Curiosidades do mundo para curioso

curiosidades do mundo
Curiosidades do mundo? Sim, você está no lugar certo! Aproveite!

Se gosta de curiosidades do mundo, aqui é o seu lugar. Curiosidades para todo curioso que se preze conhecer e com as devidas fontes para o aprofundamento.

São muitas curiosidade e por isso temos um sumário, onde basta clicar e ir direto aos pontos que te interessam mais! Para facilitar ainda mais: em negrito, encontram-se as curiosidades mais procuradas.

São curiosidades sobre a Pré-História, a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Uma mistura de curiosidades de várias épocas.

Diferentemente do restante do site, esse tipo de matéria exige a colocação imediata da sua respectiva referência bibliográfica, o que será logo percebido (e espero que ajude!).

camisetas de história vestindo história
Você conhece a loja Vestindo História? São camisetas com frases e grandes imagens históricas. Acesse já!

CURIOSIDADES DO MUNDO

#1 Selo da câmara mortuária de Tutancâmon
#2 Ramsés II marqueteiro
#3 Toma o teu! Bombardeio com as mãos
#4 Estandarte do Espírito mongol
#5 Simo Häyhä, a Morte Branca
#6 Fidel Castro quase assassinado (de novo novamente outra vez…)
#7 Nenhum engenheiro do Titanic sobreviveu ao naufrágio: morreram tentando ajudar
#8 Al Pacino quase vetado de O Poderoso Chefão
#9 Cleópatra era bonita? não se sabe
#10 Alfred Nobel e o susto de sua biografia manchada
#11 Minissaia, uma das marcas da luta feminista
#12 Lênin infiltrado pela Alemanha na Rússia
#13 Striper, engenheiro e bomba nuclear, a invenção do biquíni
#14 Fotos pós-morte… Registrando defuntos
#15 Cirurgia médica antes da anestesia
#16 Che Guevara mimado por Mao Tsé-tung
#17 Nikola Tesla em seu laboratório ao lado do Transmissor de Ampliação
#18 Balas da Guerra da Crimeia fundidas no ar
#19 Pólvora… Demônios à espreita de Bertoldo Schwarz
#20 Testando carros no telhado da fábrica da Fiat em 1929
#21 Nicolau II e Jorge V: primo quase idênticos!
#22 Os primos Jorge V, Nicolau II e Guilherme II a caminho da Primeira Guerra Mundial!
#23 Muhammed Ali salva homem do suicídio!
#24 O auge da caça às baleias!
#25 Queda a 3 mil metros sem paraquedas!
#26 Vincenz Czerny, o Pai da cirurgia cosmética de mama
#27 A exuberante Sophia Loren em Paris, 1956
#28 Salvador Dalí e Raquel Welch

#1 – CURIOSIDADES DO MUNDO: SELO DA CÂMARA MORTUÁRIA DE TUTANCÂMON

Selo da câmara de Tutancâmon
Selo da câmara de Tutancâmon. Créditos: Harry Burton/Griffith Institute/National Geographic Society: Coleção Tesouros do Egito, vol. 5.

Quando Howard Carter, o arqueólogo responsável pela descoberta da câmara mortuária do faraó Tutancâmon, deparou-se com a porta de entrada de sua incrível descoberta, logo se atentou a alguns buracos existentes no arcabouço.

As perfurações indicavam que alguém havia chegado antes e tentado abrir a câmara. Após perícias minuciosas, concluiu-se que os possíveis saqueadores de túmulos foram impedidos de entrar, pois nem mesmo os selos reais, que há mais de 3 mil anos selavam a câmara faraônica, foram violados.

Parte da conclusão recai sobre o fato de que nenhum arqueólogo ou afim, em sã consciência, danificaria a descoberta; os saqueadores, por outro lado, pouco ou nada se importam com registros históricos, mas apenas com o que podem auferir em dinheiro.

Outrossim, os buracos provavelmente foram feitos há bastante tempo e, talvez, a pergunta que mais intrigue os estudiosos é o quê teria barrado o avanço dos eventuais larápios de túmulo.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:

The History Channel Iberia B.V.. 365 dias que mudaram o mundo. trad. Mariana Marcoantonio. São Paulo: Planeta, 2014.

#2 – CURIOSIDADES DO MUNDO: RAMSÉS II MARQUETEIRO

Estátua de Ramsés o Grande
Estátua de Ramsés, o Grande. Créditos: Alberto Loyo / Shutterstock.

Ramsés II, conhecido como o chamado Faraó Guerreiro e possivelmente mais famoso do Egito Antigo, tinha o hábito feio de apagar nomes de estátuas de outros faraós para atribui-las a si próprio. Sem dúvida um tremendo de um marqueteiro (e com mais de três mil anos!).

