Curiosidades do mundo para curioso

curiosidades do mundo
Curiosidades do mundo? Sim, você está no lugar certo! Aproveite!

Se gosta de curiosidades do mundo, aqui é o seu lugar. Curiosidades para todo curioso que se preze conhecer e com as devidas fontes para o aprofundamento.

São curiosidades sobre a Pré-História, a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Uma mistura de curiosidades de várias épocas.

Diferentemente do restante do site, esse tipo de matéria exige a colocação imediata da sua respectiva referência bibliográfica, o que será logo percebido (e espero que ajude!).

camisas de história
COMPRE SUA CAMISA HISTÓRICA AGORA!

SUMÁRIO

#1 Selo da câmara mortuária de Tutancâmon
#2 Ramsés II marqueteiro
#3 Toma o teu! Bombardeio com as mãos
#4 Estandarte do Espírito mongol
#5 Simo Häyhä, a Morte Branca
#6 Fidel Castro quase assassinado (de novo novamente outra vez…)
#7 Nenhum engenheiro do Titanic sobreviveu ao naufrágio: morreram tentando ajudar
#8 Al Pacino quase vetado de O Poderoso Chefão
#9 Cleópatra era bonita? não se sabe
#10 Alfred Nobel e o susto de sua biografia manchada
#11 Minissaia, uma das marcas da luta feminista
#12 Lênin infiltrado pela Alemanha na Rússia
#13 Striper, engenheiro e bomba nuclear, a invenção do biquíni
#14 Fotos pós-morte… Registrando defuntos

#1 – CURIOSIDADES DO MUNDO: SELO DA CÂMARA MORTUÁRIA DE TUTANCÂMON

Selo da câmara de Tutancâmon
Selo da câmara de Tutancâmon. Créditos: Harry Burton/Griffith Institute/National Geographic Society: Coleção Tesouros do Egito, vol. 5.

Quando Howard Carter, o arqueólogo responsável pela descoberta da câmara mortuária do faraó Tutancâmon, deparou-se com a porta de entrada de sua incrível descoberta, logo se atentou a alguns buracos existentes no arcabouço.

As perfurações indicavam que alguém havia chegado antes e tentado abrir a câmara. Após perícias minuciosas, concluiu-se que os possíveis saqueadores de túmulos foram impedidos de entrar, pois nem mesmo os selos reais, que há mais de 3 mil anos selavam a câmara faraônica, foram violados.

Parte da conclusão recai sobre o fato de que nenhum arqueólogo ou afim, em sã consciência, danificaria a descoberta; os saqueadores, por outro lado, pouco ou nada se importam com registros históricos, mas apenas com o que podem auferir em dinheiro.

Outrossim, os buracos provavelmente foram feitos há bastante tempo e, talvez, a pergunta que mais intrigue os estudiosos é o quê teria barrado o avanço dos eventuais larápios de túmulo.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
The History Channel Iberia B.V.. 365 dias que mudaram o mundo. trad. Mariana Marcoantonio. São Paulo: Planeta, 2014.

#2 – CURIOSIDADES DO MUNDO: RAMSÉS II MARQUETEIRO

Estátua de Ramsés o Grande
Estátua de Ramsés, o Grande. Créditos: Alberto Loyo / Shutterstock.

Ramsés II, conhecido como o chamado Faraó Guerreiro e possivelmente mais famoso do Egito Antigo, tinha o hábito feio de apagar nomes de estátuas de outros faraós para atribui-las a si próprio. Sem dúvida um tremendo de um marqueteiro (e com mais de três mil anos!).

Isso não seria de se espantar, visto que sua ambição não parecia conhecer limites. Em certa ocasião teria pedido ao seu “pai”, Amon (posteriormente Amon-Rá) — poderoso deus da Mitologia Egípcia — que todo o Universo se curvasse a ele.

…Nada contra, sabe? Cada um com as suas ideias e também não foi à toa que ficou conhecido como Ramsés, o Grande.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
SALVADOR, Arlete. Cleópatra: como a última rainha do Egito perdeu a guerra, o trono e a vida e se tornou um dos maiores mitos da História. São Paulo: Contexto, 2011.

#3 – CURIOSIDADES DO MUNDO: TOMA O TEU! BOMBARDEIO COM AS MÃOS

aviador jogando bomba
Um aviador britânico deixa cair uma bomba, completa com mensagens escritas, no inimigo. Créditos: TopFoto / The Image Works.

As primeiras bombas aéreas eram arremessadas com as mãos. Talvez daí que se tenha surgido expressões, como “toma o teu!”, “segura essa bomba!” ou “pensa rápido, ferinha!”. Brincadeirinha [de mau gosto].

