Fotos da Segunda Guerra Mundial

fotos da segunda guerra mundial
Curiosidades e fotos da Segunda Guerra Mundial com legenda, o maior conflito armado da história. Créditos: autoria desconhecida; Montagem: Eudes Bezerra.

A Segunda Guerra, ocorrida entre os anos de 1939–1945, é notoriamente conhecida pelo horror planejado e executado pelas potências do Eixo (Alemanha, Japão e Itália). Nesta matéria esperamos trazer fatos pouco conhecidos, fotos, charges e demais curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial!

Atualmente, o tema, apesar de trágico, mostra-se como um dos mais estudados, se não for o mais estudado no mundo. Fato normal devido à proximidade com os dias atuais e principalmente por sua grande dimensão e crueldade.

camisetas de história vestindo história
Você conhece a loja Vestindo História? São camisetas com frases e grandes imagens históricas. Acesse já!

SUMÁRIO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1. O que foi a Segunda Guerra Mundial? Resumo
2. Holocausto e Unidade 731, crimes na Segunda Guerra Mundial
3. Livros sobre a Segunda Guerra Mundial? Martin Gilbert!
4. Fotos e Curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial
⠀⠀#1 Mulher afronta prisioneiros alemães
⠀⠀#2 Órfão austríaco: o valor de pequenas coisas!
⠀⠀#3 Registro incrível de caça da RAF atrás de bombardeiro alemão
⠀⠀#4 Foto do início do ataque japonês a Pearl Harbor!
⠀⠀#5 Bandeira soviética sobre o Parlamento Alemão!
⠀⠀#6 August Landmesser se recusa a fazer a saudação nazista
⠀⠀#7 Aliados executam soldados da temida SS em Dachau!
⠀⠀#8 George Blind: encarando a morte com sorriso no rosto!
⠀⠀#9 Sombras de Hiroshima e Nagasaki após os bombardeios nucleares!

1. O QUE FOI A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? RESUMO

A Alemanha, sob o comando de Adolf Hitler, literalmente incendiou a Europa continental, atingindo os continentes africano e asiático. No Oceano Pacífico, o Grande Império do Japão angariou um imenso império com sua poderosa frota naval.

O Japão desejava se expandir, mas sua preocupação com embargos e ameaças políticas colocavam seus planos em xeque. A Itália, por sua vez, via-se em completa desordem e injustiçada com a não promessa dos ganhos a que teria direito após a Primeira Guerra Mundial.

Sobre a Alemanha, também recaía interesses expansionistas e com uma forte sede de vingança alimentada e habilmente canalizada por Hitler e seu ministro da propaganda, Joseph Goebbels. A Alemanha Nazista criou uma nebulosa ideologia para dar respaldo às suas ações e que ainda hoje é bastante debatida.

Em comum, além dos fatos supracitados, um forte nacionalismo (xenofobia) era incentivado às massas para que sustentassem toda a estrutura nacional e engrossassem as fileiras das forças armadas. A propaganda teve papel fundamental em todo o processo.

Iniciando em 1939, a Segunda Guerra Mundial terminaria seis anos depois, em 1945, deixando um rastro de destruição nunca visto antes. Mais de 60 milhões de pessoas foram mortas e centenas de milhões tiveram suas moradias e seus costumes arrasados.

2. HOLOCAUSTO, UNIDADE 731, CRIMES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Um fato extremamente agravante desse conflito recai sobre os campos de concentração e extermínio da Alemanha Nazista onde mais de 12 milhões de pessoas foram assassinadas, com destaque para os judeus com 6 milhões no chamado Holocausto (estima-se que a população de judeus europeus à época era de 9 milhões).

Os alemães também realizavam os mais diversos experimentos com seus escravos, como no campo de Auschwitz em que se destacava o Anjo da Morte, o médico monstro Josef Mengele, que viria a morrer no Brasil, no interior do Estado de São Paulo muitos anos após a guerra.

Os japoneses, no seu molde, criaram a Unidade 731 onde realizavam experimentos práticos com armas biológicas e químicas. Experimentos práticos porque usavam escravos de diversas nacionalidades, sobretudo chineses, para seus testes desumanos.


3. LIVROS SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? MARTIN GILBERT!

Caso queira se aprofundar sobre o maior conflito da história, a referência principal de cada curiosidade sobre a guerra se encontra imediatamente ao seu fim, sendo sempre que possível mediante links para o site da Amazon.

Por que Amazon? Porque comprando livros físicos ou digitais (ebooks) através dos nossos links, você nos ajuda (e sem pagar nada por isso). Somos afiliados do site e ganhamos uma pequena comissão por cada venda.

Uma dica de início é o espetacular livro de Martin Gilbert – A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo.

Dessa forma, caso seja do interesse, você pode adquirir um bom livro e nos ajudar.

Aproveite!


4. FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #1: MULHER AFRONTA PRISIONEIROS ALEMÃES!

camponesas e prisioneiros alemães
Punho cerrado, sorriso irônico e olhar desafiador: mulher afronta prisioneiros alemães. Créditos: autoria desconhecida / AP Photo, ca. 1944.