Isso não seria de se espantar, visto que sua ambição não parecia conhecer limites. Em certa ocasião teria pedido ao seu “pai”, Amon (posteriormente Amon-Rá) — poderoso deus da Mitologia Egípcia — que todo o Universo se curvasse a ele.

…Nada contra, sabe? Cada um com as suas ideias e também não foi à toa que ficou conhecido como Ramsés, o Grande.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:

SALVADOR, Arlete. Cleópatra: como a última rainha do Egito perdeu a guerra, o trono e a vida e se tornou um dos maiores mitos da História. São Paulo: Contexto, 2011.

#3 – CURIOSIDADES DO MUNDO: TOMA O TEU! BOMBARDEIO COM AS MÃOS

aviador jogando bomba
Um aviador britânico deixa cair uma bomba, completa com mensagens escritas, no inimigo. Créditos: TopFoto / The Image Works.

As primeiras bombas aéreas eram arremessadas com as mãos. Talvez daí que se tenha surgido expressões, como “toma o teu!”, “segura essa bomba!” ou “pensa rápido, ferinha!”. Brincadeirinha [de mau gosto].

Acontece o seguinte: no início da Primeira Guerra Mundial (1914–1918) a aviação era bem rudimentar e bem direcionada a atividades simples, como a de reconhecimento territorial.

Porém, as necessidades que foram surgindo no decorrer do conflito trouxeram grandes modificações até que alguém teve a ideia de, além de binóculos e metralhadoras, pôr bombas, surgindo assim, os primeiros bombardeiros aéreos em massa.

aviador alemão soldando bomba
Aviador bombardeiro alemão prestes a soltar bomba. Créditos: Max Pohly / The LIFE Picture Collection / Getty Images.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
WILLMOTT, H. P.. Primeira Guerra Mundial. trad. Cecília Bartalotti, Myriam Campello, Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

#4 – CURIOSIDADES DO MUNDO: O ESTANDARTE DO ESPÍRITO MONGOL

cavaleiros mongóis com estandarte do espírito
Mongóis com o Estandarte do Destino. Créditos: autoria desconhecida.

Nas antigas crenças da Mongólia, quando Gengis Khan, Subotai e Tamerlão lideravam as incríveis campanhas das hordas asiáticas, os chamados Estandartes do Espírito sempre eram levados consigo.

Sobre as flâmulas residia o simbolismo de que, vivo ou morto, representaria o guerreiro: quando vivo, seria o belo amanhecer nas planícies a guiar seu destino; quando morto, tornava-se o local de descanso de sua alma que inspiraria as gerações do porvir.

Nas palavras de Jack McIver Weatherford (2010, p. 16), autor de Gengis Kahn e a formação do mundo moderno:

Gengis Khan tinha um estandarte de crinas de cavalo branco para usar em tempos de paz e outro de crinas negras para guiá-lo na guerra. O branco desapareceu cedo na história, mas o negro sobreviveu como o repositório da sua alma”.

Os estandartes do maior conquistador territorial da história, Gengis Khan, assim como o seu túmulo, permanecem desconhecidos.

Estandartes do Espírito mongóis
Estandartes do Espírito mongóis. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
WEATHERFORD, Jack McIver. Gengis Kahn e a Formação do Mundo Moderno. trad. Jorge Ritter. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

#5 – CURIOSIDADES DO MUNDO: SIMO HÄYHÄ, A MORTE BRANCA

Simo Häyhä camuflado
Simo Häyhä usando sua tradicional camuflagem. Um incrível instinto de caça, era absoluto no que fazia. Créditos: autoria desconhecida.

maior atirador de elite da história, o finlandês Simo Häyhä, deve seu apelido — Morte Branca — mais a um conflito e não apenas pelas vestes brancas utilizadas na neve e alto número de mortes.

Pois bem, costuma-se dizer que a alcunha “Morte Branca” provém exclusivamente do uso da tradicional camuflagem militar finlandesa aliada ao alto número de mortes, mas apenas em parte.

O termo “Branca” também encontraria o devido respaldo nos Brancos vitoriosos que lutaram contra os Vermelhos na Guerra Civil Finlandesa, em 1918: os Brancos (conservadores não-socialistas) eram contra o domínio russo, sendo apoiados pelos alemães, enquanto que os Vermelhos (socialistas) encontravam seus pares na então União Soviética. Simo lutou duramente contra o domínio soviético.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
GILBERT, Adrian. Enciclopédia das Guerras: Conflitos Mundiais Através do Tempo. trad. Roger dos Santos. São Paulo: M. Books, 2005.

