Pular para o conteúdo
Curiosidades e Listas

Sergei Krikalev, o último cidadão soviético

Quando a União Soviética colapsou e o cosmonauta Sergei Krikalev estava no Espaço. Quando retornou, ficou conhecido como o último cidadão soviético.


Sergei Krikalev o último cidadão soviético
avatar
Escrito por Eudes Bezerra
Leitura: 2 minutos
Sergei Krikalev o último cidadão soviético
Quando a União Soviética colapsou e o cosmonauta Sergei Krikalev estava no Espaço. Quando retornou, ficou conhecido como o último cidadão soviético. Créditos: Nasa / Roscomos / Montagem: Eudes Bezerra.

No dia 25 de dezembro de 1991, o cosmonauta soviético Sergei Krikalev estava no espaço quando a União Soviética entrou em colapso, o que incidiu diretamente sobre o programa espacial da URSS.

Diante disso, ele foi praticamente abandonado no espaço, tendo que ficar em órbita por mais de 10 meses — dobro do tempo previsto!

Retornando ao planeta Terra em 25 de março de 1992, três meses após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), recebeu o apelido de o último cidadão soviético.

Sergei Krikalev em estação espacial
Krikalev detém o recorde de tempo cumulativo mais longo no espaço por qualquer ser humano, tendo passado um total de 803 dias, 9 horas e 39 minutos em órbita ao longo de sua carreira. Créditos: Corporação Estatal de Atividades Espaciais Roscosmos.

Sergei pousou em um país que não existia mais e a cidade onde desembarcou, Arkalikh, deixou de ser soviética e passou a fazer parte do Estado do Cazaquistão.

A sua cidade natal, inclusive, tinha sido rebatizada de Leningrado para São Petersburgo.

CURIOSIDADE SOBRE O ÚLTIMO CIDADÃO SOVIÉTICO

Enquanto estava no espaço, Seguei Krikalev foi convocado para servir o exército russo, mas acabou sendo dado como desaparecido ou foragido.

O que os burocratas do governo russo não sabiam é que ele nem no planeta estava!

Sergei Krikalev em simulação de traje espacial
Sergei Krikalev em simulação de traje espacial para assumir o comando da Estação Espacial Internacional, em 2005. Créditos: Nasa.

PODE USAR TRECHOS DA MATÉRIA. FIQUE À VONTADE!

Só pedimos que cite (referencie) o site, bastando fazer do seu jeito ou como no exemplo:

Fonte: Incrível História: https://incrivelhistoria.com.br/

Obrigado!


REFERÊNCIA PRINCIPAL:

Post. L’ultimo cittadino sovietico. Acesso em: 02 fev., 2023.

IMAGEM(NS):

Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br

PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: guerra fria, cosmonauta, união soviética, espaço.

avatar
Eudes Bezerra

35 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top