Fotos e curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial

curiosidades sobre a segunda guerra mundial
Diversas fotos e curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial, o maior conflito armado da história. Créditos: autoria desconhecida; Montagem: Eudes Bezerra.

A Segunda Guerra, ocorrida entre os anos de 1939–1945, é notoriamente conhecida pelo horror planejado e executado pelas potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Nesta matéria esperamos trazer fatos pouco conhecidos, fotos, charges e demais curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial!

Atualmente, o tema, apesar de trágico, mostra-se como um dos mais estudados, se não for o mais estudado no mundo. Fato normal devido à proximidade com os dias atuais e principalmente por sua grande dimensão e crueldade.

SUMÁRIO

1 O que foi a Segunda Guerra Mundial? Resumo
2 Holocausto e Unidade 731, crimes na Segunda Guerra Mundial
3 Livros sobre a Segunda Guerra Mundial? Martin Gilbert!
4 Fotos e Curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial
⠀⠀#1 Mulher afronta prisioneiros alemães


3. LIVROS SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? MARTIN GILBERT!

Caso queira se aprofundar sobre o maior conflito da história, a referência principal de cada curiosidade sobre a guerra se encontra imediatamente ao seu fim, sendo sempre que possível mediante links para o site da Amazon.

Por que Amazon? Porque comprando livros físicos ou digitais (ebooks) através dos nossos links, você nos ajuda (e sem pagar nada por isso). Somos afiliados do site e ganhamos uma pequena comissão por cada venda.

Uma dica de início é o espetacular livro de Martin Gilbert – A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo.

Dessa forma, caso seja do interesse, você pode adquirir um bom livro e nos ajudar.

Aproveite!


4. FOTOS E CURIOSIDADES SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

4.1 Curiosidades da Segunda Guerra Mundial: mulher afronta prisioneiros alemães!

camponesas e prisioneiros alemães
Punho cerrado, sorriso irônico e olhar desafiador: mulher afronta prisioneiros alemães. Créditos: autoria desconhecida / AP Photo, ca. 1944.

Durante uma aparente marcha comum em que prisioneiros alemães eram conduzidos por soldados da União Soviética, uma camponesa interrompeu o trabalho, fechou seu punho direito e o direcionou ao “comboio” de invasores germânicos.

O sutil e desafiador gesto parece expressar o contentamento de quem sobreviveu à avassaladora invasão estrangeira para vê-la “vencida” e “acorrentada”.

O registro teria sido cristalizado em meados de 1944. Sabe-se apenas que ocorreu em território soviético, mas seu exato local é desconhecido.

No início de 1944, com seus domínios territoriais cada vez mais reduzidos, as dificuldades se multiplicavam dramaticamente para Alemanha Nazista.

O norte da África já não existia, o gigantesco desembarque Aliado na França era aguardado, os exércitos da URSS cada vez mais se projetavam contra Berlim e a situação na Itália se encontrava amarga – a derrota do Nazismo era inevitável e rapidamente se aproximava.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.

Nova atualização em agosto/2020

Autor: Eudes Bezerra

32 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário (além de tudo que consta no site). Gosta de ler, escrever e planejar. Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top