#6 – CURIOSIDADES DO MUNDO: FIDEL CASTRO QUASE ASSASSINADO (de novo novamente outra vez…)

Fidel Castro com jornal
“Toda polícia em alerta. Tudo para matar Castro!” — diz a manchete do Journal-American. Créditos: Bettmann / Getty Images.

Charuto venenoso, terno envenenado, seringa hipodérmica e até mulher fatal… Nada derrubou o líder da Revolução Cubana, Fidel Alejandro Castro Ruz, o comandante Fidel Castro.

O líder cubano entrou para o Livro dos Recordes (Guinness Book) como “a pessoa que mais vezes foi alvo de tentativas de assassinato do mundo”. Fidel teria sobrevivido a 638 tentativas de assassinado de acordo com fontes cubanas, sendo a maioria elaborada pela agência de inteligência americana, a famosa (e incompetente?!) CIA.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
CARONTE, Jorge. 12 fatos sobre Fidel que mudarão a impressão que você tem dele. Acesso em: 9 out. 2017.

#7 – CURIOSIDADES DO MUNDO: NENHUM ENGENHEIRO DO TITANIC SOBREVIVEU AO NAUFRÁGIO: MORRERAM TENTANDO AJUDAR

homens sentados e em pé no titanic
Engenheiros do RMS Titanic. Créditos: autoria desconhecida.

Cientes da grave situação após a colisão contra o iceberg, os engenheiros tentaram evitar o naufrágio a todo custo. Porém, a situação se revelou gravíssima e sem volta. Então todos decidiram permanecer para atrasar o colapso total e dar mais tempo às pessoas que desesperadamente tentavam se salvar. Heroísmo.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
COLTMAN, Richard. Engineers Memorial. Acesso: 14 jan. 2018.

#8 – CURIOSIDADES DO MUNDO: AL PACINO QUASE VETADO DE O PODEROSO CHEFÃO

Al Pacino como Michael Corleone
Al Pacino em um dos momentos mais icônicos da trilogia de Francis Coppola, quando don Michael Corleone se encontrava sozinho e submerso em seus pensamentos. Créditos: O Poderoso Chefão, Parte II (EUA, Coppola, 1974).

Hoje em dia é impossível não associar Al Pacino à superprodução, mas, antes das gravações serem iniciadas, o ator encontrou bastante resistência por parte dos financiadores da produção por ser pouco conhecido e de baixa estatura, quase sendo vetado do papel.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
POZZI, Sandro. Máfia de ‘O Poderoso Chefão’ não precisa de efeitos especiais. Acesso em: 17 mar. 2019.

#9 – CURIOSIDADES DO MUNDO: CLEÓPATRA ERA BONITA? NÃO SE SABE

Elizabeth Taylor interpretando Cleópatra
Elizabeth Taylor interpretando a rainha egípcia: sua beleza reforçou o senso comum de que a rainha ptolomaica era detentora de grandes atributos físicos. Créditos: Cleópatra, de 1963 (UK, SWI, EUA; Mankiewicz; 1963).

Apesar de amplamente propagada, não existe indício algum de que Cleópatra tenha possuído uma beleza arrebatadora. Não se encontra nem concordância sobre a origem de sua mãe, se grega, macedônia ou africana.

Ora reputada como de beleza extraordinária ora como de beleza comum (às vezes até feia), Cleópatra, no fundo, teria sido muito mais do que se comenta.

De fato, era mestra na arte da sedução, mas, talvez, por algo muito além da sua aparência física: a inteligência. Extremamente inteligente, refinada e articulada, Cleópatra falava diversos idiomas, conhecia matemática, alquimia e história. Teve o privilégio de viver na cidade fundada por Alexandre, o Grande, Alexandria, o maior centro intelectual do mundo conhecido até então.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
SALVADOR, Arlete. Cleópatra: como a última rainha do Egito perdeu a guerra, o trono e a vida e se tornou um dos maiores mitos da História. São Paulo: Contexto, 2011.

#10 – CURIOSIDADES DO MUNDO: ALFRED NOBEL E O SUSTO DE SUA BIOGRAFIA MANCHADA

ilustração de homem trabalhando
Ilustração de Alfred Nobel trabalhando em alguma de suas experiências. Créditos: GraphicaArtis / Getty Images.

Em 1864, o criador do Prêmio Nobel, o sueco Alfred Bernhard Nobel, teve a tristeza de perder seu irmão caçula — Emil Nobel — em um trágico acidente de trabalho, quando sua fábrica de explosivos foi pelos ares.

A morte de Emil deu a Alfred Nobel uma oportunidade que poucos já tiveram: ler seu próprio obituário. Isto é, saber o que seria escrito após a sua morte. Acontece que o jornal, pensando se tratar da morte de Alfred, publicou um longo obituário que teria deixado o inventor da dinamite horrorizado.

