Curiosidades da Idade Média

Curiosidades sobre a Idade Média! Créditos: autoria desconhecida / Biblioteca e Museu Morgan / Montagem: Eudes Bezerra.

Curiosidades da Idade Média, uma das era mais cativantes e talvez estranhas da nossa história!

LIVROS SOBRE A IDADE MÉDIA!

Caso queira se aprofundar, a referência principal de cada curiosidade se encontra imediatamente ao seu fim, sendo sempre que possível mediante links para o site da Amazon.

Por que Amazon? Porque comprando livros físicos ou digitais (ebooks) através dos nossos links, você nos ajuda (e sem pagar nada por isso). Somos afiliados do site e ganhamos uma pequena comissão por cada venda.

Dessa forma, caso seja do interesse, você pode adquirir um bom livro e nos ajudar!

Ajude-nos e Aproveite!

SUMÁRIO DE CURIOSIDADES DA IDADE MÉDIA

#1 A tumba ostentação de Carlos Magno!
#2 O dízimo e os seus 10%
#3 Curiosidades da ordem político-econômica do Feudalismo


CURIOSIDADES DA IDADE MÉDIA #1: TUMBA OSTENTAÇÃO DE CARLOS MAGNO!

tumba de Carlos Magno
A tumba de ouro de Carlos Magno na Catedral de Aachen, Alemanha. Créditos: Geolina163 / Wikimedia Commons.

A tumba decorada com ouro e joias preciosas que serve de repositório eterno para os restos mortais de Carlos Magno e que se encontra disponível à visitação na Catedral de Aachen, Alemanha.

Um dos grandes imperadores francos morreu de pleurisia (“inflamação nos pulmões”) em 28 de janeiro de 814. Seu corpo foi embalsamado e cuidadosamente sepultado na sua terra natal, na Alemanha.

Dentre as ações de Carlos Magno, encontram-se a conversão de povos não cristãos pela força e o grande apoio prestado à Igreja Católica. Apoio este muito importante para o fortalecimento e consolidação do #Cristianismo na Europa.
Biografia completa de Carlos Magno!

REFERÊNCIAS PRINCIPAIS:
GILBERT, Adrian. Enciclopédia das Guerras: Conflitos Mundiais Através do Tempo. trad. Roger dos Santos. São Paulo: M. Books, 2005.
CAWTHORNE, Nigel. Os 100 Maiores Líderes Militares da História. trad. Pedro Libânio. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.


CURIOSIDADES DA IDADE MÉDIA #2: O DÍZIMO E OS SEUS 10%

curiosidades da idade média: dízimo
Inicialmente pago em frutas, animais e metais com algum valor, o dízimo evoluiu para a doação pecuniária que conhecemos hoje. Créditos: autoria desconhecida.

1) O dízimo, em sua origem mais ampla, existe desde a Antiguidade, sendo possível encontrar registros em diversas sociedades, como a egípcia e a grega.

2) Antigamente qualquer bem, como frutas e animais, que tivesse algum valor financeiro poderia ser utilizado como dízimo e assim doado.

3) Sua contribuição é voluntária, regular e incide sobre todas as receitas recebidas pelo(a) adepto(a) para custeio e manutenção da igreja.

4) A cobrança regular do dízimo na ordem dos famosos 10% teria se tornado obrigatória com Pepino, o Breve, então líder dos francos no século VIII.

5) O dízimo instaurado por Pepino deu tão certo que logo o Papa fez o mesmo para gerar uma fabulosa fonte de renda e tornar a igreja mais forte.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
BEZERRA, Eudes de Oliveira. Carlos Magno, o Pai da Europa. Acesso em: 24 dez. 2018.

CURIOSIDADES DA IDADE MÉDIA #3: CURIOSIDADES DA ORDEM POLÍTICO-ECONÔMICA DO FEUDALISMO

curiosidades da idade média: feudalismo
Não existe um consenso acerca do período exato do feudalismo, mas que teria começado com os isolamentos durante a queda do Império Romano. Créditos: autoria desconhecida.

1) Possivelmente, a maior característica do estilo de sociedade recai sobre o fato de que pouco ou nada havia de trocas comerciais neste período.

2) Quando havia algum tipo de troca isso era feito tomando como objeto de escambo produtos e gêneros alimentícios.

3) Tudo o que eles precisavam era produzido por eles, caracterizando a sociedade feudal como autossuficiente.

4) O eixo político girava em torno da figura do senhor feudal, valendo salientar que o rei não exercia tanto poder sobre a sociedade como os senhores. O poder régio, assim, era extremamente fragmentado.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
BEZERRA, Eudes de Oliveira. O que é Feudalismo? Características do sistema feudal. Acesso em: 25 nov. 2018.

Mais curiosidades sobre a idade média em breve!

Autor: Eudes Bezerra

33 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top