Keukenhof, o colorido jardim de Amsterdam

jardim Keukenhof bem colorido com rio passando
O jardim de Keukenhof, Amsterdam, Holanda. Créditos: Corbis, ID: BE040947.

Com milhões de flores plantadas a mão por longos 320 mil m2 e impondo colorido e aromas inimagináveis, o Jardim de Keukenhof (“Jardim da Cozinha”), na Holanda, abarca a fama de mais belo e fotografado jardim do planeta.

Localizado na cidade de Lisse (a 45 minutos de Amsterdã), o parque é aberto aos visitantes em meados de março ao mês de maio, para que desfrutem de algo certamente único na vida. Tão forte quanto à vida que o jardim demonstra ter, é o perfume que agracia os visitantes.

O parque foi criado em 1949 por uma ação conjunta da prefeitura de Lisse e produtores de flores da região, constituindo imponentes trilhas com mais de 7 milhões de flores — tulipas, jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios, etc. —, que são cuidadosamente plantadas e cultivadas todos os anos. Em destaque, encontra-se a flor símbolo do país, a tulipa, que conta com aproximadamente 150 variações e o surpreendente número de 4,5 milhões.

Permeando restaurantes, cafés e lojas, jardim de exuberância babilônica também possui espécies de flores bem curiosas, como a Broken Heart (“coração partido”), uma simpática florzinha com formato de coração.

Fotografias de Keukenhof:

jardim keukenhof contornando passagens
Os caminhos de Keukenhof, Amsterdam, Holanda. Créditos: autoria desconhecida.
jardim de Keukenhof com um lago e ponte
Lagos, música e arquitetura. Em Keukenhof há muitas temáticas.
Créditos: autoria desconhecida.

As flores formam imensas figuras repletas de cores e com temáticas diferentes. Acompanhando o colorido sem-fim, esculturas e trilha sonora dedicada que buscam relembrar as boas lembranças de outrora — as esculturas são trocadas/transformadas todos os anos (promovendo constante renovação) e as músicas buscam os antigos parques e circos.

Também se costuma homenagear pessoas e lugares. Nessa espécie de “hall florido da fama”, há, inclusive, homenagem a brasileiros, como “Ronaldo Fenômeno”, que jogou no time de futebol holandês PSV. “Há tulipas em homenagem a nomes da música, de Chopin a Pink Floyd, e a membros da realeza holandesa, como o novo rei Willem-Alexander.”

grande colorido no jardim de keukenhof holanda
Keukenhof, Amsterdam, Holanda. Créditos: autoria desconhecida.
turistas fotografando e contemplando a beleza do jardim de keukenhof
Turistas contemplando, respirando e fotografando o colorido jardim holandês.
Créditos: autoria desconhecida.
Jardins de Keukenhof entre árvores, grama e caminhos
Jardins de Keukenhof. Créditos: autoria desconhecida.

Site oficial do Jardim: http://www.keukenhof.nl/

REFERÊNCIAS:
Holland. Keukenhof. Acesso em: 28 jan. 2015.
Keukenhof Holland. Keukenhof. Acesso em: 28 jan. 2015.
JOSIANI. Keukenhof – O Jardim de Flores mais Bonito e mais fotografado do Mundo. Acesso em: 28 jan. 2015.
Autor: Eudes Bezerra

30 anos, pernambucano arretado e graduado em Direito. Diligencia pesquisas sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário (além de tudo que consta no site). Gosta de ler, escrever e planejar (enlouquece quando o plano dá certo!). Na Internet, atua de capacho a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Publicações de Eudes Bezerra
Top