Fotos da Segunda Guerra Mundial

fotos da segunda guerra mundial
Curiosidades e fotos da Segunda Guerra Mundial, o maior conflito armado da história. Créditos: autoria desconhecida; Montagem: Eudes Bezerra.

A Segunda Guerra, ocorrida entre os anos de 1939–1945, é notoriamente conhecida pelo horror planejado e executado pelas potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Nesta matéria esperamos trazer fatos pouco conhecidos, fotos, charges e demais curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial!

Atualmente, o tema, apesar de trágico, mostra-se como um dos mais estudados, se não for o mais estudado no mundo. Fato normal devido à proximidade com os dias atuais e principalmente por sua grande dimensão e crueldade.

SUMÁRIO

O que foi a Segunda Guerra Mundial? Resumo
Holocausto e Unidade 731, crimes na Segunda Guerra Mundial
Livros sobre a Segunda Guerra Mundial? Martin Gilbert!
Fotos e Curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial
⠀⠀#1 Mulher afronta prisioneiros alemães
⠀⠀#2 Órfão austríaco: o valor de pequenas coisas!
⠀⠀#3 Registro incrível de caça da RAF atrás de bombardeiro alemão
⠀⠀#4 Foto do início do ataque japonês a Pearl Harbor!

O QUE FOI A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? RESUMO

A Alemanha, sob o comando de Adolf Hitler, literalmente incendiou a Europa continental, atingindo os continentes africano e asiático. No Oceano Pacífico, o Grande Império do Japão angariou um imenso império com sua poderosa frota naval.

O Japão desejava se expandir, mas sua preocupação com embargos e ameaças políticas colocavam seus planos em xeque. A Itália, por sua vez, via-se em completa desordem e injustiçada com a não promessa dos ganhos a que teria direito após a Primeira Guerra Mundial.

Sobre a Alemanha, também recaía interesses expansionistas e com uma forte sede de vingança alimentada e habilmente canalizada por Hitler e seu ministro da propaganda, Joseph Goebbels. A Alemanha Nazista criou uma nebulosa ideologia para dar respaldo às suas ações e que ainda hoje é bastante debatida.

Em comum, além dos fatos supracitados, um forte nacionalismo (xenofobia) era incentivado às massas para que sustentassem toda a estrutura nacional e engrossassem as fileiras das forças armadas. A propaganda teve papel fundamental em todo o processo.

Iniciando em 1939, a Segunda Guerra Mundial terminaria seis anos depois, em 1945, deixando um rastro de destruição nunca visto antes. Mais de 60 milhões de pessoas foram mortas e centenas de milhões tiveram suas moradias e seus costumes arrasados.

HOLOCAUSTO, UNIDADE 731, CRIMES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Um fato extremamente agravante desse conflito recai sobre os campos de concentração e extermínio da Alemanha Nazista onde mais de 12 milhões de pessoas foram assassinadas, com destaque para os judeus com 6 milhões no chamado Holocausto (estima-se que a população de judeus europeus à época era de 9 milhões).

Os alemães também realizavam os mais diversos experimentos com seus escravos, como no campo de Auschwitz em que se destacava o Anjo da Morte, o médico monstro Josef Mengele, que viria a morrer no Brasil, no interior do Estado de São Paulo muitos anos após a guerra.

Os japoneses, no seu molde, criaram a Unidade 731 onde realizavam experimentos práticos com armas biológicas e químicas. Experimentos práticos porque usavam escravos de diversas nacionalidades, sobretudo chineses, para seus testes desumanos.


LIVROS SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? MARTIN GILBERT!

Caso queira se aprofundar sobre o maior conflito da história, a referência principal de cada curiosidade sobre a guerra se encontra imediatamente ao seu fim, sendo sempre que possível mediante links para o site da Amazon.

Por que Amazon? Porque comprando livros físicos ou digitais (ebooks) através dos nossos links, você nos ajuda (e sem pagar nada por isso). Somos afiliados do site e ganhamos uma pequena comissão por cada venda.

Uma dica de início é o espetacular livro de Martin Gilbert – A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo.

