
Burguesia atualmente é um termo muito designado para representar uma classe nobre, rica e de destaque na sociedade. Já existe até mesmo a variação no diminutivo “burguesinha” e “ burguesinho”.
Originalmente, o termo usado hoje, não foge muito ao significado histórico e original. Burguesia neste sentido, era exatamente a classe social de destaque na época, indivíduos que dominavam os bens, o capital.
Este conceito deriva de “burgos”, “pequenas cidades”. Os burgueses apareceram em meados da Idade Média, no processo de crescimento e urbanização das cidades.
SUMÁRIO
1 Entendendo o nascimento da Burguesia
2 Valores da Burguesia
3 Renascimento Comercial que se expande
4 Renascimento Cultural
Referências
1 ENTENDENDO O NASCIMENTO DA BURGUESIA
No final da Idade Média, tendo em vista a crise do Feudalismo, sistema estamental e descentralizado, tinha a burguesia como classe que estava surgindo.
Dotados de objetivos que visavam as intensas transações comerciais, precisavam de um governo forte e centralizado que incentivasse tais relações.
As primeiras trocas comerciais eram feitas em feiras que impulsionaram pessoas e mais pessoas nestes locais e aos arredores, contribuindo para o crescimento urbano.
Eles possuíam uma sistemática bem organizada, tanto que tinham associações que incentivavam o comércio, as chamadas guildas; além de se reunirem quando necessário nas Corporações de ofícios.
O maior objetivo da burguesia era a ascensão e mobilidade social, uma vez que o antigo regime não permitia tal procedimento, pois como dito anteriormente a sociedade era estamental (parada, estagnada, onde quem nasce agricultor morre agricultor, etc.).
⠀
2 VALORES DA BURGUESIA
- Busca pela igualdade entre nobres e burgueses;
- Desenvolvimento de estratégias para modificar os dogmas católicos para o lucro exacerbado, já que era uma condenação cristã imposta pela Igreja.
- Acabar com o Feudalismo e a centralização do poder feudal;
- Criação de uma moeda própria para os burgos para uma maior segurança nas transações comerciais;
- Liberdade e igualdade civil, mesmo não sendo tão bem vistos por muitos que questionavam sua natureza errante, pois os burgueses eram tidos como errantes por sua riqueza não ser de Deus.

3 RENASCIMENTO COMERCIAL QUE SE EXPANDE
Somado a estes fatores, é possível ver também a busca por valores coletivos e individuais pautados na busca da liberdade individual, direitos e abertura intensificada do comércio.
Este Renascimento muito tem a ver com a expansão marítima ocorrida nos séculos XV e XVI, a época das Cruzadas, e abertura do mar mediterrâneo com o intuito de chegar às Índias.
⠀
4 RENASCIMENTO CULTURAL
Comércio intensificado, urbanização, mentalidade e busca por novas experiências sociais resultou em um Renascimento Cultural, cuja maior característica era o Humanismo, tendo no homem o centro de tudo.
Libertava-se então das amarras do teocentrismo cristão e juntamente com ele toda uma cultura que a partir daí ficaria sepultada na Idade Média.
Ainda se desenvolvendo, a burguesia passa pela Revolução na França e seus ideais libertários no século XVIII e também pela Revolução Industrial no século XIX, e toma conta da sociedade sempre com o papel de destaque inovador, dominando assim o sistema capitalista.
E agora diante de um Estado absolutista o rei tem mesmo o poder?
O rei tinha o poder na teoria, mas na prática quem dominava tudo estava sendo a burguesia e eles tinham esta consciência.
Isso fica provado do momento em que a burguesia se assegura de que são eles o alicerce que segura as demais classes, então a qualquer movimentação de repressão ou contrária aos seus ideais, há manifestações.
E assim como já falado, protagonizam como força motora duas das revoluções mais importantes da História, revoluções essas que desestabilizam o absolutismo vigente e enfraquece o poder da Igreja.
Mais tarde após a Revolução Industrial, e tomando como dominante o sistema capitalista, nasce uma das oposições mais ferrenhas do processo histórico: o antagonismo das classes burguesas e proletárias.

Você sabia da história da burguesia? É muito bom mergulhar na história e aprender cada vez mais. Deixe sua opinião. Boa leitura e reflexão. Até o próximo artigo!