Pular para o conteúdo
Arqueologia

Idade do Bronze: Inovações e Impactos (Resumo)

A Idade do Bronze proporcionou um expressivo desenvolvimento durante a Idade dos Metais, ampliando e aperfeiçoando as sociedades.


tábua de bronze hitita espada de bronze germânica e taça de prata iraniana da idade do bronze
avatar
Escrito por Eudes Bezerra
Leitura: 5 minutos
tábua de bronze hitita espada de bronze germânica e taça de prata iraniana da idade do bronze
A Idade do Bronze proporcionou um expressivo desenvolvimento durante a Idade dos Metais, ampliando e aperfeiçoando as sociedades. Créditos: Bjørn Christian Tørrissen, Wolfgang Sauber, autoria desconhecida, respectivamente / Montagem: Eudes Bezerra.

A Idade do Bronze representou uma tremenda evolução para as civilizações que puderam desfrutar de uma liga de metal muito superior ao cobre, o que possibilitou diversos aperfeiçoamentos e inovações na sociedade.

Desconhecemos o lugar em que se produziu o bronze pela primeira vez.

Considera-se que o Ocidente conheceu o primeiro bronze através da importação do Oriente e que este metal deveria ter aparecido em uma região em que houvesse tanto cobre como estanho, pode-se assinalar como prováveis ‘berços’ do bronze a Armênia e o sudeste da Ásia.

No Egito encontramos o uso corrente do bronze nos primeiros séculos do III milênio a.C.

Na mesma época o bronze está sendo empregado na Suméria, no Irã e na Índia; um pouco mais tarde, no Mar Egeu; poucos séculos depois, já conhecido na Europa Central e China. (GIORDANI, 1969, p. 45)

Boa leitura!

TÓPICOS SOBRE A IDADE DO BRONZE

Introdução
1. O que foi a Idade do Bronze
2. Origens da Idade do Bronze
3. Características e conquistas notáveis
4. Principais civilizações da Idade do Bronze
5. Fim da Idade do Bronze
6. Legado duradouro
Conclusão
Referências

INTRODUÇÃO À IDADE DO BRONZE

A Idade do Bronze foi um período crucial na história da humanidade, caracterizada pelos avanços tecnológicos e culturais.

Crucial porque, através do bronze em detrimento do cobre, utensílios, armas e cidades cresceram com mais qualidade até a chegada da Idade do Ferro.

No mais, este artigo tem um caráter didático e não se prenda muito a datas — tente entender a ideia e a importância da Idade do Bronze.

espada da idade do bronze
Espada germânica da Idade do Bronze bem preservada. Créditos: Wolfgang Sauber / Creative Commons. 

1. O QUE FOI A IDADE DO BRONZE

A Idade do Bronze, tradicionalmente, foi um período que se estendeu de 3000 a.C. a 1200 a.C.

No entanto, como tudo varia no espaço e no tempo, alguns povos tiveram ou não acesso ao bronze cedo ou tarde, sendo outros povos só conhecido os diversos tipos de metais por ocasião das chamadas Grandes Navegações.

A Idade do Bronze ficou marcada, obviamente, pela utilização “generalizada” do metal (bronze), uma liga combinada de cobre com estanho e extremamente utilizada na fabricação de armas, ferramentas, utensílios e na arquitetura.

Essa transição tecnológica permitiu o desenvolvimento de sociedades mais complexas e o florescimento de diversas culturas ao redor do mundo por aumentar coisas, como a produção agrícola e os consequentemente crescimentos populacional e comercial.

2. ORIGENS DA IDADE DO BRONZE

Como já supramencionado, a Idade do Bronze teve início em diferentes regiões do planeta de forma independente (sempre variando no espaço e no tempo).

Na Mesopotâmia, na China, no Egito Antigo e em outras civilizações, a descoberta da liga de bronze impulsionou o progresso social e econômico.

O domínio dessa nova tecnologia concedeu poder e prestígio às comunidades que a dominavam.

Já as civilizações que não as dominavam, geralmente conheceram através do comércio ou pela subjugação na guerra.

Tábua de bronze hitita
Tábua de bronze hitita de Çorum-Boğazköy datada de 1235 a.C.. Créditos: Bjørn Christian Tørrissen / Museu das Civilizações da Anatólia, Ancara, Turquia. 

3. CARACTERÍSTICAS E CONQUISTAS NOTÁVEIS

Durante a Idade do Bronze, ocorreu um aumento expressivo na produção de instrumentos agrícolas avançados, armas sofisticadas e objetos de luxo, igualmente como a possibilidade de maior detalhamento (refinamento) das peças produzidas.