Acontece o seguinte: no início da Primeira Guerra Mundial (1914–1918) a aviação era bem rudimentar e bem direcionada a atividades simples, como a de reconhecimento territorial.

Porém, as necessidades que foram surgindo no decorrer do conflito trouxeram grandes modificações até que alguém teve a ideia de, além de binóculos e metralhadoras, pôr bombas, surgindo assim, os primeiros bombardeiros aéreos em massa.

aviador alemão soldando bomba
Aviador bombardeiro alemão prestes a soltar bomba. Créditos: Max Pohly / The LIFE Picture Collection / Getty Images.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
WILLMOTT, H. P.. Primeira Guerra Mundial. trad. Cecília Bartalotti, Myriam Campello, Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

#4 – CURIOSIDADES DO MUNDO: O ESTANDARTE DO ESPÍRITO MONGOL

cavaleiros mongóis com estandarte do espírito
Mongóis com o Estandarte do Destino. Créditos: autoria desconhecida.

Nas antigas crenças da Mongólia, quando Gengis Khan, Subotai e Tamerlão lideravam as incríveis campanhas das hordas asiáticas, os chamados Estandartes do Espírito sempre eram levados consigo.

Sobre as flâmulas residia o simbolismo de que, vivo ou morto, representaria o guerreiro: quando vivo, seria o belo amanhecer nas planícies a guiar seu destino; quando morto, tornava-se o local de descanso de sua alma que inspiraria as gerações do porvir.

Nas palavras de Jack McIver Weatherford (2010, p. 16), autor de Gengis Kahn e a formação do mundo moderno:

Gengis Khan tinha um estandarte de crinas de cavalo branco para usar em tempos de paz e outro de crinas negras para guiá-lo na guerra. O branco desapareceu cedo na história, mas o negro sobreviveu como o repositório da sua alma”.

Os estandartes do maior conquistador territorial da história, Gengis Khan, assim como o seu túmulo, permanecem desconhecidos.

Estandartes do Espírito mongóis
Estandartes do Espírito mongóis. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
WEATHERFORD, Jack McIver. Gengis Kahn e a Formação do Mundo Moderno. trad. Jorge Ritter. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

#5 – CURIOSIDADES DO MUNDO: SIMO HÄYHÄ, A MORTE BRANCA

Simo Häyhä camuflado
Simo Häyhä usando sua tradicional camuflagem. Um incrível instinto de caça, era absoluto no que fazia. Créditos: autoria desconhecida.

maior atirador de elite da história, o finlandês Simo Häyhä, deve seu apelido — Morte Branca — mais a um conflito e não apenas pelas vestes brancas utilizadas na neve e alto número de mortes.

Pois bem, costuma-se dizer que a alcunha “Morte Branca” provém exclusivamente do uso da tradicional camuflagem militar finlandesa aliada ao alto número de mortes, mas apenas em parte.

O termo “Branca” também encontraria o devido respaldo nos Brancos vitoriosos que lutaram contra os Vermelhos na Guerra Civil Finlandesa, em 1918: os Brancos (conservadores não-socialistas) eram contra o domínio russo, sendo apoiados pelos alemães, enquanto que os Vermelhos (socialistas) encontravam seus pares na então União Soviética. Simo lutou duramente contra o domínio soviético.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
GILBERT, Adrian. Enciclopédia das Guerras: Conflitos Mundiais Através do Tempo. trad. Roger dos Santos. São Paulo: M. Books, 2005.

#6 – CURIOSIDADES DO MUNDO: FIDEL CASTRO QUASE ASSASSINADO (de novo novamente outra vez…)

Fidel Castro com jornal
“Toda polícia em alerta. Tudo para matar Castro!” — diz a manchete do Journal-American. Créditos: Bettmann / Getty Images.

Charuto venenoso, terno envenenado, seringa hipodérmica e até mulher fatal… Nada derrubou o líder da Revolução Cubana, Fidel Alejandro Castro Ruz, o comandante Fidel Castro.

O líder cubano entrou para o Livro dos Recordes (Guinness Book) como “a pessoa que mais vezes foi alvo de tentativas de assassinato do mundo”. Fidel teria sobrevivido a 638 tentativas de assassinado de acordo com fontes cubanas, sendo a maioria elaborada pela agência de inteligência americana, a famosa (e incompetente?!) CIA.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
CARONTE, Jorge. 12 fatos sobre Fidel que mudarão a impressão que você tem dele. Acesso em: 9 out. 2017.

#7 – CURIOSIDADES DO MUNDO: NENHUM ENGENHEIRO DO TITANIC SOBREVIVEU AO NAUFRÁGIO: MORRERAM TENTANDO AJUDAR

homens sentados e em pé no titanic
Engenheiros do RMS Titanic. Créditos: autoria desconhecida.