Durante uma aparente marcha comum em que prisioneiros alemães eram conduzidos por soldados da União Soviética, uma camponesa interrompeu o trabalho, fechou seu punho direito e o direcionou ao “comboio” de invasores germânicos.

O sutil e desafiador gesto parece expressar o contentamento de quem sobreviveu à avassaladora invasão estrangeira para vê-la “vencida” e “acorrentada”.

O registro teria sido cristalizado em meados de 1944. Sabe-se apenas que ocorreu em território soviético, mas seu exato local é desconhecido.

No início de 1944, com seus domínios territoriais cada vez mais reduzidos, as dificuldades se multiplicavam dramaticamente para Alemanha Nazista.

O norte da África já não existia, o gigantesco desembarque Aliado na França era aguardado, os exércitos da URSS cada vez mais se projetavam contra Berlim e a situação na Itália se encontrava amarga – a derrota do Nazismo era inevitável e rapidamente se aproximava.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.


FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #2: ÓRFÃO AUSTRÍACO E SEUS SAPATOS NOVOS!

órfão austríaco ganhando sapatos da cruz vermelha
A simplicidade da felicidade não? Créditos: Gerald Waller.

A emocionante reação de um órfão austríaco de apenas 6 anos ao receber um simples par de sapatos da Cruz Vermelha após a Segunda Guerra Mundial, 1946.

O garoto se chama Werfel e teria perdido sua família durante Segunda Guerra Mundial (1939–1945).

REFERÊNCIA:
THEHISTORIALIST. A Vida É Um Novo Par De Sapatos. Acesso em: 15 abr. 2017

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #3: HAWKER HURRICANE ATRÁS DE BOMBARDEIRO ALEMÃO!

Hawker Hurricane e bombardeiro alemão
Hawker Hurricane atrás de um bombardeiro alemão. Créditos: Adoc-Photos / Corbis, ID: 42-67702677.

Registro incrível de um bombardeiro alemão perseguido por um caça Hawker Hurricane da Real Força Aérea Britânica (RAF), novembro de 1939, Segunda Guerra Mundial.

O Hawker Hurricane, embora desprovido da fama do Supermarine Spitfire, o Hurricane teve um excelente desempenho durante a Segunda Grande Guerra, inclusive nas vitórias onde teria sido responsável por aproximadamente 60% das vitórias da RAF.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #4: O INÍCIO DO ATAQUE JAPONÊS A PEARL HARBOR!

Início do ataque a Pearl Harbor
Registro aéreo ainda “tranquilo” do ataque surpresa japonês à base naval norte-americana de Pearl Harbor, 1941. Créditos: Marinha de Guerra dos Estados Unidos da América. ID: NH50930.

Fotografia do início do ataque japonês à ilha central da base naval dos Estados Unidos em Pearl Harbor, 7 de dezembro de 1941. Registro executado por avião-torpedeiro do Grande Império do Japão.

Na fotografia, podem-se verificar aviões japoneses do lado direito superior da fotografia fazendo as primeiras incursões aéreas.

A explosão no centro é o resultado do torpedeamento – e destruição – do navio norte-americano USS Oklahoma, um antigo navio que forneceu proteção durante os comboios que atravessaram o Atlântico Norte durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

O devastador ataque nipônico arrebatou os Estados Unidos para a guerra, fazendo-o se projetar fortemente sobre o Oceano Pacífico, ampliando ainda mais a carta geográfica da Segunda Guerra Mundial.

REFERÊNCIAS:
CUMMINS, Joseph. As Maiores Guerras da História. trad. Vania Cury. Rio de Janeiro: Ediouro, 2012.
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #5: BANDEIRA SOVIÉTICA SOBRE O PARLAMENTO ALEMÃO!

Bandeira soviética sobre reichstag alemão
A icônica foto de um soldado soviético hasteando a bandeira da União soviética sobre o Reichstag (Parlamento Alemão). Créditos: Evgueni Khaldei.

A fotografia, datada de 2 de maio de 1945 (há grandes controvérsias), tornou-se um dos símbolos da Segunda Guerra Mundial e representou a vitória total dos Aliados sobre a Alemanha Nazista de Adolf Hitler e seus partidários.

Há, entretanto, uma suspeita de que a fotografia tenha sido encenada, ou mesmo montada, pela mídia soviética. Ou, ainda, sido realizada dias após a tomada de Berlim.

Mas uma coisa era certa e definitiva: o registro timbrou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa!

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #6:  AUGUST LANDMESSER SE RECUSA A FAZER A SAUDAÇÃO NAZISTA

August Landmesser se recusa a fazer a saudação nazista
Foto na qual um jovem alemão (August Landmesser) se recusa a fazer a tradicional saudação nazista em um evento político patrocinado pelo Estado Nazista em que o próprio Adolf Hitler estaria presente, 1936. Créditos: autoria desconhecida / Der Spiegel.