As sociedades também se tornaram mais hierarquizadas, surgindo os primeiros centros urbanos e sistemas políticos complexos.

A escrita, a arte e a arquitetura, como o monumental Colosso de Rodes, também floresceram, deixando-nos um legado valioso em termos de conhecimento e beleza.

o colosso de rodes influenciou o seriado game of thrones da HBO
O Colosso de Rodes influenciou o seriado Game Of Thrones, da HBO, baseado nos livros de George R. R. Martin. Créditos: Game Of Thrones com produção de David Benioff e D. B. Weiss. 

4. PRINCIPAIS CIVILIZAÇÕES DA IDADE DO BRONZE

Diversas civilizações se destacaram durante a Idade do Bronze.

Entre elas, podemos citar a Mesopotâmia (Sumérios, babilônios, assírios etc.), o Egito Antigo, a Grécia Antiga, a civilização do Vale do Indo (atuais Paquistão e Índia), a China Antiga e as culturas do Mediterrâneo, como os fenícios e os hábeis hititas.

Cada uma dessas civilizações, principalmente as da Mesopotâmia e redondezas, contribuiu com avanços significativos em áreas como:

  • Comércio;
  • Ciência;
  • Religião; e a
  • Governança.
suntuosidade da megacidade babilônia na mesopotâmia
A suntuosidade da imensa e distinta Babilônia encantou a todos que por lá passaram, como o segundo maior conquistador da História, Alexandre, o Grande. Créditos: Alexandre Jubran. 

5. FIM DA IDADE DO BRONZE

A Idade do Bronze chegou ao fim devido a uma combinação de fatores, incluindo conflitos militares e migrações em massa por conta de conflitos e a hierarquização das sociedades.

O aperfeiçoamento tecnológico das grandes civilizações do bronze marcou o início da Idade do Ferro e um novo capítulo na história da humanidade, que, até o aço, aperfeiçoou tudo que o cobre e o bronze haviam possibilitado, criando também novas necessidades e possibilidades.

6. LEGADO DURADOURO

Apesar do seu fim, a Idade do Bronze deixou um legado duradouro.

Muitas das inovações tecnológicas e culturais desenvolvidas durante esse período foram a base para os avanços futuros, como os realizados na Idade do Ferro.

Além disso, a Arqueologia continua a descobrir monumentos da Idade do Bronze, possibilitando estudos importantes sobre as sociedades antigas.

vaso chinês adornado da idade do bronze
Vaso chinês da Idade do Bronze ricamente trabalhado com representações de dragões entrelaçados. Créditos: autoria desconhecida / Creative Commons. 

CONCLUSÃO

A Idade do Bronze foi um momento crucial de transformação e progresso na história humana.

Durante esse período, a liga de bronze (cobre com estanho) revolucionou a produção de armas, ferramentas e os mais variados objetos, impulsionando o desenvolvimento de sociedades complexas ao ter em mãos um material muito mais resistente que o cobre.

Por fim, explorar e entender a ideia desse período fascinante nos permite compreender melhor as nossas origens e apreciar as conquistas notáveis  das civilizações antigas.


PODE USAR TRECHOS DA MATÉRIA. FIQUE À VONTADE!

Só pedimos que cite (referencie) o site, bastando fazer do seu jeito ou como no exemplo:

Fonte: Incrível História: https://incrivelhistoria.com.br/

Obrigado!


REFERÊNCIAS PRINCIPAIS:

GIORDANI, Mário Curtis. História da Antiguidade Oriental. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1969.

GIORDANI, Mário Curtis. Antiguidade Clássica I: História da Grécia. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1972.

GIORDANI, Mário Curtis. Antiguidade Clássica II: História de Roma. Petrópolis: Vozes, 1965.

GUARINELLO, Noberto Luiz. História Antiga. 1. ed., 4ª reimp. São Paulo: Contexto, 2019.

IMAGEM(NS):
Buscou-se informações para creditar a(s) imagem(ns), contudo, nada foi encontrado. Caso saiba, por gentileza, entrar em contato: contato@incrivelhistoria.com.br

PALAVRAS-CHAVE SECUNDÁRIAS: Idades dos Metais, Idade do Cobre, Idade do Bronze, Idade do Ferro, história da humanidade, descobertas, inovações, impacto histórico, cobre, bronze, ferro, aço.

avatar
Eudes Bezerra

35 anos, pernambucano arretado, bacharel em Direito e graduando em História. Diligencia pesquisas especialmente sobre História Militar, Crime Organizado e Sistema Penitenciário. Gosta de ler, escrever, planejar e principalmente executar o que planeja. Na Internet, atua de despachante a patrão, enfatizando a criação de conteúdo.

Tags usadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top