O Brasil tricampeão mundial de futebol

carlos alberto torre segurando taça da copa do mundo de 1970
Carlos Alberto Torre erguendo a taça Jules Rimet. Créditos: autoria desconhecida.

No dia 21 de junho de 1970, a Seleção Brasileira conquistou seu tricampeonato mundial de futebol no estádio Azteca, na Cidade do México. Após enfrentar pedreiras, como o Uruguai na semifinal, a seleção canarinho arrasou os italianos na final do mundial com o placar de 4 a 1.

Fomos nos classificando e, no dia da final, havia o sentimento de que não podíamos desistir. O jogo contra a Itália foi fácil, comparado aos outros, e o placar poderia até ter sido maior. Quando tudo terminou, a emoção foi tão grande que eu desmaiei. Só quem venceu uma Copa do Mundo sabe o que se sente. Fui campeão com a melhor seleção de todos os tempos” – Roberto Rivelino, ex-jogador. (CRISTIANI, 2009, p.19)

A vitória em 1970 se somava aos êxitos ocorridos na Suécia, em 1958, e no Chile, em 1962, fazendo do país o primeiro tricampeão mundial de futebol. Tricampeonato que deu direito à posse definitiva da Taça Jules Rimet pelo Brasil.

REFERÊNCIAS:
BOLEIZ, Lauro. 1970 – O Tri é nosso!. Acesso em: 27 dez. 2014.
CRISTIANI, Maria Carolina. A taça do mundo é nossa. Revista Aventuras na História, São Paulo, n. 71, p. 19, jun. 2009.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br