Idade Média

Sistema Feudal, a formação dos feudos

Entenda de forma simples como ocorreu a formação dos feudos na prática, utilizando o nosso país como exemplo!


como foram formados os feudos do feudalismo
avatar
Autor: Eudes Bezerra
6 minutos
como foram formados os feudos do feudalismo
Entenda de forma simples como ocorreu a formação dos feudos na prática, utilizando o nosso país como exemplo! Créditos: / Fotomontagem: Eudes Bezerra.

Entenda de uma forma simplificada como ocorreu a formação dos feudos, utilizando o nosso país como exemplo!

Abaixo, alguns links pertinentes para a compreensão do tema de forma mais aprofundada:

  1. Formação dos Estados Modernos (resumo)
  2. Características dos Estados Modernos
  3. Formação dos Estados nacionais: Inglaterra, França, Espanha e Portugal

Boa leitura!

TÓPICOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS FEUDOS

1. Breve explicação de termos
2. Exemplo: como ocorreu a formação dos feudos?
3. Decadência do feudalismo
4. As doações de terras e a fragmentação do poder no Feudalismo
Referências

1. BREVE EXPLICAÇÃO DE TERMOS

Antes de qualquer coisa, uma breve explicação para se entender tudo de primeira:

  • Suserano: era o dono de grandes faixas de terras que cedia uma parte delas a outros homens que se tornariam seus vassalos.
  • Vassalo: era quem recebia a terra de um suserano (senhor feudal) e, dependendo do caso, poderia ceder trechos de sua terra a outros homens, que, por sua vez, tornavam-se seus próprios vassalos.
  • Mulheres: via de regra, não podiam ser suseranas no sistema feudal.

No mais, em troca da terra, o vassalo devia lealdade e compromisso ao seu suserano, formando assim, a relação suserania e vassalagem.

No mais, a posse da terra durante este período representava grande poder.

mapa do Brasil simulando a criação dos feudos
Território brasileiro em sua plenitude e sem fronteiras. Imagine este mapa como o domínio inicial de um rei ainda em período pré-sistema feudal. Créditos: Addicted04 / Wikimedia Commons. 

2. EXEMPLO: COMO OCORREU A FORMAÇÃO DOS FEUDOS?

Sempre costumamos imaginar os feudos como coisas menores, pequenas, mas não eram bem assim: podiam ser gigantescas faixas de terra. E como foi a formação dos feudos?

Esses grandes territórios, eram, por sua vez, subdivididos em territórios menores sempre de acordo com a relação de suserania e vassalagem.

O Brasil não teve uma ordem feudal, mas imagine o exemplo pensando no seguinte:

O território brasileiro dividido em feudos, como se cada estado fosse um grande e eventualmente poderoso feudo, que o rei havia doado boa parte aos primeiros senhores feudais (explicarei as doações no fim).

a formação dos feudos com o mapa do brasil para exemplo
O território do Brasil dividido em Estados, como se cada um fosse um feudo doado pelo rei a alguns poucos senhores feudais, tornando estes vassalos do rei que também manteria seus próprios feudos. Créditos: autoria desconhecida.

Também haveria os municípios brasileiros que somam quase 6 mil e formariam novos feudos menores com novos senhores feudais, que deveriam lealdade aos senhores feudais de quem haviam recebido a terra, sendo assim, vassalos.

Digamos que Recife e Pernambuco fossem feudos, sendo Pernambuco um feudo muito maior que Recife e que o senhor feudal de Recife devesse lealdade ao de Pernambuco em troca da terra e lealdade.

No entanto, o senhor feudal de Pernambuco deveria lealdade ao rei, que era outro senhor feudal, mas com status de monarca.

Isto é, o senhor feudal de Recife seria vassalo do senhor feudal de Pernambuco que seria, consequentemente, vassalo do rei, estendendo a relação de suserania e vassalagem.

Assim, haveria:

  1. Rei: suserano de senhor feudal de Pernambuco que seria um vassalo do rei.
  2. Pernambuco: vassalo do rei e suserano do senhor feudal de Recife
  3. Recife: vassalo do senhor feudal de Pernambuco e eventualmente teria seus próprios vassalos.

Ainda, o senhor feudal de Recife poderia doar lotes de terras (alguns bairros de Recife, por exemplo) a outras pessoas, criando novos feudos menores.

O mesmo aconteceria no estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e assim por diante por todo o Brasil…

Assim, basicamente, ocorreu a formação dos feudos.

formação dos feudos com o mapa do Brasil simulando a criação dos sistema feudal
Uma imensidão de feudos sob a “liderança” de um rei. Lembrete: não havia a ideia de nação, como a percebemos hoje. Créditos: rarelibra / Wikimedia Commons.

