O arqueólogo Matthew W. Stirling e a Cabeça Olmeca

cabeça olmeca
A grande Cabeça Olmeca descoberta na década de 1920. Créditos: autoria desconhecida.

O arqueólogo estadunidense Matthew W. Stirling debruçado sobre uma recém-descoberta na década de 1920, no México. Com aproximadamente 2 mil e 300 anos, a “cabeça” é um valioso registro arqueológico da antiga civilização Olmeca — provavelmente a primeira grande sociedade americana e precursora dos Astecas e Maias.

Atualmente, há 17 esculturas semelhantes registradas (variam entre 2 e 4 metros de altura e pesam entre 6 e 50 toneladas) e se acredita que sejam representações de soberanos e/ou divindades. Os elmos (“capacetes”) teriam um significado similar às coroas.

O que, de fato, intriga os cientistas é como os olmecas teriam deslocado toneladas de rocha vulcânica pelas densas florestas e com tecnologia de tão remota época, visto que algumas esculturas teriam sido transportadas por mais de 100 quilômetros.

Entre as teorias, a mais aceita — e extraordinária — vem da comprovada habilidade marítima olmeca: as rochas seriam esculpidas ainda nas altas “terras vulcânicas” e depois transportadas para as margens dos rios. Neste ponto, por balsas, eram deslocadas aos seus destinos finais, o que implica em uma tremenda e sofisticada logística.

A sociedade Olmeca existiu entre 2000 e 200 a.C. e costuma ser associada às suas esculturas distintas. O atual território mexicano foi tocado pelo brilho olmeca, sendo o grande influenciador dos astecas e maias. Também são apontados como os criadores do calendário mesoamérico e da escrita hieroglífica (ambos aperfeiçoados pelos Maias). Há estudos que indicam a criação da bússola e bola de borracha para jogos/rituais.

quatro pessoas ao lado de uma cabeça olmeca
Casais de turistas posando ao lado de uma cabeça Olmeca. Créditos: autoria desconhecida.
REFERÊNCIAS:
MAUSO, Pablo Villarrubia. Civilizações: América profunda. Revista Aventuras na História. São Paulo: Abril, n. 1, p. 24-29, jul. 2003.
MOTA, Carla. Viajando ao encontro dos Olmecas (1500 a.C. a 200 a.C.). Acesso em: 7 set. 2013.
National Geographic Brasil. O que está lá embaixo: as expedições arqueológicas da NGS. Acesso em: 8 set. 2013.
SOUZA, Rainer. Olmeca. Acesso em: 7 set. 2013.
WILLIAMS, John Bennett. The Olmec Problem. Acesso em: 8 set. 2013.
IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br