
Tão antigos quanto às pirâmides do Egito, os zigurates são construções intrigantes e que por vezes geram misticismo, sendo inclusive associados à existência da bíblica Torre de Babel, que seria um grandioso zigurate (mas inexiste comprovação científica).
Nas cidades mesopotâmicas, as construções mais importantes eram as ligadas às grandes instituições, ao templo e ao rei.
Sendo a moradia da divindade tutelar da cidade, o templo era o símbolo central do bem-estar local e, em geral, a estrutura mais alta.
Os reis reformavam e reconstruíam os templos dos centros religiosos importantes como sinal da aprovação divina. (RATHBONE, 2011, p. 118)
Boa leitura!
TÓPICOS SOBRE O ZIGURATE
1. O que é zigurate ou o que eram os zigurates?
2. O primeiro zigurate, o Zigurate de Ur
3. Zigurates X Pirâmides
4. Como era feito o zigurate
Referências
1. O QUE É ZIGURATE OU O QUE ERAM OS ZIGURATES?
O zigurate é um templo religioso e observatório astronômico que as sociedades da Mesopotâmia construíram, sendo o mais famoso o de Ur, no atual Iraque.
Em suma, os zigurates eram templos destinados à adoração dos deuses, o que refletia bastante a devoção religiosa das sociedades que criaram e reproduziram diversos tamanhos dessa imponente construção.
Fizeram tanto sucesso que acabaram se espalhando além da Mesopotâmia, como no Irã que veremos um zigurate bem famoso e ainda existente por lá.
⠀
2. O PRIMEIRO ZIGURATE, O ZIGURATE DE UR
O primeiro zigurate conhecido foi edificado na cidade de Ur, durante o reinado de Ur-Nammu, ao final do terceiro milênio a.C..
Ur era o centro do culto ao deus da Lua, Sin (ou Nanna), e o zigurate fazia parte do complexo religioso, cercado por uma muralha, que abrangia o armazém do templo, a residência da alta sacerdotisa e um palácio real.
Havia também uma cozinha para o preparo de refeições do deus. O padrão do tempo se repetiu mais tarde em outras cidades, talvez para que as construções monumentais pudessem ser vistas com mais destaque.
O Zigurate de Ur foi posteriormente restaurado pelos reis neobabilônicos, cientes de sua responsabilidade para com os centros religiosos antigos da Suméria — os babilônios eram grandes engenheiros e arquitetos, além de compiladores de tecnologias estrangeiras.


3. ZIGURATES X PIRÂMIDES
Apesar da proximidade e semelhança com as pirâmides do Egito Antigo, eram construções com estrutura interna e finalidade bem distinta.
As pirâmides egípcias são estruturas complexas com a destinação mortuária do representante dos deuses na terra, o faraó, sendo a maior delas a pirâmide de Queóps, localizada no Complexo de Gizé com a sua imensa esfinge.
Os zigurates, por sua vez, não possuíam destinação mortuária nem a vaidade do poderio faraônico, sendo templos religiosos destinados à moradia dos deuses e à observação dos astros.
Ainda, as cidades costumavam crescer ao redor desses templos-cidades, irradiando, assim, a fervorosa religiosidade do seu povo.
A título de curiosidade: os sumérios teriam descoberto cinco planetas!
⠀
4. COMO ERA FEITO O ZIGURATE
Típicos templos da antiga Mesopotâmia, sua origem é apontada como vinda dos misteriosos e incríveis sumérios e logo teria se alastrado aos demais povos da região, sendo erguidos às dezenas entre 2200 e 500 a.C..
As construções eram feitas com tijolos queimados através da sobreposição de plataformas, que contavam com escadarias circundando a estrutura.
Atualmente, ao menos vinte construções do tipo resistem ao tempo e a maior delas se encontra em Chogha Zanbil, no Irã, onde impõe dimensões 24 metros de altura por 100 metros de base.


REFERÊNCIAS:
BEZERRA, Eudes de O. Sumérios: História, características e invenções (resumo). Acesso em: 25 maio, 2022.
CLINE, Eric H.; GRAHAM, Mark W.. Impérios antigos: da Mesopotâmia à Origem do Islã. trad. Getulio Schanoski Jr.. São Paulo: Madras, 2012.
COLE, Emily. História ilustrada da arquitetura: Um estudo das edificações, desde o Egito até o século XIX, passando por estilos, características e traços artísticos de cada período. trad. Livia Chede Almendary. São Paulo: Publifolha, 2011.
GIORDANI, Mário Curtis. História da Antiguidade Oriental. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1969.
LENDERING, Jona. Ziggurat. Disponível em: << http://www.livius.org/za-zn/ziggurat/ziggurat.html >>. Acesso em: 25 maio, 2022. Link não mais disponível.
Museu Britânico. Ziggurats. Acesso em: 25 maio, 2022.
RATHBONE, Dominic. História ilustrada do mundo antigo: Um estudo das civilizações da Antiguidade, do Egito dos faraós ao Império Romano, passando por povos das Américas, da África e da Ásia. trad. Clara Allain. São Paulo: Publifolha, 2011.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: [email protected]
PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: sociedades hidráulicas, pirâmides, zigurate, zigurates, torre de babel, mesopotâmia, antiguidade oriental, sumérios, egípcios, egito antigo, arquitetura suméria, religião suméria.