Dessa forma, caso seja do interesse, você pode adquirir um bom livro e nos ajudar.

Aproveite!


FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #1: MULHER AFRONTA PRISIONEIROS ALEMÃES!

camponesas e prisioneiros alemães
Punho cerrado, sorriso irônico e olhar desafiador: mulher afronta prisioneiros alemães. Créditos: autoria desconhecida / AP Photo, ca. 1944.

Durante uma aparente marcha comum em que prisioneiros alemães eram conduzidos por soldados da União Soviética, uma camponesa interrompeu o trabalho, fechou seu punho direito e o direcionou ao “comboio” de invasores germânicos.

O sutil e desafiador gesto parece expressar o contentamento de quem sobreviveu à avassaladora invasão estrangeira para vê-la “vencida” e “acorrentada”.

O registro teria sido cristalizado em meados de 1944. Sabe-se apenas que ocorreu em território soviético, mas seu exato local é desconhecido.

No início de 1944, com seus domínios territoriais cada vez mais reduzidos, as dificuldades se multiplicavam dramaticamente para Alemanha Nazista.

O norte da África já não existia, o gigantesco desembarque Aliado na França era aguardado, os exércitos da URSS cada vez mais se projetavam contra Berlim e a situação na Itália se encontrava amarga – a derrota do Nazismo era inevitável e rapidamente se aproximava.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.


FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #2: ÓRFÃO AUSTRÍACO E SEUS SAPATOS NOVOS!

órfão austríaco ganhando sapatos da cruz vermelha
A simplicidade da felicidade não? Créditos: Gerald Waller.

A emocionante reação de um órfão austríaco de apenas 6 anos ao receber um simples par de sapatos da Cruz Vermelha após a Segunda Guerra Mundial, 1946.

O garoto se chama Werfel e teria perdido sua família durante Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

REFERÊNCIA:
THEHISTORIALIST. A Vida É Um Novo Par De Sapatos. Acesso em: 15 abr. 2017

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #3: HAWKER HURRICANE ATRÁS DE BOMBARDEIRO ALEMÃO!

Hawker Hurricane e bombardeiro alemão
Hawker Hurricane atrás de um bombardeiro alemão. Créditos: Adoc-Photos / Corbis, ID: 42-67702677.

Registro incrível de um bombardeiro alemão perseguido por um caça Hawker Hurricane da Real Força Aérea Britânica (RAF), novembro de 1939, Segunda Guerra Mundial.

O Hawker Hurricane, embora desprovido da fama do Supermarine Spitfire, o Hurricane teve um excelente desempenho durante a Segunda Grande Guerra, inclusive nas vitórias onde teria sido responsável por aproximadamente 60% das vitórias da RAF.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #4: O INÍCIO DO ATAQUE JAPONÊS A PEARL HARBOR!

Início do ataque a Pearl Harbor
Registro aéreo ainda “tranquilo” do ataque surpresa japonês à base naval norte-americana de Pearl Harbor, 1941. Créditos: Marinha de Guerra dos Estados Unidos da América. ID: NH50930.

Fotografia do início do ataque japonês à ilha central da base naval dos Estados Unidos em Pearl Harbor, 7 de dezembro de 1941. Registro executado por avião-torpedeiro do Grande Império do Japão.

Na fotografia, podem-se verificar aviões japoneses do lado direito superior da fotografia fazendo as primeiras incursões aéreas.

A explosão no centro é o resultado do torpedeamento – e destruição – do navio norte-americano USS Oklahoma, um antigo navio que forneceu proteção durante os comboios que atravessaram o Atlântico Norte durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

O devastador ataque nipônico arrebatou os Estados Unidos para a guerra, fazendo-o se projetar fortemente sobre o Oceano Pacífico, ampliando ainda mais a carta geográfica da Segunda Guerra Mundial.

REFERÊNCIAS:
CUMMINS, Joseph. As Maiores Guerras da História. trad. Vania Cury. Rio de Janeiro: Ediouro, 2012.
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.

Nova atualização em novembro/2020

Autor: Eudes Bezerra

33 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário (além de tudo que consta no site). Gosta de ler, escrever e planejar. Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top