August Landmesser se tornou um ícone de resistência quando essa fotografia veio à tona em 1991 através do jornal alemão Der Spiegel. A data original da fotografia seria 13 de junho de 1936.

Pouco se sabe sobre a vida de Landmesser. Sabe-se que havia se filiado ao Partido Nazista em busca de emprego, mas que não compartilhava com as ideias, logo se casando com uma mulher judia, Irma Eckler, quando foi expulso do partido.

Posteriormente o casal tentou fuga, mas foram presos. Tanto August Landmesser quanto Irma Eckler teriam morrido durante a Segunda Guerra Mundial.

Irma teria sido morta em um campo de extermínio em 1942 e Landmesser em meados de 1944, quando obrigado a cumprir pena em um batalhão penal.

Suas mortes foram confirmadas no pós-guerra.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
O Globo. O homem que não saudou os nazistas. Acesso em 09 dez. 2020.

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #7: ALIADOS EXECUTAM SOLDADOS DA TEMIDA SS EM DACHAU!

Aliados executam soldados da SS em Dachau
Soldados estadunidenses prestes a executar prisioneiros alemães (soldados da temível Schutzstaffel, a SS) no campo de concentração de Dachau, na Baviera alemã, 29 de maio de 1945. Créditos: Arland B. Musser.

Após a tomada da posição, os soldados norte-americanos teriam ficado horrorizados com o extermínio que acontecia no campo de concentração e tomado a atitude. Não se sabe quantos guardas alemães foram mortos, mas se fala em algumas dezenas.

As execuções em alguns pontos são contestadas e reputadas como por engano. Diz-se que os prisioneiros alemães, achando que seriam fuzilados, teriam empregado fuga, quando uma equipe de metralhadora dos Aliados abriu fogo de advertência.

Entretanto, os demais soldados aliados, que estavam bem nervosos e exaltados com o que descobriram no campo de concentração, ao escutarem os disparos da sua metralhadora, também abriram fogo contra os soldados alemães, matando-os facilmente.

O inquérito militar aberto para a apuração do evento não resultou em nada por acatar a versão dos soldados norte-americanos.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
BUSCH, Otto. 1945: Americanos libertam o campo de concentração de Dachau. Acesso em: 4 maio 2017.


FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #8: GEORGE BLIND: ENCARANDO A MORTE E A OPRESSÃO COM SORRISO NO ROSTO!

Fotos da Segunda Guerra George Blind quase fuzilada
George Blind, membro da resistência francesa, sorrindo diante do esquadrão de fuzilamento alemão que o executaria, 1944. O fuzilamento, entretanto, não ocorreu. Créditos: autoria desconhecida.

Tratava-se de uma simulação de execução para extrair informações da resistência antinazi, coisa que não funcionou com George Blind.

George acabou sendo enviado para um campo de concentração onde teria sido morto logo na chegada.

Diante da morte maligna, encarar e sorrir ou chorar como uma criança? Independentemente do que seja, resistir à tirania sempre será preciso. Sempre!

Assim, George Blind fez jus à medalha da Resistência Francesa, uma condecoração feita aos que contribuíram com a libertação da França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
Rare Historical Photos. Georges Blind, a member of the French resistance, smiling at a German firing squad, 1944. Acesso em: 16 dez. 2020.

FOTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL #9: SOMBRAS DE HIROSHIMA E NAGASAKI APÓS OS BOMBARDEIOS NUCLEARES!

fotos da segunda guerra mundial sombras de hiroshima e nagasaki
As sombras de Hiroshima e Nagasaki foram com a propagação da radiação térmica das explosões nucleares. Créditos: autoria desconhecida.

O Grande Império do Japão foi bombardeado pelos Estados Unidos da América nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, causando a destruição imediata das cidades de Hiroshima e Nagasaki, respectivamente.

O ataque ocorreu no contexto da Segunda Guerra Mundial e serviu de alerta à nova guerra que se iniciava, a Guerra Fria.

As sombras de Hiroshima e Nagasaki foram diretamente criadas devido à propagação da radiação térmica resultante da detonação dos artefatos nucleares.

A radiação térmica se expande em linha reta até encontrar um corpo — pessoa, animal ou objeto — que a bloqueia e gera (grava) a sombra na superfície.

Nunca a face da terra foi tão dramaticamente alterada. Ainda hoje em dia é possível encontrar as sombras de Hiroshima e Nagasaki estampadas no Japão.

fotos da segunda guerra mundial sombras de hiroshima e nagasaki
As sombras de Hiroshima e Nagasaki ainda hoje podem ser vistas em locais preservados. Créditos: autoria desconhecida.
sombras de hiroshima e nagasaki
Sombras de Hiroshima e Nagasaki. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
NIXON, Tim. GHOSTLY The shadows of Hiroshima: Haunting imprints of people killed by the blast. Acesso em: 16 dez. 2020.

Novas atualizações em abril/2021. Ou antes.

Autor: Eudes Bezerra

33 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top