O 6º maior conquistador da História: Adolf Hitler

maiores conquistadores da história
O 6º maior conquistador da história: Adolf Hitler. Sinônimo do mal absoluto, Hitler conquistou imensas porções de terras com as suas tropas, sendo um dos maiores conquistadores da História. Créditos: autoria desconhecida / Montagem: Eudes Bezerra.

O 6º maior conquistador da História: Adolf Hitler. Polêmico, genocida e cruel. Sinônimo do mal absoluto, mas, para efeitos dessa série (território conquistado), Adolf Hitler entra como um dos maiores conquistadores da História.

Não há nada na história que tenha sido conquistado sem o derramamento de sangue – Adolf Hitler

Conquistador: Adolf Hitler.
Nascimento: 20 de abril de 1899, Braunau am Inn, Áustria.
Falecimento: 30 de abril de 1945, Berlim, Alemanha.

Nota 1: Este artigo é totalmente desvinculado de apologia ou afim acerca de um dos maiores males já ocorridos no planeta Terra: o Nazismo.

Nota 2: Em virtude do sucesso da matéria original — Os 7 Maiores Conquistadores da História —, esta matéria é uma expansão (série) do conteúdo original que incide sobre território conquistado como requisito.

Boa leitura!

O 6º MAIOR CONQUISTADOR DA HISTÓRIA: ADOLF HITLER

Desta lista, Adolf Hitler é o único que não comandou diretamente seus exércitos nas diversas frentes de combate, mas seus discursos incendiários os guiavam causando dor e sofrimento.

Contudo, seu implacável empenho na construção da armada alemã acabou por subsidiar uma série de importantes conquistas territoriais, de modo, inclusive, bem similar às de Bonaparte. Por isso, o 6º maior conquistador da História: Adolf Hitler.

Contando a excelente tradição germânica de forjar comandantes capazes e, por vezes, geniais, Hitler teve o privilégio de dar ordens a marechais-de-campo como Rundstedt, Guderian, Manstein e o mais famoso e respeitado comandante da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Rommel, a Raposa do Deserto.

Todavia, as sucessivas ingerências de Hitler nos planos cuidadosamente traçados pelo Estado-Maior Alemão são apontadas, por vezes, como “desastrosas”, pois o Führer sempre os modificava deixando seus idealizadores confusos, quando não assustados por temerem a morte pelo que se chamava educadamente de “alta traição” (o famoso ser “suicidado”).

6º maior conquistador da História: Adolf Hitler
Mestre absoluto na retórica, Adolf Hitler era capaz de incendiar multidões inteiras em prol de seus objetivos. Conseguiu canalizar toda a frustração, raiva e o revanchismo do povo alemão e direcioná-lo à maior guerra da história. Créditos: autoria desconhecida.

Diversos comandantes alemães foram grandes teóricos da guerra mecanizada, revolucionando o que existe atualmente.

Comandantes como Heinz Guderian, o chamado pai da Blitzkrieg (guerra relâmpago), que defendeu ferozmente a sincronia entre as forças armadas para uma guerra rápida, limpa e implacável.

O grande teste de fogo da blitzkrieg ocorreu na Batalha da França em 1940, quando as forças alemãs esmagaram as forças francesas e inglesas em um impressionante período de apenas seis semanas, que teve como capítulo final a vexatória Operação Dínamo (Evacuação de Dunquerque).

maiores conquistadores da história
Evacuação de Dunquerque, Retirada de Dunquerque, Milagre de Dunquerque ou Operação Dínamo, o evento histórico marcou para sempre a História Militar tamanho foi o choque. Créditos: autoria desconhecida / Departamento de Guerra dos Estados Unidos.

Diferentemente do que se acredita e propaga, o exército alemão nem de longe possuía os melhores blindados (“panzers”) no início da guerra, tendo os franceses carros de combate muito superiores aos alemães, como o Char B1.