Cientes da grave situação após a colisão contra o iceberg, os engenheiros tentaram evitar o naufrágio a todo custo. Porém, a situação se revelou gravíssima e sem volta. Então todos decidiram permanecer para atrasar o colapso total e dar mais tempo às pessoas que desesperadamente tentavam se salvar. Heroísmo.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
COLTMAN, Richard. Engineers Memorial. Acesso: 14 jan. 2018.

#8 – CURIOSIDADES DO MUNDO: AL PACINO QUASE VETADO DE O PODEROSO CHEFÃO

Al Pacino como Michael Corleone
Al Pacino em um dos momentos mais icônicos da trilogia de Francis Coppola, quando don Michael Corleone se encontrava sozinho e submerso em seus pensamentos. Créditos: O Poderoso Chefão, Parte II (EUA, Coppola, 1974).

Hoje em dia é impossível não associar Al Pacino à superprodução, mas, antes das gravações serem iniciadas, o ator encontrou bastante resistência por parte dos financiadores da produção por ser pouco conhecido e de baixa estatura, quase sendo vetado do papel.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
POZZI, Sandro. Máfia de ‘O Poderoso Chefão’ não precisa de efeitos especiais. Acesso em: 17 mar. 2019.

#9 – CURIOSIDADES DO MUNDO: CLEÓPATRA ERA BONITA? NÃO SE SABE

Elizabeth Taylor interpretando Cleópatra
Elizabeth Taylor interpretando a rainha egípcia: sua beleza reforçou o senso comum de que a rainha ptolomaica era detentora de grandes atributos físicos. Créditos: Cleópatra, de 1963 (UK, SWI, EUA; Mankiewicz; 1963).

Apesar de amplamente propagada, não existe indício algum de que Cleópatra tenha possuído uma beleza arrebatadora. Não se encontra nem concordância sobre a origem de sua mãe, se grega, macedônia ou africana.

Ora reputada como de beleza extraordinária ora como de beleza comum (às vezes até feia), Cleópatra, no fundo, teria sido muito mais do que se comenta.

De fato, era mestra na arte da sedução, mas, talvez, por algo muito além da sua aparência física: a inteligência. Extremamente inteligente, refinada e articulada, Cleópatra falava diversos idiomas, conhecia matemática, alquimia e história. Teve o privilégio de viver na cidade fundada por Alexandre, o Grande, Alexandria, o maior centro intelectual do mundo conhecido até então.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
SALVADOR, Arlete. Cleópatra: como a última rainha do Egito perdeu a guerra, o trono e a vida e se tornou um dos maiores mitos da História. São Paulo: Contexto, 2011.

#10 – CURIOSIDADES DO MUNDO: ALFRED NOBEL E O SUSTO DE SUA BIOGRAFIA MANCHADA

ilustração de homem trabalhando
Ilustração de Alfred Nobel trabalhando em alguma de suas experiências. Créditos: GraphicaArtis / Getty Images.

Em 1864, o criador do Prêmio Nobel, o sueco Alfred Bernhard Nobel, teve a tristeza de perder seu irmão caçula — Emil Nobel — em um trágico acidente de trabalho, quando sua fábrica de explosivos foi pelos ares.

A morte de Emil deu a Alfred Nobel uma oportunidade que poucos já tiveram: ler seu próprio obituário. Isto é, saber o que seria escrito após a sua morte. Acontece que o jornal, pensando se tratar da morte de Alfred, publicou um longo obituário que teria deixado o inventor da dinamite horrorizado.

Não desejando deixar esse legado, Alfred procurou recompensar aqueles que se dedicassem ao progresso da humanidade, nascendo, assim, o famoso Prêmio Nobel.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
WEIR, Stephen. As piores decisões da história: e as pessoas que as tomaram. trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.

#11 – CURIOSIDADES DO MUNDO: MINISSAIA, UMA DAS MARCAS DA LUTA FEMINISTA

quatro feministras protestando por minissaias
Protesto londrino onde jovens erguem cartazes, sendo possível ler no primeiro: mini skirt forever (“Minissaia para sempre”). Créditos: Larry Ellis, Getty Images.

A minissaia, ainda que de origem controversa, teria surgido pelas mãos da estilista britânica Mary Quant na década de 1960 e logo invadido as ruas ora renovando a moda ora participando da causa feminista.

O novo item, juntamente com a pílula anticoncepcional, mudou hábitos para sempre e fez parte da chamada Revolução Sexual.

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
FOREMAN, Katya. Short but sweet: the miniskirt. Acesso em: 17 jun. 2017.

#12 – CURIOSIDADES DO MUNDO: LÊNIN INFILTRADO PELA ALEMANHA NA RÚSSIA

Lênin disfarçado com cabelo e boné
Vladimir Ilyich “Lênin” Ulyanov disfarçado. Créditos: autoria desconhecida.

O russo Vladimir Lênin disfarçado em 1917, quando, com apoio do Império da Alemanha, foi secretamente inserido na Rússia numa tentativa de sabotar o decadente e cada vez mais instável governo do czar Nicolau II.

O mundo vivia a Primeira Guerra Mundial (1914–1918) e a guerra contra os alemães se mostrava extremamente dura com derrota após derrota.

Ainda em 1917 os russos, sem condições de enfrentar a Alemanha de Guilherme II, renderam-se e se retiraram da Grande Guerra. A Revolução Russa (Bolchevique) estava em marcha e logo nasceria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

REFERÊNCIA PRINCIPAL:
BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX. São Paulo, SP: Fundamento, 2008.

#13 – CURIOSIDADES DO MUNDO: STRIPER, ENGENHEIRO E BOMBA NUCLEAR, A INVENÇÃO DO BIQUÍNI

Louis Réard e duas modelos
Louis Réard e duas modelos em seu estúdio. Créditos: autoria desconhecida.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939–1945), os recursos materiais na Europa se encontravam escassos devido à reconstrução do continente que havia ardido em chamas por 6 longos anos por causa da ameaça nazista.

Era o primeiro verão sem a maldita guerra em 6 anos e a sensação de liberdade tomava conta da Europa que buscava voltar aos velhos hábitos, sendo o biquíni um reflexo desse sentimento.

Outro fator determinante era do fato do biquíni ser uma alternativa barata para suprir o bronze das mulheres devido à escassez de recursos, já que os tradicionais trajes de banhos eram grandes e requeriam bastante tecido.

A estreia do biquíni ocorreu no dia 5 de julho de 1946 em uma piscina popular de Paris, a Piscine Molitor, com a striper Micheline Bernardini.

A concepção do biquíni recai sobre Louis Réard, um engenheiro automobilístico francês que teve a ideia quando ficou à frente da confecção de lingerie da sua mãe.

O nome escolhido por Louis (biquíni) foi inspirado no devastador teste nuclear realizado pelos Estados Unidos no Atol de Biquíni dias antes (1º de julho).

O biquíni causou sucesso imediato e escandaloso na sociedade, sendo censurado até pelo Papado, mas não teve jeito: virou moda no Ocidente e o seu tamanho, o que tanto incomodava os mais puritanos, ficou até menor.

guarda multando banhista por usar biquíni
Policial multando mulher por usar biquíni em praia italiana, 1957. O biquíni, quando lançado, causou um tremendo choque na sociedade que o via erroneamente como indecente e pecador, sendo, inclusive proibido seu uso em público durante algum tempo. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
MÖDERLER, Catrin. 1946: Apresentado o primeiro biquíni. Acesso em: 28/02/2019.

#14 – CURIOSIDADES DO MUNDO: FOTOS PÓS-MORTE… REGISTRANDO DEFUNTOS

mãe com seu bebê em foto post-mortem
Registro fotográfico post-mortem de mãe com seu bebê. Créditos: autoria desconhecida.

Embora a ideia de tirar fotos de cadáveres atualmente seja algo até bizarro, durante muito tempo foi algo comum e bem visto.  Crianças, por exemplo, muitas não chegavam aos 5 anos de idade e fotos mantinham a boa lembrança.

Durante a Era Vitoriana (1837–1901), a prática de fotografar entes queridos era algo absolutamente normal e buscava amenizar a perda, visto que à época epidemias de difteria, cólera e tifo matavam milhares na Inglaterra.

Interessante afirmar que os mortos costumavam sair mais bem definidos nas fotos do que os próprios vivos. Isso se dava pela lentidão de registro das antigas câmeras fotográficas.

Diferentemente dos vivos, os defuntos não se mexiam (ainda bem!) e isso era o ideal para que as fotos ficassem nítidas.

Fotos post-mortem
Fotos post-mortem. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIA PRINCIPAL:
BELL, Bethan. A perturbadora arte de fotografar mortos. Acesso em: 1º fev. 2019.

Gostou? Fique de olho, pois sempre estamos trazendo mais curiosidades do mundo para curiosos que se prezam!
E a nossa loja, a Vestindo História, conhece? Temos camisas com estampas históricas incríveis. Dá uma olhada!

camisetas de história


IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]
Autor: Eudes Bezerra

31 anos, pernambucano arretado e graduado em Direito. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário (além de tudo que consta no site). Gosta de ler, escrever e planejar. Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top