Arquitetura

Barroco: Conceitos e características (Resumo)

Barroco é um estilo artístico caracterizado pelo refinamento dos detalhes, da ostentação e do drama ocorrido na Idade Moderna.


barroco - O Êxtase de Santa Teresa
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Autor: Eudes Bezerra
6 minutos
barroco - O Êxtase de Santa Teresa
Barroco é um estilo artístico caracterizado pelo refinamento dos detalhes, da ostentação e do drama ocorrido na Idade Moderna. Créditos: O Êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini. Fotografia: sailko / Montagem: EudesBezerra.

Barroco é um estilo artístico caracterizado pela riqueza de detalhes, ostentação e drama ocorrido, sobretudo, na Idade Moderna. Iniciado na Itália, rapidamente se alastrou para outras regiões nas quais encontrou contornos próprios.

O Barroco também é entendido como um período histórico e movimento sociocultural em virtude da modificação dos entendimentos acerca do homem, do mundo e de Deus.

Aqueles que nunca se atrevem a quebrar regras nunca as superam — Gian Lorenzo Bernini (BERNINI apud The Art Story, 2022, s/p)

Boa leitura!

TÓPICOS SOBRE A ARTE BARROCA

1. O que é Barroco?
2. A influência da Contrarreforma no Barroco
3. A influência do Regime Absolutista no Barroco
4. A influência da natureza e intelectualidade humana no barroco
5. O Barroco na arquitetura, pintura e literatura
Referências

1. O QUE É BARROCO?

O Barroco é um estilo artístico, período histórico e movimento sociocultural que existiu entre os séculos XVI e XVIII, possuindo o Humanismo e o Renascimento Cultural como inspiração.

Suas primeiras manifestações foram na Itália, mas seu alcance completo só ocorreu no século XVIII na Alemanha e nas colônias sul-americanas.

O termo deriva da palavra portuguesa barocco, que significa “pérola irregular ou pedra”.

A arte barroca é marcada pelo desejo de evocar estados emocionais fortes, apelando para os sentidos em prol disso e com muita dramatização.

Dessa forma, a arte barroca é categoricamente caracterizada por vários elementos, como, por exemplo:

  • A grandeza de seus elementos (refinamento);
  • A sensualidade explícita;
  • A dualidade; e
  • O drama profundo.

Na crítica negativa contra esse grande desenvolvimento da Arte, o Barroco costuma ser apresentado inversamente ao dito no parágrafo anterior.

Isto porque, a depender de qual crença (católica ou protestante) ou filosofia seguida, teria-se uma noção e opinião bem divergente e específica sobre a arte barroca.

No fim, a própria Igreja Católica acabou por ser influenciada e investir pesadamente em recursos financeiros para a criação de esculturas, altares e pinturas, etc.

Nesse período, o Barroco foi visto na arquitetura, música, dança, pintura, escultura, poesia e em outras formas de arte que surgiram na época.

escultura barroca O Êxtase de Santa Teresa
A arte barroca à época representou um verdadeiro escândalo, como atualmente dizemos sobre algo extraordinário do nosso cotidiano. Créditos: O Êxtase de Santa Teresa, de Gian Lorenzo Bernini. Fotografia: sailko.

2. A INFLUÊNCIA DA CONTRARREFORMA NO BARROCO

No século XVI, o poder papal estava enfrentando duras consequências da Reforma Protestante, que quebrou a unidade do Cristianismo e fragmentou a influência da Igreja Católica.

Nesse sentido, os protestantes, entre as inúmeras coisas, condenavam a Igreja por coisas como:

  • O culto às imagens (idolatria);
  • Venda de indulgências (perdões);
  • O luxo excessivo dos templos; e a
  • Corrupção.

A reação da Igreja Católica foi elaborada no Concílio de Trento (1545-1563), que buscou revisar a doutrina e disciplinar a produção de arte sacra.

A ideia da contrarreforma era produzir uma arte mais compreensível pelo povo, homogeneizando o estilo.

A Ordem dos Jesuítas teve grande importância na determinação dos rumos estéticos da arte produzida nesse período.

A arte pregava a espiritualidade, mas utilizava de todos os recursos para a sensibilidade sensorial, criando apelo visual e emotivo no povo.

Sendo assim, o movimento artístico incentivado pela Igreja tinha um grande interesse pela arte produzida na Antiguidade Clássica.

