de um jovem soldado soviético com proteção soviética SN-42, que teria sido capturado por tropas finlandesas em 1944, durante a Segunda Guerra Russo-Finlandesa — dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial (1939–1945) —. Créditos: Esko Töyri / SA-Kuva.
tropas soviéticas com proteção sn-42 durante a batalha de stalingrado na segunda guerra mundial
Soldado soviético com “armadura” SN-42 durante a Batalha de Stalingrado em 1942. Esta versão do peitoral de aço possuía 2mm de espessura e pesava aproximadamente 3,5 quilos. Créditos: autoria desconhecida.

 

Visão interna de um SN-42 soviética.
Visão interna de um SN-42. Créditos: autoria desconhecida.

Após as forças armadas alemãs substituírem seus cartuchos de 9mm com pontas de chumbo por pontas de aço, o SN-42 se tornou mais um fardo do que uma proteção propriamente dita.

Isso acabou gerando a versão SN-46 que teve a proteção aumentada para 2,6 mm de espessura.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA PROTEÇÃO SOVIÉTICA SN-42

Se por um lado a proteção corporal auxiliava em determinados momentos, sendo bem-vista; por outro, no entanto, era amplamente rejeitada.

As estimativas sobre o desempenho dos peitorais utilizados pelos soldados da linha de frente foram celebradas, recebendo feedbacks tanto positivos quanto negativos.

Os comandantes e soldados das unidades informaram que esses equipamentos funcionavam bem em combates de rua e luta corpo a corpo, oferecendo boa proteção contra baionetas, balas e estilhaços, além do capacete de aço.

Além disso, o valor moral dos peitorais também era relevante, uma vez que os soldados se sentiam mais confiantes e seguros ao usá-los em batalha.

No entanto, em qualquer atividade que necessitasse de maior mobilidade, ou mesmo desempenho em situações mais adversas, como se esgueirar em silêncio ou rastejar, proteção soviética SN-42 era descartada pelo difícil emprego.


PODE USAR TRECHOS DA MATÉRIA. FIQUE À VONTADE!

Só pedimos que cite (referencie) o site, bastando fazer do seu jeito ou como no exemplo:

Fonte: Incrível História: https://incrivelhistoria.com.br/

Obrigado!


REFERÊNCIA PRINCIPAL:

Rare Historical Photos. Captured Soviet soldier dressed in SN-42 body armor, 1944. Acesso: 25 maio, 2023.

STILWELL, Alexander. Operações Secretas de Resistência na Segunda Guerra Mundial – As batalhas clandestinas travadas pelos órgãos de Serviço Secreto SOE, OSS, Maquis, partisans e outros combatentes da Resistência nos países ocupados. trad. Thaís Pereira Gomes. São Paulo: Editora M. Books do Brasil LTDA, 2022.

IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br

avatar
Eudes Bezerra

35 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top