Ainda, faz-se importante saber que não existia a questão da identidade nacional como conceituamos atualmente, visto que ainda não existiam os Estados nacionais, principalmente no início do sistema feudal.

3. DECADÊNCIA DO FEUDALISMO

Como seria governar nesse cenário? Game Of Thrones? O Poderoso Chefão?

 Alianças e traições… Tudo com guerras e condições precárias para grande parte da população.

Pois bem, era em um cenário “parecido” como esse que os reis do período governavam e acabavam tendo o seu poder limitado por inúmeros senhores feudais.

Os senhores feudais que eram seus vassalos diretos e “indiretos”, mas que, na prática, tinham os seus próprios interesses e medos.

Assim, toda essa relação de suserania e vassalagem geralmente criava uma longa extensão de feudos, dificultando o entendimento e as tomadas de decisões.

Por isso, eram comuns:

  • Os conflitos internos;
  • Os conflitos externos;
  • Arengas entre vizinhos;
  • Dificuldade para conter motins internos; e
  • Relação comercial.

Tudo isso ficaria evidente a todos com na Crise do Feudalismo e a Crise do Século XIV, que deram início prático ao fim do Feudalismo, ainda que este sistema já estivesse em declínio desde o século XI.

À época, inexistiam a unificação e a centralização como se pode perceber, mas isso mudaria com a Formação dos Estados Modernos após as tantas crises que o sistema feudal passaria (guerras, pestes e fomes).

4. AS DOAÇÕES DE TERRAS E A FRAGMENTAÇÃO DO PODER NO FEUDALISMO

Ainda no início da formação do Feudalismo, os reis posteriores à queda do Império Romano do Ocidente, conseguiam a lealdade de súditos com a doação de terras.

Fato bem típico no Império Franco, como durante o chamado Império Carolíngio de Carlos Magno, e que teria começado com Pepino, o Breve.

Ocorre que foram séculos de doações ao ponto que alguns senhores feudais também distribuíram lotes menores a pessoas que se tornaram senhores feudais menores, que por sua vez faziam o mesmo com outros e assim por diante.

Dessa forma, criou-se uma longa, complexa e amplamente descentralizada rede de suserania (“senhor feudal maior”) e vassalagem (“senhor feudal menor”).

A relação suserania x vassalagem era baseada na lealdade x proteção entre o suserano e o seu vassalo, existindo pouquíssimas e raras espécies de setores e pessoas “fora” dessa relação, como a Igreja e os vilões (“homens livres”).

Por concluir, a centralização e unificação dos Estados Nacionais reverteu esse quadro modelando grande parte das fronteiras como as conhecemos.

como se formaram os feudos com mapa do brasil para exemplo
De fragmentado para unificado. Em vez das preciosas terras do período medieval, cargos começaram a ser entregues à nobreza e responsabilidades ao clero, que via a burguesia crescer amplamente por conta das Grandes Navegações e do Mercantilismo. Créditos: Addicted04 / Wikimedia Commons.

PODE USAR TRECHOS DA MATÉRIA. FIQUE À VONTADE!

Só pedimos que cite o site, bastando fazer do seu jeito ou como no exemplo:

Fonte: Incrível História: https://incrivelhistoria.com.br/

Obrigado!


REFERÊNCIAS

BEZERRA, Eudes. Guerra dos Cem Anos, a mais longa guerra da história. Acesso em: 20 jul., 2022.
BEZERRA, Eudes. Burguesia: Origem e características (resumo). Acesso em: 20 jul., 2022.
BEZERRA, Eudes. Formação dos Estados Modernos (resumo). Acesso em: 20 jul., 2022.
BEZERRA, Eudes. Grandes Navegações, a Era dos Descobrimentos. Acesso em: 20 jul., 2022.
BEZERRA, Eudes. O que é Feudalismo? Características do sistema feudal. Acesso em: 20 jul., 2022.
BEZERRA, Eudes. O Concílio de Clermont e a Primeira Cruzada. Acesso em: 20 jul., 2022.
SILVA, Marcelo Cândido da. História Medieval. 1. ed., 2ª reimpressão. Coleção História na universidade. São Paulo: Contexto, 2010.
MACELI, Paulo. História Moderna. 1. ed. 4º reimpressão. Coleção História na universidade. São Paulo: Contexto, 2020.
WOOLF, Alex. Uma nova história do mundo. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2014.

IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br

PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: idade média, sistema feudal, feudalismo, feudos, fragmentação do poder, como os feudos foram criados, Estados nacionais.

avatar
Eudes Bezerra

37 anos, recifense, graduado em Direito e História. Diligencia pesquisas especialmente sobre Antiguidade, História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e executar o que planeja.

Tags usadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *