Curiosidades sobre a Idade Antiga

Curiosidades sobre a Idade Antiga
Curiosidades sobre a Idade Antiga para todo curioso que se preze. Até à queda de Roma, curiosos e curiosas!

A Idade Antiga não foi feita apenas de conquistadores lendários, invasões bárbaras e imperadores loucos. Há muitas curiosidades sobre a Idade Antiga que provavelmente você não sabe. Esse período foi marcado pelo revezamento de grandes e poderosos impérios.

Há muitas coisas escondidas que poucas pessoas conhecem, mas que marcaram a vida das pessoas que viveram naquela época. Abaixo você vai conferir algumas dessas curiosidades sobre a Idade Antiga que quase ninguém conhece.

Apesar de estar bem longe das histórias sobre contos de fadas, princesas e bruxas, essa parte da História também não é exatamente como está nos livros. Continue acompanhando esse post para saber mais e boa leitura!

camisas de história
COMPRE SUA CAMISA HISTÓRICA AGORA!

SUMÁRIO

#1 Os antigos egípcios eram gênios
#2 Sobre a Grande Pirâmide
#3 Os faraós e suas barbas
#4 As mulheres romanas usavam biquínis
#5 As crianças romanas possuíam sua ‘versão da Barbie’
#6 As mulheres egípcias podiam ter elevadas posições religiosas
#7 Os corpos dos servos eram cobertos de mel
#8 Os antigos egípcios se divertiam com jogos de tabuleiro
#9 As mulheres romanas eram bem atléticas
#10 Mulheres romanas eram educadas
#11 As mulheres egípcias usavam cocô de crocodilo para evitar gravidez
#12 Alguns povos eram bem preocupados com a aparência
#13 Redes de correio dos persas
Bônus: algumas curiosidades sobre a Idade Clássica
Referências

#1 CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: OS ANTIGOS EGÍPCIOS ERAM GÊNIOS

O legado arquitetônico deixado pelos egípcios antigos é uma demonstração de que eles eram gênios astronômicos e matemáticos. Por exemplo, você sabia que a localização das pirâmides de Gizé está alinhada de forma perfeita com o Cinturão de Orion?

#2 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: SOBRE A GRANDE PIRÂMIDE

Ainda falando sobre as pirâmides de Gizé, a Grande Pirâmide foi levantada com aproximadamente 2,5 milhões de blocos de calcário. Em média, pesava 2,6 toneladas cada. Isso significa que sua estrutura imensa tem uma massa total superior a 6,3 milhões de toneladas.

pirâmidpirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinose de
As grandes pirâmides do Egito de Quéops (146,5 metros de altura), Quéfren (143 metros) e Miquerinos (61 metros), na Necrópole de Gizé, são protegidas pela Grande Esfinge de Gizé. Créditos: autoria desconhecida.

#3 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: OS FARAÓS E SUAS BARBAS

Os faraós costumavam usar barbas metálicas artificiais. O intuito era imitar a aparência de Anúbis, a divindade egípcia da morte. Anúbis tinha a responsabilidade de julgar os recém-falecidos depois que chegavam no “além’.

#4 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: AS MULHERES ROMANAS USAVAM BIQUÍNIS

Se comparados há outros povos, os romanos progrediram bastante. Em algumas imagens daquela época é possível ver que as mulheres romanas usavam peças que são muito parecidas com os biquínis que usamos atualmente.

#5 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: AS CRIANÇAS ROMANAS POSSUÍAM SUA ‘VERSÃO DA BARBIE’

Na Roma Antiga, as meninas tinham o costume de se casar quando ainda eram crianças, com cerca de 12 anos de idade. Mesmo que a infância delas não durasse muito, elas ainda utilizavam brinquedos.

Um desses brinquedos foi descoberto no fim do século 19. Era uma boneca de madeira que se parecia bastante com a Barbie que temos hoje em dia.

#6 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: AS MULHERES EGÍPCIAS PODIAM TER ELEVADAS POSIÇÕES RELIGIOSAS

Antigamente, era difícil que uma mulher se envolvesse seriamente com a vida religiosa, com exceção apenas do antigo Egito. Lá as mulheres poderiam alcançar a posição de “Esposa de Deus”, associada a deidades distintas.

A posição mais importante foi “A esposa do deus de Amon” que auxiliava o sacerdote nas cerimônias e cuidava da estátua do deus.

camisetas de história

#7 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: OS CORPOS DOS SERVOS ERAM COBERTOS DE MEL

O que se diz é que alguns faraós faziam com que os corpos dos seus servos fossem cobertos com mel. Dessa forma, os insetos se sentiam atraídos e ficavam grudados na substância. Assim, os reis eram deixados em paz.

#8 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: OS ANTIGOS EGÍPCIOS SE DIVERTIAM COM JOGOS DE TABULEIRO

Os jogos de tabuleiro apareceram desde a antiguidade e agradavam até mesmo naquela época. Os antigos egípcios adoravam se divertir com esse tipo de jogo. Entre os mais populares estava um que se chamava “Senet”, criado mais ou menos no ano de 3100 a.C.

#9 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: AS MULHERES ROMANAS ERAM BEM ATLÉTICAS

As mulheres romanas eram bastante interessadas nos esportes. Na Roma Antiga, elas tiveram uma vasta vida social e muitas atividades recreativas.

#10 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: MULHERES ROMANAS ERAM EDUCADAS

Na Roma Antiga, era ensinado conceitos básicos de escrita e leitura na escola para a maioria das meninas. Porém, algumas famílias queriam que suas meninas ganhassem um conhecimento ainda maior. Assim, contratavam professores particulares para ensinar grego e gramática avançada.

A razão era fazer com que a menina se tornasse uma companheira alfabetizada, tornando-a mais interessante para o marido.

#11 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: AS MULHERES EGÍPCIAS USAVAM COCÔ DE CROCODILO PARA EVITAR GRAVIDEZ

Existem registros do ano de 1800 a.C de que as mulheres egípcias utilizam cocô de crocodilo para não ficarem grávidas. Estudos apontam que as fezes dos crocodilos são levemente alcalinas, como é o caso dos espermicidas de hoje em dia. Então, é possível que a técnica pudesse realmente funcionar.

#12 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: ALGUNS POVOS ERAM BEM PREOCUPADOS COM A APARÊNCIA

Os egípcios antigos eram bem preocupados com a higiene pessoal e a aparência. Por exemplo, os homens depilavam o corpo todo e usavam essências sobre a pele para que ficassem perfumados.

#13 – CURIOSIDADES SOBRE A IDADE ANTIGA: REDES DE CORREIO DOS PERSAS

Foram os antigos persas que inventaram uma das redes de correios mais eficientes da Idade Antiga. Havia diversos postos de mensageiros que ficavam ao longo das estradas (outra inovação) onde cavaleiros descansados esperavam que as mensagens chegassem por cavaleiros que estavam cansados.

A ideia era de que a mensagem chegasse mais rápido ao seu destino final e os persas se saíram extremamente bem nisso!

BÔNUS: ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A IDADE CLÁSSICA

  • A antiga democracia grega teve duração de 185 anos.
  • Uma estimativa mostrou que cerca de 40% a 80% da população da Antiga Atenas era formada por escravos.
  • Os gregos antigos gostavam bastante de realizar atividades físicas. E faziam os exercícios completamente nus.
  • Na Grécia Antiga, a palavra “idiota” era usada para fazer referência a qualquer pessoa que não fosse um político.
  • Também na Grécia Antiga, os apaixonados costumavam jogar maçãs contra seus alvos românticos. Essa era uma forma de declaração de amor.
  • Era comum que antigos romanos e gregos comprassem seus escravos com sal.
  • Na Grécia Antiga não havia uma palavra para “religião”.
  • Antigamente, o estudante recebia aulas de um mentor mais velho. O professor não passava apenas educação. Ele também se relacionava com os estudantes.
  • A palavra “escola” vem do grego e significa “tempo livre”.
  • Os antigos hebreus (judeus) vivam em harmonia com os romanos, até que resolveram discordar da política local. Por conta disso, muitos judeus foram massacrados e milhares mortos.
  • Não existia muita liberdade para as mulheres gregas. Elas viviam reclusas e presas dentro de suas casas. Além disso, elas se casavam novas, com idade entre os 14 anos. Após casadas, elas enfrentavam a mesma situação com seus maridos.

Agora você conhece algumas das principais curiosidades sobre a Idade Antiga. Não deixe de passar na nossa loja virtual para conhecer algumas das nossas estampas. Está imperdível e você ainda ganha desconto na sua primeira compra!

camisetas de história


REFERÊNCIA(S):

BOTTÉRO, Jean. No começo eram os deuses. trad. Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
CLINE, Eric H.; GRAHAM, Mark W.. Impérios antigos: da Mesopotâmia à Origem do Islã. trad. Getulio Schanoski Jr.. São Paulo: Madras, 2012.
GIORDANI, Mário Curtis. Antiguidade Clássica II: História de Roma. Petrópolis: Vozes, 1965.
GIORDANI, Mário Curtis. História da Antiguidade Oriental. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1969.
GIORDANI, Mário Curtis. Antiguidade Clássica I: História da Grécia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1972.
RATHBONE, Dominic. História ilustrada do mundo antigo: Um estudo das civilizações da Antiguidade, do Egito dos faraós ao Império Romano, passando por povos das Américas, da África e da Ásia. trad. Clara Allain. São Paulo: Publifolha, 2011.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]
Autor: Eudes Bezerra

31 anos, pernambucano arretado e graduado em Direito. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário (além de tudo que consta no site). Gosta de ler, escrever e planejar. Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top