Guy Fawkes e a Conspiração da Pólvora

guy fawkes guido fawkes conspiração da pólvora
A história real que inspirou o filme V de Vingança, a história de Guy Fawkes e a Conspiração da Pólvora que quase detonaram o parlamento britânico! Créditos: Crispijn Van de Passe.

Você sabe quem foi Guy Fawkes? Sabe por que o dia 5 de novembro é tão importante para a história da Inglaterra?

O dia 5 de novembro é considerado um episódio de luta pela liberdade na Inglaterra. No ano de 1605, o soldado católico Guy Fawkes foi capturado. Depois foi torturado e enforcado por traição e tentativa de assassinato.

Nesse artigo você vai conhecer a história de Guy Fawkes e a Conspiração da Pólvora. Além disso, você vai entender porque a máscara de Guy é usada até nos dias de hoje.

Não deixe de conferir e boa leitura!
camisa com estampa de espartano

SUMÁRIO

1 Quem foi Guy Fawkes?
2 Como ocorreu a Conspiração da Pólvora?
3 O que aconteceu com Guy Fawkes?
Referências

1 QUEM FOI GUY FAWKES?

Guy Fawkes foi um soldado católico inglês que se envolveu na Conspiração da Pólvora. O intuito do atentado era o de assassinar o rei protestante Jaime I. Além dele, os representantes do parlamento inglês também seriam mortos no atentado.

Esses representantes eram responsáveis pela dura repressão dos direitos políticos das pessoas católicas por conta de suas atividades contra a coroa.

A ideia basicamente surgiu porque o rei Jaime I não oferecia direitos iguais a protestantes e católicos. A conspiração começou a ser planejada um ano antes e começaria quando a filha do rei, de nove anos, fosse declarada chefe de estado católica.

Existiam mais de dez conspiradores, dentre eles o mais famoso: Guy Fawkes. A Conspiração da Pólvora também é conhecida por outros nomes, como por exemplo:

  • Conspiração da Traição da Pólvora
  • Traição Jesuíta

2 COMO OCORREU A CONSPIRAÇÃO DA PÓLVORA?

O plano de ataque era liderado por Robert Catesby: 36 barris de pólvora preenchiam as terras sob a Câmara dos Lordes (parlamento britânico) em novembro de 1605. Continham mais de 1500 libras de material explosivo.

Guy Fawkes era a pessoa responsável por guardar os barris de pólvora que seriam usados para explodir o parlamento do Reino Unido. O evento aconteceria no dia 5 de novembro de 1605, durante a cerimônia de abertura do parlamento.

Mas, os conspiradores não queriam a morte de católicos e inocentes, visto que o objetivo era assassinar apenas o rei e seus representantes. Dessa forma, eles tomaram uma decisão para impedir a morte dessas pessoas.

Eles enviaram avisos para que essas pessoas estivessem distantes do parlamento no dia que o ataque fosse ocorrer, mas os avisos foram decifrados. Sabendo da conspiração, o rei mandou que revistassem o prédios.

Quando isso aconteceu, Guy Fawkes foi encontrado guardando os trinta e seis barris de pólvora que iriam detonar o prédio.

guy fawkes descoberto com barris de pólvora
A descoberta dos 36 barris de pólvora e a prisão de Guy Fawkes no subsolo do parlamento britânico, de Henry Perronet Briggs.

3 O QUE ACONTECEU COM GUY FAWKES?

Guy Fawkes foi torturado e enforcado por traição e tentativa de assassinato. Antes de morrer, ele revelou o nome das outras pessoas que estavam conspirando contra o rei.

Até hoje a sua captura é comemorada no dia 5 de novembro, como sendo uma Noite das Fogueiras. Os outros conspiradores também foram capturados e executados.

Guy Fawkes é visto como alguém que lutou e morreu pelo que acreditava. Por conta disso, sua máscara é usada até hoje como símbolo da luta pela liberdade.

A verdade é que a máscara surgiu do filme V de Vingança (EUA, ALE, UK; McTeigue; 2006). No filme um homem que usa a identidade de Fawkes é preso e torturado injustamente quando tenta se vingar.

É por isso que jovens por todo o mundo começaram a sair nas ruas usando a máscara de Guy Fawkes. A ideia é que eles façam como Fawkes fez e lutem por aquilo que eles acreditam.

Porém, até hoje o rei ou a rainha, uma vez ao ano vai até o parlamento para uma sessão especial. Como tradição, antes da sessão ser iniciada, os subterrâneos do prédio são revistados.

membros da conspiração da pólvora
Os conspiradores da Traição da Pólvora, onde é possível ver Guy (Guido) Fawkes (3º a partir da direita à esquerda). Créditos: Crispijn Van de Passe.

Agora você já conhece a história de Guy Fawkes, o “maluco” que tentou explodir o parlamento britânico e inspirou o filme V de Vingança. Até mais!


REFERÊNCIA(S):

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2007.
CIMINO, Al. A história da quebra dos códigos secretos: dos antigos códigos secretos à criptografia quântica. São Paulo: M. Books do Brasil, 2018.
GILBERT, Adrian. Enciclopédia das Guerras: Conflitos Mundiais Através do Tempo. trad. Roger dos Santos. São Paulo: M. Books, 2005.
VINCENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]
Autor: Eudes Bezerra

31 anos, pernambucano arretado e graduado em Direito. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário (além de tudo que consta no site). Gosta de ler, escrever e planejar. Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top