Contudo, a estratégia alemã foi determinante para arrebatar a vitória tanto na França quanto em outros locais, fazendo com que rapidamente a Alemanha expandisse seus domínios, inclusive sobre a União Soviética.

Na União Soviética, por exemplo, o famoso T-34 causou um tremendo susto nos alemães que simplesmente não tinham carro de combate ou armas anticarro à altura, exceto pelos incríveis Flak 88 que arrasavam qualquer coisa.

Porém, mais uma vez, os alemães contornaram a difícil situação com a estratégia…

Apesar da qualidade dos generais da Alemanha, o mesmo não se poderia dizer sobre o seu líder, Adolf Hitler, que após os inúmeros sucessos iniciais da guerra começou a influenciar os planos dos comandantes a fim de também se autopromover como comandante militar, ou mesmo conquistador, o que nem de longe parecia ser. Era apenas vaidade.

Mas, para efeitos dessa lista (território conquistado), faz-se como o 6º maior conquistador de terras da História: Adolf Hitler.

6º maior conquistador da história: adolf hitler
Waffen-SS, o braço armado da irracional Schutzstaffel (SS). Representava a elite militar e ideológica do partido nazista. Pelo caráter vil e inúmeras atrocidades, manchou o uniforme das forças armadas alemãs (Wehrmacht), causando grande mal-estar em figuras como Erwin Rommel. Créditos: autoria desconhecida / Montagem: Eudes Bezerra.

UMA INDÚSTRIA VOLTADA PARA A MORTE…

Nunca antes na história da Humanidade se dedicou tanto esforço para a construção de uma verdadeira indústria da morte.

Durante o seu governo, Adolf Hitler criou e aperfeiçoou métodos de assassinato em massa.

Hitler e a sua organização criminosa paramilitar, a Schutzstaffel (SS), levaram a cabo a morte de mais de 12 milhões de pessoas nos campos de concentração e extermínio.

Locais onde os judeus se destacam com 6 milhões de mortos — estima-se que a Europa, à época, possuía uma população de 9 milhões de judeus.

Judeus, ciganos, eslavos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, prisioneiros políticos, testemunhas de Jeová e tantas outras minorias foram sacrificadas, quando não estudadas através de uma pseudociência, como a realizada por Josef Mengele, o Anjo da Morte.

Diversos campos de concentração e extermínio foram criados com destaque para o de extermínio polonês Auschwitz-Birkernau, que só de vítimas judias teriam sido de aproximadamente 1 milhão e 300 mil.

Hitler cortava os suprimentos das suas tropas, mas não deixava faltar os dos campos da morte…

Após testes para ver qual arma assassinaria com mais eficiência e em menor tempo, o pesticida Zyklon B foi o vencedor e se tornou sinônimo de morte.

Para saber mais, conheça a lista original dos maiores conquistadores de território da História!

6º maior conquistador da história: adolf hitler
Território conquistado pelo 6º maior conquistador da História: Adolf Hitler. Créditos: Eudes Bezerra.

REFERÊNCIAS

BEZERRA, Eudes. Os 7 Maiores Conquistadores da História. Acesso em: 17 maio, 2022.

CAWTHORNE, Nigel. As Maiores Batalhas da História: Estratégias e Táticas de Guerra que Definiram a História de Países e Povos. trad. Glauco Peres Dama. São Paulo: M. Books, 2010.

CUMMINS, Joseph. As Maiores Guerras da História. trad. Vania Cury. Rio de Janeiro: Ediouro, 2012.

GILBERT, Adrian. Enciclopédia das Guerras: Conflitos Mundiais Através do Tempo. trad. Roger dos Santos. São Paulo: M. Books, 2005.

MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.

IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]

PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: maiores conquistadores da história, Hitler, Adolf Hitler, 6º maior conquistador da história: Adolf Hitler, guerras, segunda guerra mundial, Alemanha nazista.

Autor: Eudes Bezerra

33 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra