Arquitetura Barroco: Conceitos e características (Resumo) Barroco é um estilo artístico caracterizado pelo refinamento dos detalhes, da ostentação e do drama ocorrido na Idade Moderna. Arquitetura • Artes • Brasil • Colônia • Idade Moderna • Império • Literatura • Mais • Música • Períodos Autor: Eudes Bezerra Matéria criada em 6 setembro 2022 6 minutos Barroco é um estilo artístico caracterizado pelo refinamento dos detalhes, da ostentação e do drama ocorrido na Idade Moderna. Créditos: O Êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini. Fotografia: sailko / Montagem: EudesBezerra. Barroco é um estilo artístico caracterizado pela riqueza de detalhes, ostentação e drama ocorrido, sobretudo, na Idade Moderna. Iniciado na Itália, rapidamente se alastrou para outras regiões nas quais encontrou contornos próprios. O Barroco também é entendido como um período histórico e movimento sociocultural em virtude da modificação dos entendimentos acerca do homem, do mundo e de Deus. Aqueles que nunca se atrevem a quebrar regras nunca as superam — Gian Lorenzo Bernini (BERNINI apud The Art Story, 2022, s/p) Boa leitura! TÓPICOS SOBRE A ARTE BARROCA 1. O que é Barroco? 2. A influência da Contrarreforma no Barroco 3. A influência do Regime Absolutista no Barroco 4. A influência da natureza e intelectualidade humana no barroco 5. O Barroco na arquitetura, pintura e literatura Referências ⠀ 1. O QUE É BARROCO? O Barroco é um estilo artístico, período histórico e movimento sociocultural que existiu entre os séculos XVI e XVIII, possuindo o Humanismo e o Renascimento Cultural como inspiração. Suas primeiras manifestações foram na Itália, mas seu alcance completo só ocorreu no século XVIII na Alemanha e nas colônias sul-americanas. O termo deriva da palavra portuguesa barocco, que significa “pérola irregular ou pedra”. A arte barroca é marcada pelo desejo de evocar estados emocionais fortes, apelando para os sentidos em prol disso e com muita dramatização. Dessa forma, a arte barroca é categoricamente caracterizada por vários elementos, como, por exemplo: A grandeza de seus elementos (refinamento); A sensualidade explícita; A dualidade; e O drama profundo. Na crítica negativa contra esse grande desenvolvimento da Arte, o Barroco costuma ser apresentado inversamente ao dito no parágrafo anterior. Isto porque, a depender de qual crença (católica ou protestante) ou filosofia seguida, teria-se uma noção e opinião bem divergente e específica sobre a arte barroca. No fim, a própria Igreja Católica acabou por ser influenciada e investir pesadamente em recursos financeiros para a criação de esculturas, altares e pinturas, etc. Nesse período, o Barroco foi visto na arquitetura, música, dança, pintura, escultura, poesia e em outras formas de arte que surgiram na época. A arte barroca à época representou um verdadeiro escândalo, como atualmente dizemos sobre algo extraordinário do nosso cotidiano. Créditos: O Êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini. Fotografia: sailko. ⠀ 2. A INFLUÊNCIA DA CONTRARREFORMA NO BARROCO No século XVI, o poder papal estava enfrentando duras consequências da Reforma Protestante, que quebrou a unidade do Cristianismo e fragmentou a influência da Igreja Católica. Nesse sentido, os protestantes, entre as inúmeras coisas, condenavam a Igreja por coisas como: O culto às imagens (idolatria); Venda de indulgências (perdões); O luxo excessivo dos templos; e a Corrupção. A reação da Igreja Católica foi elaborada no Concílio de Trento (1545-1563), que buscou revisar a doutrina e disciplinar a produção de arte sacra. A ideia da contrarreforma era produzir uma arte mais compreensível pelo povo, homogeneizando o estilo. A Ordem dos Jesuítas teve grande importância na determinação dos rumos estéticos da arte produzida nesse período. A arte pregava a espiritualidade, mas utilizava de todos os recursos para a sensibilidade sensorial, criando apelo visual e emotivo no povo. Sendo assim, o movimento artístico incentivado pela Igreja tinha um grande interesse pela arte produzida na Antiguidade Clássica. Inclusive, o barroco é considerado uma continuação natural do Renascentismo, que também tinha esse grande interesse na cultura greco-romana, como veremos melhor. A venda de indulgências (perdões) e a corrupção foram determinantes para a Reforma Protestante, que desencadeou ou influenciou inúmeros outros movimentos como o Barroco. Créditos: Augsburg. Concílio de Trento, onde se buscou soluções para manutenção da Igreja Católica, assim como as suas próprias ações. Créditos: autoria desconhecida. ⠀ 3. A INFLUÊNCIA DO REGIME ABSOLUTISTA NO BARROCO A segunda grande tendência que marcou o movimento barroco foi o regime absolutista. Aqui, o barroco é discutido como um movimento sociocultural: a sociedade barroca era baseada nos valores de uma nobreza que se submetia ao poder de um rei absoluto, por isso o Estado Absolutista. Dessa forma, o culto ao ócio e a ostentação do luxo eram aspectos principais do barroco como movimento sociocultural. Inclusive, havia uma cultura teatral por parte da nobreza, que buscava firmar o seu status social através da ostentação. Os burgueses exerceram um papel como mecenas (“patrocinadores”) da arte barroca, construindo palácios barrocos de grande escala e grandeza. Também desenvolveram o mercado da pintura, que apresentava um grande gosto pelo realismo. A embarcação Soleil Royal (“Rei Sol”) homenageava o monarca absolutista francês, Luís XIV. Seu objetivo era a ostentação que levaria todo o glamour da França pelos mares. Créditos: autoria desconhecida. ⠀ 4. A INFLUÊNCIA DA NATUREZA E INTELECTUALIDADE HUMANA NO BARROCO As explorações através dos mares e oceanos do planeta, igualmente com o desenvolvimento científico, fomentaram o conhecimento acerca da natureza que circundava o limitado “mundo europeu”. Isso desvelou um novo mundo repleto de informações novas. Com isso, a Itália deixou de ser o centro do comércio internacional por causa das Grandes Navegações, principalmente através dos pioneiros portugueses e posteriormente espanhóis. Esses avanços acabaram criando certo sentimento de insignificância humana perante a complexidade e a infinidade do mundo. Isso é bastante claro na pintura, onde as figuras humanas parecem pequenas num grande cenário natural. E com as Grandes Navegações, o Barroco entrou em contato com as colônias sul-americanas, como futuramente na arte do brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Assim, como já dito no início desta matéria, o Barroco acabou por ter influência local, como no caso brasileiro: o Barroco Rococó. A arte barroca era incrível e ainda hoje espanta pela sua precisão e conhecimento técnico da anatomia humana. Créditos: Rapto de Proserpina, Gian Lorenzo Bernini / Galleria Borghese, Roma, Itália. ⠀ 5. O BARROCO NA ARQUITETURA, PINTURA E LITERATURA Falando do movimento artístico barroco sobre a arquitetura dessa época, ficou caracterizada pela maior profusão de detalhes e pelo maior luxo. Eram comuns os altares banhados em ouro e as paredes decoradas com grandes entalhes, procurando atingir o máximo de exuberância e suntuosidade. Já a pintura é marcada pelo estilo claro e escuro (chiaroscuro), que transformava a imagem na tela em uma representação de palco. Isso criava mais empatia por cenas que, geralmente, eram sobre martírio ou santos. Por fim, a literatura é marcada pelo formalismo e rebuscamento, que conviviam com temas ambíguos. No Barroco literário, a religiosidade, que era moralista, convivia com o mundano, que era humanista. A Galeria dos Espelhos do magnífico Palácio de Versalhes, Paris, França. O palácio feito por Luís XIV não poupou recursos para obter o máximo de um questionável esplendor diante de outros países. Créditos: Charles Le Brun. PODE USAR TRECHOS DA MATÉRIA. FIQUE À VONTADE! Só pedimos que cite o site, bastando fazer do seu jeito ou como no exemplo: Fonte: Incrível História: https://incrivelhistoria.com.br/ Obrigado! ⠀ REFERÊNCIAS ARTLAND MAGAZINE. Art Movement: Baroque – The Style of an Era. Acesso em: 28 jul., 2022. BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2007. MARDER. Lisa. Ways to define art. Acesso em: 27 jul., 2022. GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. 16ª ed. trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2019. SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 3. ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020. ZELAZKO, Alicja. Baroque art and architecture. Acesso em: 28 jul., 2022. IMAGEM(NS): Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: regime absolutista, contrarreforma, igreja católica, arte barroca, renascentismo, antiguidade clássica, arquitetura barroca, arte barroca, escultura barroca, arte barroca. Eudes Bezerra37 anos, recifense, graduado em Direito e História. Diligencia pesquisas especialmente sobre Antiguidade, História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e executar o que planeja. Tags usadas: conceitos históricos Deixe um comentário Cancelar respostaO seu endereço de e-mail não será publicado. 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