Não desejando deixar esse legado, Alfred procurou recompensar aqueles que se dedicassem ao progresso da humanidade, nascendo, assim, o famoso Prêmio Nobel.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
WEIR, Stephen. As piores decisões da história: e as pessoas que as tomaram. trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.

#11 – CURIOSIDADES DO MUNDO: MINISSAIA, UMA DAS MARCAS DA LUTA FEMINISTA

quatro feministras protestando por minissaias
Protesto londrino onde jovens erguem cartazes, sendo possível ler no primeiro: mini skirt forever (“Minissaia para sempre”). Créditos: Larry Ellis, Getty Images.

A minissaia, ainda que de origem controversa, teria surgido pelas mãos da estilista britânica Mary Quant na década de 1960 e logo invadido as ruas ora renovando a moda ora participando da causa feminista.

O novo item, juntamente com a pílula anticoncepcional, mudou hábitos para sempre e fez parte da chamada Revolução Sexual.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
FOREMAN, Katya. Short but sweet: the miniskirt. Acesso em: 17 jun. 2017.

#12 – CURIOSIDADES DO MUNDO: LÊNIN INFILTRADO PELA ALEMANHA NA RÚSSIA

Lênin disfarçado com cabelo e boné
Vladimir Ilyich “Lênin” Ulyanov disfarçado. Créditos: autoria desconhecida.

O russo Vladimir Lênin disfarçado em 1917, quando, com apoio do Império da Alemanha, foi secretamente inserido na Rússia numa tentativa de sabotar o decadente e cada vez mais instável governo do czar Nicolau II.

O mundo vivia a Primeira Guerra Mundial (1914–1918) e a guerra contra os alemães se mostrava extremamente dura com derrota após derrota.

Ainda em 1917 os russos, sem condições de enfrentar a Alemanha de Guilherme II, renderam-se e se retiraram da Grande Guerra. A Revolução Russa (Bolchevique) estava em marcha e logo nasceria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX. São Paulo, SP: Fundamento, 2008.

#13 – CURIOSIDADES DO MUNDO: STRIPER, ENGENHEIRO E BOMBA NUCLEAR, A INVENÇÃO DO BIQUÍNI

Louis Réard e duas modelos
Louis Réard e duas modelos em seu estúdio. Créditos: autoria desconhecida.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939–1945), os recursos materiais na Europa se encontravam escassos devido à reconstrução do continente que havia ardido em chamas por 6 longos anos por causa da ameaça nazista.

Era o primeiro verão sem a maldita guerra em 6 anos e a sensação de liberdade tomava conta da Europa que buscava voltar aos velhos hábitos, sendo o biquíni um reflexo desse sentimento.

Outro fator determinante era do fato do biquíni ser uma alternativa barata para suprir o bronze das mulheres devido à escassez de recursos, já que os tradicionais trajes de banhos eram grandes e requeriam bastante tecido.

A estreia do biquíni ocorreu no dia 5 de julho de 1946 em uma piscina popular de Paris, a Piscine Molitor, com a striper Micheline Bernardini.

A concepção do biquíni recai sobre Louis Réard, um engenheiro automobilístico francês que teve a ideia quando ficou à frente da confecção de lingerie da sua mãe.

O nome escolhido por Louis (biquíni) foi inspirado no devastador teste nuclear realizado pelos Estados Unidos no Atol de Biquíni dias antes (1º de julho).

O biquíni causou sucesso imediato e escandaloso na sociedade, sendo censurado até pelo Papado, mas não teve jeito: virou moda no Ocidente e o seu tamanho, o que tanto incomodava os mais puritanos, ficou até menor.

guarda multando banhista por usar biquíni
Policial multando mulher por usar biquíni em praia italiana, 1957. O biquíni, quando lançado, causou um tremendo choque na sociedade que o via erroneamente como indecente e pecador, sendo, inclusive proibido seu uso em público durante algum tempo. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
MÖDERLER, Catrin. 1946: Apresentado o primeiro biquíni. Acesso em: 28/02/2019.

#14 – CURIOSIDADES DO MUNDO: FOTOS PÓS-MORTE… REGISTRANDO DEFUNTOS

mãe com seu bebê em foto post-mortem
Registro fotográfico post-mortem de mãe com seu bebê. Créditos: autoria desconhecida.

Embora a ideia de tirar fotos de cadáveres atualmente seja algo até bizarro, durante muito tempo foi algo comum e bem visto.  Crianças, por exemplo, muitas não chegavam aos 5 anos de idade e fotos mantinham a boa lembrança.

Durante a Era Vitoriana (1837–1901), a prática de fotografar entes queridos era algo absolutamente normal e buscava amenizar a perda, visto que à época epidemias de difteria, cólera e tifo matavam milhares na Inglaterra.

Interessante afirmar que os mortos costumavam sair mais bem definidos nas fotos do que os próprios vivos. Isso se dava pela lentidão de registro das antigas câmeras fotográficas.

Diferentemente dos vivos, os defuntos não se mexiam (ainda bem!) e isso era o ideal para que as fotos ficassem nítidas.

Fotos post-mortem
Fotos post-mortem. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
BELL, Bethan. A perturbadora arte de fotografar mortos. Acesso em: 1º fev. 2019.


#15 – CURIOSIDADES DO MUNDO: CIRURGIA MÉDICA ANTES DA ANESTESIA

Antes da adorável anestesia, “introduzida” a partir de 1846, as cirurgias eram realizadas da forma mais rápida possível, visto que os pacientes eram operados acordados e conscientes.

Uma intervenção cirúrgica de complexidade mediana, se realizada de forma lenta, muitas vezes terminava em óbito pela grande perda de sangue, não antes sem causa uma tremenda dor ao paciente.

Outro grande perigo residia sobre as péssimas condições de higiene e assepsia, que propiciavam alto número de infecções pós-cirúrgicas.

pessoas segurando homem em cirurgia sem anestesia
Muitos cirurgiões se tornaram celebridades pela capacidade de decepar membros humanos em tempo recorde. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
Projeto Medicina. Como eram feitas as cirurgias sem anestesia no século 19. Acesso em: 3 abr. 2018.


#16 – CURIOSIDADES DO MUNDO: “CHE” GUEVARA MIMADO POR MAO TSÉ-TUNG

O então líder da República Popular da China, Mao Tse-tung, buscou cortejar Ernesto “Che” Guevara tratando-o maravilhosamente bem, quando o revolucionário sul-americano visitou a China em novembro de 1960, ano seguinte à bem-sucedida Revolução Cubana.

No encontro, além do aperto de mão gentil e conversas a portas fechadas, Mao concedeu um “empréstimo” de sessenta milhões de dólares que acabou não sendo pago (nem precisaria), porque o líder chinês desejava criar uma zona de influência política para a China.

No entanto, algum tempo depois Guevara teria sido deixado de lado após começar a ser visto como competidor – Ernesto “Che” Guevara cada vez mais se tornava popular diante do mundo.

Che Guevara e Mao Tsé-Tung apertando as mãos
Registro de novembro de 1960, China. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
CHANG, Jung; HALLIDAY Jon. Mao: A história desconhecida. trad. Pedro Soares. São Paulo: Companhia de Letras, 2006.

#17 – CURIOSIDADES DO MUNDO: NIKOLA TESLA EM SEU LABORATÓRIO AO LADO DO TRANSMISSOR DE AMPLIAÇÃO

O Transmissor de Ampliação, embora fosse um protótipo, gerava milhões de volts e seria capaz de levar eletricidade às cidades sem a necessidade de cabos. Infelizmente, o projeto, ainda que tão extraordinário, teve seu financiamento encerrado.

A realidade que Tesla vislumbrou no século XIX somente agora, no século XI, tornou-se possível, mas ainda distante de tornar a eletricidade universal e gratuita, como desejava o pai da Corrente Alternada.

Nikola Tesla em seu laboratório ao lado do seu Transmissor de Ampliação
O gênio croata Nikola Tesla sentado em seu laboratório ao lado do seu Transmissor de Ampliação, Colorado, EUA, 1899. Créditos: Dickenson V. Alley.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
GRIMMINCK, Robert. 10 Greatest Inventions of Nikola Tesla. Acesso em: 9 out. 2017.

#18 – CURIOSIDADES DO MUNDO: BALAS DA GUERRA DA CRIMEIA FUNDIDAS NO AR

Achado na Crimeia, o artefato combinado é fruto da rara – e improvável – fundição entre balas durante a Guerra da Crimeia, no século XIX. Trata-se da junção de uma bala de origem francesa com uma russa e que é praticamente impossível distinguir uma da outra.

A descoberta foi realizada por um ucraniano que pretendia vender souvenir’s da referida guerra a colecionadores e museus militares, sendo tal relíquia encontrada no antigo teatro de batalha da Vila de Balaclava, um distrito da cidade peninsular de Sebastopol.

Certamente outras balas se chocaram durante as guerras. Todavia, além do choque e fundição, as balas também teriam que ser encontradas – fato raro, ainda mais sabendo que a Guerra da Crimeia cessou há quase 160 anos.

balas fundidas
Balas fundidas da Guerra da Crimeia. Créditos: autoria desconhecida.
balas da guerra da crimeia fundidas
Já tinha imaginado isso? Incrível. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
STEWART, Will. Bang on target! Crimea War bullets collided in a billion-to-one chance. Acesso em: 30 abril 2014.

#19 – CURIOSIDADES DO MUNDO: PÓLVORA, DEMÔNIOS À ESPREITA DE BERTOLDO SCHWARZ

A gravura abaixo retrata o alquimista alemão Bertoldo Schwarz fabricando pólvora, ao passo que seu assistente trabalha na produção de um canhão.

Os dois são assistidos por demônios (ou equivalentes), o que sugere a opinião do autor acerca da pólvora.

Provavelmente descoberta na China e usada popularmente na produção de fogos de artifício e armas de fogo desde o século X, a pólvora só chegou à Europa em meados do século XIII tão logo caindo no gosto de reis e príncipes beligerantes.

O histórico líder mongol, Gêngis Khan, e suas temidas hordas teriam sido os responsáveis pela difusão da tecnologia.

Na guerra, a introdução da pólvora provocou uma verdadeira revolução tecnológica, quando grandes muralhas e poderosos castelos — antes inexpugnáveis — começaram a ruir ao rugido de canhões. Estava decretado o fim da era dos castelos.

Bertoldo Schwarz fazendo pólvora
Demônios à espreita de Bertoldo Schwarz…
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
JESTICE, Phyllis G. História das Guerras e Batalhas Medievais. O Desenvolvimento de Técnicas, Armas, Exército e Invenções de Guerra na Idade Média. trad. Milton Mira de Assumpção Filho. São Paulo: M. Books, 2012.

CURIOSIDADES DO MUNDO #20: TESTANDO CARROS NO TELHADO DA FÁBRICA DA FIAT EM 1929!

curiosidades do mundo: antiga fábrica da fiat em lingotto
A antiga fábrica da FIAT foi criada em um ambiente mais que especial, o edifício Lingotto. Créditos: Francesetti L..

A fábrica foi inaugurada em 1923 e tinha uma linha de produção ascendente, onde a cada andar que o carro subia mais completo ele estaria.

E a inovação que chamou muita atenção recaiu sobre uma incrível pista de testes no telhado do prédio!

Confira mais imagens:

Curiosidades do mundo: antiga fábrica da Fiat
Antiga fábrica da FIAT de Lingotto com pista de testes no “telhado”. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIAL:
MOREIRA, Susanna. Uma pista de testes na cobertura: a arquitetura industrial da Fábrica da Fiat em Lingotto. Acesso em: 15 out. 2019.

CURIOSIDADES DO MUNDO #21:  NICOLAU II E JORGE V: PRIMO QUASE IDÊNTICOS!

curiosidades: semelhança entre Jorge V e Nicolau II
Neste registro fotográfico realizado na capital inglesa em julho de 1893, em que o czar Nicolau II e o rei Jorge V, respectivamente, posam para álbum de família, fica evidente a tamanha semelhança física que ambos compartilhavam. Créditos: autoria desconhecida.

Ambos os monarcas viveram nos séculos XIX e XX e, assim como outro ilustre primo, Guilherme II (kaiser/imperador da Alemanha), testemunharam — e fomentaram — disputas nacionalistas.

Disputas estas que fariam a Europa descer à barbárie generalizada com a deflagração da Primeira Guerra Mundial em 28 de junho de 1914.

Nicolau II foi o último czar da Rússia e morreu fuzilado em 1918, quando os bolcheviques liderados por Vladimir Lenin triunfaram na chamada Revolução Russa.

Jorge V morreu no início de 1936 em decorrência de problemas pulmonares e uma queda de cavalo sofrida em 1915.

semelhança entre os primos nicolau II e Jorge V
Os primos Nicolau (sentado) e Jorge (em pé) eram constantemente confundidos, quando juntos e sem os distintivos da realeza de cada país, pela grande semelhança que compartilhavam. Créditos: autoria desconhecida.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
CARTER, Miranda. Três imperadores: três primos, três impérios e o caminho para a Primeira Guerra Mundial. trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

CURIOSIDADES DO MUNDO #22: OS PRIMOS JORGE V, NICOLAU II E GUILHERME II A CAMINHO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL!

curiosidades do mundo
Você sabia Guilherme II (1º), kaiser do império alemão, Jorge V (2º), rei do império britânico, e Nicolau II (3º), czar do império russo, eram primos, sendo os dois primeiros netos da famosa rainha Vitória, da Inglaterra? Pois é, eram primos e próximos na medida do possível. Créditos: autorias desconhecida.

Todos os monarcas viveram nos séculos XIX e XX e Guilherme seria o primo mais afastado e pomposo dos três. A Alemanha havia sido unificada após a Guerra Franco-Prussiana (1870–1871) e o kaiser desejava se igualar ou superar os seus pares – feito brevemente concluído em partes.

Contudo, todos os três – e tantos outros monarcas de outros países – fomentaram acirradamente disputas nacionalistas que fariam a Europa descer à barbárie generalizada.

Barbárie generalizada quando as chamadas nações “civilizadas” deram início à Primeira Guerra Mundial (quando foram abertos os fervorosos portões da Era dos Extremos – o século XX).

REFERÊNCIA PRINCIPAL:

CARTER, Miranda. Três imperadores: três primos, três impérios e o caminho para a Primeira Guerra Mundial. trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.

CURIOSIDADE DO MUNDO #23: MUHAMMED ALI SALVA HOMEM DO SUICÍDIO!

curiosidades do mundo
Em 1981, em Los Angeles, um veterano da Guerra do Vietnã com depressão subiu no 9º andar de um prédio para se suicidar. Logo gerou um grande tumulto na frente do edifício. Créditos: CBS TV.

Diversas autoridades tentaram fazer com que o veterano desistisse da ideia de se jogar, mas o homem só desistiu quando o campeão mundial de boxe dos pesos pesados, Muhammed Ali, chegou.

Ali conversou por cerca de 20 minutos com o rapaz que foi levado a uma enfermaria psiquiátrica para tratamento.

O pugilista acompanhou o jovem no tratamento, pagou seus estudos, tornou-se seu conselheiro e amigo.

REFERÊNCIAS PRINCIPAL:

THUNDER, Peter Black. «Eres mi hermano y te quiero»: un ángel salvador llamado Muhammad Ali. Acesso em: 09 jan. 2021.

CURIOSIDADES DO MUNDO #24: BALEEIRO DO INÍCIO DO SÉCULO XX – O AUGE DA CAÇA ÀS BALEIAS

curiosidades do mundo
“Baleeiro e baleias mortas”, Spitsbergen, na Noruega. Créditos: ©Hulton-Deutsch Collection / CORBIS. ID: HU020608.

O navio baleeiro de bandeira norueguesa fotografado na ilha de Spitsbergen, em 1º de julho de 1905. Spitsbergen é a maior ilha do arquipélago de Svalbard (território norueguês) e se situa ao norte da Escandinávia.

Tal arquipélago serviu de base para grandes empreendimentos de caças às baleias e outros animais marinhos, sobretudo por noruegueses, dinamarqueses, ingleses, holandeses e franceses.

Na fotografia é possível ver diversas baleias (provavelmente já abatidas como de costume) à espera da desossa.

No início do século XX, os navios baleeiros ainda não possuíam capacidade para trazê-las a bordo, assim, uma por uma, eram emparelhadas ao navio e realizado o desmembramento, sendo peça por peça içada à embarcação.

Entretanto, estima-se que apenas 10% do peso total do animal era aproveitado, sendo o resto descartado.

O óleo que era utilizado na iluminação pública, como lubrificante e na fabricação de sabão, margarinas, fertilizantes e tintas; gordura: utilizada na fabricação de cosméticos e medicamentos (especialmente em unguentos para dores de barriga); ossos: leves como os ossos dos peixes e resistentes como os dos mamíferos, eram os preferidos da indústria de móveis; barbatanas: graças a sua flexibilidade, eram utilizadas pela indústria da moda, de espartilhos, anáguas e sombrinhas; âmbar: retirado dos intestinos da baleia, era usado na indústria de perfume”. (MIRANDA, 2005, p. 8)

No fim do século XIX, os baleeiros, seguindo a evolução industrial naval, foram aperfeiçoados. Deixando as velas e o lançamento manual do arpão, passaram a ser movidos a vapor e a disparar seus arpões a partir de canhões.

Com isso, o número de animais abatidos teria saltado de 2 mil, em 1900, para 20 mil em 1911.

Atualmente, há organizações não governamentais (ONGs) – como a Sea Sheperd – que trabalham em virtude da preservação dos cetáceos.

Além dos métodos mais diplomáticos para evitar ou minimizar a caça, há, por vezes, o “enfrentamento” em alto mar com técnicas bem específicas, como a utilização de “bombas de fedor” (irritam os caçadores e causam mal cheio à carne dos animais) e manobras de alto risco em que um barco é posto entre o baleeiro e a própria baleia – o que evita que o animal seja içado à embarcação e assim desmembrado.

REFERÊNCIAS PRINCIPAIS:

MIRANDA, Celso. A bordo de um baleeiro. Revista Aventuras na História. São Paulo: Abril, n. 24, p.8-9, ago. 2005.
ROMERO, Luiz; DAVINO, Ricardo; GIOVANI, Carlo. Como funciona a caça aos caçadores. Disponível em: << >>. Acesso em: 19 jul. 2013.
Sea Sheperd Brasil Oficial. Disponível em: << http://seashepherd.org.br/ >>. Acesso em: 25 jul. 2013.

#25 CURIOSIDADE DO MUNDO: QUEDA A 3 MIL METROS SEM PARAQUEDAS

juliane koepcke queda de avião
Juliane Koepcke, uma jovem de 17 anos à época em que caiu e sobreviveu a uma Queda de Avião de aproximadamente 3 mil metros de altura sem paraquedas. O acidente vitimou todos os demais passageiros e tripulantes. Créditos: autoria desconhecida.

No dia 24 de dezembro de 1971 Juliane viajava com sua mãe de Lima para Pucallpa, no Peru, quando o avião em que viajava teve uma das asas destruída por um raio.

Juliane, apesar dos ferimentos, principalmente nas pernas, sobreviveu milagrosamente à queda por estar presa ao seu assento.

Acredita-se que a vegetação da Amazônia peruana tenha amortecido a queda.

A jovem ainda teve forças para caminhar na selva durante 10 dias até encontrar ajuda.

Conseguiu se salvar seguindo um dos conselhos do seu pai, um renomado zoólogo alemão, que dizia para se manter no curso de rios quando perdida na floresta, já que as pessoas geralmente se estabelecem nas proximidades.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:

ESTADÃO. Mulher conta como sobreviveu sozinha a queda de 3 mil metros na Amazônia peruana. Acesso em: 07 maio 2018.

#26 CURIOSIDADES DO MUNDO: VINCENZ CZERNY, O PAI DA CIRURGIA COSMÉTICA DE MAMA

Vincenz Czerny em cirurgia aula
O médico Vincenz Czerny (em destaque e com grande barba branca) com Dr. Levi Cooper Lane à direita, durante aula em um anfiteatro, 1916. Créditos: autoria desconhecida.

Czerny, um renomado cirurgião-médico alemão, desenvolveu inúmeros procedimentos operatórios, destacando-se suas intervenções para com o câncer.

Entre os feitos do médico, encontram-se a histerectomia total (remoção cirúrgica do útero) e o primeiro relato científico de um implante mamário, ocasião em que ficou conhecido como o Pai da cirurgia cosmética de mama.

Vincenz Czerny dedicou sua vida ao tratamento do câncer, sempre tentando amenizar o sofrimento de suas pacientes.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:

WOLGAST, Eike; DRÜLL-ZIMMERMANN, Dagmar. Das Heidelberger Gelehrtenlexikon. Acesso em: 15 jan. 2018.

#27 CURIOSIDADES DO MUNDO: A EXUBERANTE SOPHIA LOREN EM PARIS, 1956

sophia loren em paris torre eiffel
Sophia Loren em Paris para divulgação do filme “Pão, Amor e…” (ITA; Risi; 1955), 24 de março de 1956. Créditos: Jack Garofalo / Getty Images.

Vista de perfil, recostando-se no parapeito, com as mãos nos quadris e olhando para o céu como se desafiasse os raios do Sol, é possível encontrar todo o charme da extraordinária e talentosa Sophia Loren numa fotografia espontânea, enquanto descansava na varanda do hotel que se encontrava hospedada. Diva.

…Ah, claro, a Torre Eiffel se encontra ao fundo!

REFERÊNCIA PRINCIPAL:

PARIS MATCH. Sophia Loren, “divina”, na frente das lentes de Jack Garofalo. Acesso em: 15 jan. 2018.

#28 CURIOSIDADES DO MUNDO: SALVADOR DALÍ E RAQUEL WELCH

salvador dalí e raquel welch
Salvador Dalí pintando um retrato da sex symbol Raquel Welch para uma campanha publicitária do filme Viagem Fantástica (EUA; Fleischer; 1966). Créditos: Arquivo Hulton / Getty Images.

O que acha do retrato do excêntrico artista espanhol?

Raquel Welch foi uma famosa atriz, transformada em sex symbol, que tem em seu currículo películas como Viagem Fantástica, Os Três Mosqueteiros e Mil Séculos Antes de Cristo.

Sobre Viagem Fantástica, tem-se o roteiro com nada menos do que Issac Assimov.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:

BONHAMS. Portrait of Raquel Welch. Acesso em: 24 jan. 2018.


Gostou? Fique de olho, pois sempre estamos trazendo mais curiosidades do mundo para curiosos que se prezam!

E a nossa loja, a Vestindo História, conhece? Temos camisas com estampas históricas incríveis. Dá uma olhada!

camisetas de história


IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]
Autor: Eudes Bezerra

33 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top