Inclusive, o barroco é considerado uma continuação natural do Renascentismo, que também tinha esse grande interesse na cultura greco-romana, como veremos melhor.

venda de indulgências e o barroco
A venda de indulgências (perdões) e a corrupção foram determinantes para a Reforma Protestante, que desencadeou ou influenciou inúmeros outros movimentos como o Barroco. Créditos: Augsburg.
concílio de trento e a contrarreforma
Concílio de Trento, onde se buscou soluções para manutenção da Igreja Católica, assim como as suas próprias ações. Créditos: autoria desconhecida.

3. A INFLUÊNCIA DO REGIME ABSOLUTISTA NO BARROCO

A segunda grande tendência que marcou o movimento barroco foi o regime absolutista.

Aqui, o barroco é discutido como um movimento sociocultural: a sociedade barroca era baseada nos valores de uma nobreza que se submetia ao poder de um rei absoluto, por isso o Estado Absolutista.

Dessa forma, o culto ao ócio e a ostentação do luxo eram aspectos principais do barroco como movimento sociocultural.

Inclusive, havia uma cultura teatral por parte da nobreza, que buscava firmar o seu status social através da ostentação.

Os burgueses exerceram um papel como mecenas (“patrocinadores”) da arte barroca, construindo palácios barrocos de grande escala e grandeza.

Também desenvolveram o mercado da pintura, que apresentava um grande gosto pelo realismo.

capitania francesa do rei luís xiv em estilo barroco
A embarcação Soleil Royal (“Rei Sol”) homenageava o monarca absolutista francês, Luís XIV. Seu objetivo era a ostentação que levaria todo o glamour da França pelos mares. Créditos: autoria desconhecida.

4. A INFLUÊNCIA DA NATUREZA E INTELECTUALIDADE HUMANA NO BARROCO

As explorações através dos mares e oceanos do planeta, igualmente com o desenvolvimento científico, fomentaram o conhecimento acerca da natureza que circundava o limitado “mundo europeu”.

Isso desvelou um novo mundo repleto de informações novas.

Com isso, a Itália deixou de ser o centro do comércio internacional por causa das Grandes Navegações, principalmente através dos pioneiros portugueses e posteriormente espanhóis.

Esses avanços acabaram criando certo sentimento de insignificância humana perante a complexidade e a infinidade do mundo.

Isso é bastante claro na pintura, onde as figuras humanas parecem pequenas num grande cenário natural.

E com as Grandes Navegações, o Barroco entrou em contato com as colônias sul-americanas, como futuramente na arte do brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Assim, como já dito no início desta matéria, o Barroco acabou por ter influência local, como no caso brasileiro: o Barroco Rococó.

escultura o Rapto de Proserpina em estilo barroco
A arte barroca era incrível e ainda hoje espanta pela sua precisão e conhecimento técnico da anatomia humana. Créditos: Rapto de Proserpina, Gian Lorenzo Bernini / Galleria Borghese, Roma, Itália.

5. O BARROCO NA ARQUITETURA, PINTURA E LITERATURA

Falando do movimento artístico barroco sobre a arquitetura dessa época, ficou caracterizada pela maior profusão de detalhes e pelo maior luxo.

Eram comuns os altares banhados em ouro e as paredes decoradas com grandes entalhes, procurando atingir o máximo de exuberância e suntuosidade.

Já a pintura é marcada pelo estilo claro e escuro (chiaroscuro), que transformava a imagem na tela em uma representação de palco.

Isso criava mais empatia por cenas que, geralmente, eram sobre martírio ou santos.

Por fim, a literatura é marcada pelo formalismo e rebuscamento, que conviviam com temas ambíguos.

No Barroco literário, a religiosidade, que era moralista, convivia com o mundano, que era humanista.

galeria dos espelhos do palácio de versalhes arte barroca
A Galeria dos Espelhos do magnífico Palácio de Versalhes, Paris, França. O palácio feito por Luís XIV não poupou recursos para obter o máximo de um questionável esplendor diante de outros países. Créditos: Charles Le Brun.

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Fonte: Incrível História: https://incrivelhistoria.com.br/

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REFERÊNCIAS

ARTLAND MAGAZINE. Art Movement: Baroque – The Style of an Era. Acesso em: 28 jul., 2022.

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 3ª ed. reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2007.

MARDER. Lisa. Ways to define art. Acesso em: 27 jul., 2022.

GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. 16ª ed. trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 3. ed., 9ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

ZELAZKO, Alicja. Baroque art and architecture.  Acesso em: 28 jul., 2022.

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PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: regime absolutista, contrarreforma, igreja católica, arte barroca, renascentismo, antiguidade clássica, arquitetura barroca, arte barroca, escultura barroca, arte barroca.

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Eudes Bezerra

37 anos, recifense, graduado em Direito e História. Diligencia pesquisas especialmente sobre Antiguidade, História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e executar o que planeja.

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